Relatório de estágio : do saber ao saber fazer e saber ser

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Liliana Gomes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36957
Resumo: Este relatório, realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Médico Cirúrgica, para obtenção do grau de mestre, é fundamentado na pesquisa bibliográfica, bem como, nas reflexões críticas das experiências vivenciadas ao longo dos dois campos de estágio da Especialidade, que constaram no Serviço de Urgência do Hospital de Braga e nos mais diversos meios de atuação da Assistência Pré-Hospitalar do INEM da Delegação Norte. Pretende-se, ao longo do relatório demonstrar as diversas competências adquiridas e desenvolvidas ao longo dos dois campos de estágio. Foi adotada uma metodologia descritiva, reflexiva e crítica, das atividades e intervenções desempenhadas em estágio, de entre as quais, as mais pertinentes, foram escolhidas para serem expostas ao longo deste relatório, com o sentido de elucidar o desenvolvimento e a aquisição das competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros, em cinco Domínios de Competência: Responsabilidade Profissional, Ética e Legal; Melhoria Continua da Qualidade; Gestão dos Cuidados; Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais; Prestação de Cuidados Especializados em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório, encontra-se dividido em três partes fundamentais, que englobam a Introdução, Desenvolvimento e por fim a Conclusão. Na Introdução encontra-se o enquadramento do Curso, com referência aos módulos realizados, a justificação e uma breve caracterização dos locais de estágio, bem como, os objetivos do relatório e a sua estrutura. O Desenvolvimento, encontra-se estruturado de acordo com Domínios de Competência, onde em cada capítulo será realizada a abordagem de algumas experiências vivenciadas, bem como, das inúmeras reflexões críticas que emergiram, fundamentando as estratégias e intervenções adotadas durante o estágio, em conhecimentos científicos e nas responsabilidades ético-profissionais, demonstrando desta forma o desenvolvimento e a aquisição das mais diversas competências. A Conclusão consiste na análise dos principais aspetos tratados, as considerações finais sobre a aprendizagem, bem como, os principais contributos pessoais em cada campo de estágio. A especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, permitiu o desenvolvimento e a aquisição das mais diversas competências, que resultaram da aplicação do conhecimento a situações-problema identificadas, no contexto da prestação de cuidados, mediado por uma prática reflexiva, sempre em articulação e partilha com os tutores e colegas, em contexto de cenário clínico. Aliado a isto, adicionou-se uma procura constate de saberes e uma postura proativa, que possibilitou enriquecer e concretizar os objetivos propostos no caminho, no sentido do Saber Ser Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica.
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Foi adotada uma metodologia descritiva, reflexiva e crítica, das atividades e intervenções desempenhadas em estágio, de entre as quais, as mais pertinentes, foram escolhidas para serem expostas ao longo deste relatório, com o sentido de elucidar o desenvolvimento e a aquisição das competências inerentes ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros, em cinco Domínios de Competência: Responsabilidade Profissional, Ética e Legal; Melhoria Continua da Qualidade; Gestão dos Cuidados; Desenvolvimento das Aprendizagens Profissionais; Prestação de Cuidados Especializados em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório, encontra-se dividido em três partes fundamentais, que englobam a Introdução, Desenvolvimento e por fim a Conclusão. Na Introdução encontra-se o enquadramento do Curso, com referência aos módulos realizados, a justificação e uma breve caracterização dos locais de estágio, bem como, os objetivos do relatório e a sua estrutura. O Desenvolvimento, encontra-se estruturado de acordo com Domínios de Competência, onde em cada capítulo será realizada a abordagem de algumas experiências vivenciadas, bem como, das inúmeras reflexões críticas que emergiram, fundamentando as estratégias e intervenções adotadas durante o estágio, em conhecimentos científicos e nas responsabilidades ético-profissionais, demonstrando desta forma o desenvolvimento e a aquisição das mais diversas competências. A Conclusão consiste na análise dos principais aspetos tratados, as considerações finais sobre a aprendizagem, bem como, os principais contributos pessoais em cada campo de estágio. A especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, permitiu o desenvolvimento e a aquisição das mais diversas competências, que resultaram da aplicação do conhecimento a situações-problema identificadas, no contexto da prestação de cuidados, mediado por uma prática reflexiva, sempre em articulação e partilha com os tutores e colegas, em contexto de cenário clínico. Aliado a isto, adicionou-se uma procura constate de saberes e uma postura proativa, que possibilitou enriquecer e concretizar os objetivos propostos no caminho, no sentido do Saber Ser Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica.This report, conducted under the master’s Course in Nursing with Specialty on Medical Surgical Nursing, to obtain the master’s degree, is based on researched literature as well as critical reflections on the experiences lived over the two fields of specialty training, which consisted in the Emergency Department in Braga Hospital and the various means of action of Pre Hospital Care of North INEM delegation. The aim during this report is to demonstrate the various skills acquired and developed over the two fields of the internship. This is structured according to Domains of Competence, in which, in each chapter there will be a report of lived experiences, as well as, the countless critical reflections that emerged, the strategies and interventions adopted during the internship, where based on scientific knowledge and the ethical and professional responsibilities. A descriptive, reflective and critical methodology was adopted, to describe the activities and interventions performed along the internship, among which the most relevant, were chosen to be exposed throughout this report, to elucidate the development and acquisition of the competencies inherent to the Nurse Specialist in Medical-Surgical Nursing, recommended by the Ordem dos Enfermeiros, in five Domains of Competence: Professional Responsibility, Ethics and Legal; Continuous Improvement of Quality; Care Management, Professional Learning Development, Specialized Care Delivery in Medical-Surgical Nursing. This report is divided into three main parts, which include the introduction, development and finally the conclusion. In the Introduction is the framework of the course, with reference made to the modules, justification and a brief characterization of the internships locations as well as the objectives of the report and its structure. The Development, is structured according to Fields of Competence, in each chapter will be held, the approach of some experiences, as well as, many critical reflections that emerged, supporting the strategies and interventions made during the internship based on scientific knowledge and the ethical and professional responsibilities, demonstrating this way the development and acquisition of diverse skills. The Conclusion consists in the analysis of the main aspects addressed, final considerations about the learning process, as well as the main contributions in every field of internship. The specialty on Medical Surgical Nursing, allowed the development and acquisition of various competencies, they resulted from the application of knowledge to problem situations, identified in the context of care giving, mediated by a reflexive practice, always in articulation and sharing with tutors and colleagues, in the context of the clinical setting. Allied to this, was added, a constant search for knowledge and a proactive approach, which enabled to enrich and fulfill the objectives proposed in the path towards becoming a Nurse Specialist in Medical Surgical Nursing.Rocha, Maria Lúcia daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAbreu, Liliana Gomes de2022-03-09T16:03:48Z2014-06-112014-032014-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36957TID:201495015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:02.619374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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