Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Pedro Balaus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47242
Resumo: No atual enquadramento programático do 2º ciclo, em que o conhecimento literário constitui um campo de trabalho explícito, consideramos de crucial importância que se sistematizem algumas linhas didáticas relevantes neste domínio. Os manuais escolares são, consabidamente, os grandes protagonistas nesta área. É fundamental que estes instrumentos de recontextualização pedagógica contenham molduras flexíveis e instruções capazes de tornar esta tarefa cada vez mais aliciante para o aluno e produtiva para o professor. Partindo do pressuposto de que a literatura também se ensina, há questões salientes, tais como: que saberes integram a didática do texto literário? Quais as relações que se podem estabelecer entre a teoria e a prática? Onde se ouvem as vozes dos leitores, dos textos e dos contextos? Qual a importância da mediação, do aparato teórico e crítico para que os alunos desejem e gostem de ler? Por fim, importa ainda compreender de que modo podem os manuais promover e intensificar novas formas de ler literatura.
id RCAP_440cb8ee10126ad30b172b1eb4ea41c1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportesEducação literáriaDidática do texto literárioManuais escolares2º ciclo do ensino básicoLiterary educationDidactics of the literary textSchool manuals,2nd cycle of basic educationNo atual enquadramento programático do 2º ciclo, em que o conhecimento literário constitui um campo de trabalho explícito, consideramos de crucial importância que se sistematizem algumas linhas didáticas relevantes neste domínio. Os manuais escolares são, consabidamente, os grandes protagonistas nesta área. É fundamental que estes instrumentos de recontextualização pedagógica contenham molduras flexíveis e instruções capazes de tornar esta tarefa cada vez mais aliciante para o aluno e produtiva para o professor. Partindo do pressuposto de que a literatura também se ensina, há questões salientes, tais como: que saberes integram a didática do texto literário? Quais as relações que se podem estabelecer entre a teoria e a prática? Onde se ouvem as vozes dos leitores, dos textos e dos contextos? Qual a importância da mediação, do aparato teórico e crítico para que os alunos desejem e gostem de ler? Por fim, importa ainda compreender de que modo podem os manuais promover e intensificar novas formas de ler literatura.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumCustódio, Pedro Balaus2023-10-13T15:14:57Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-19T02:15:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:06.921415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes
title Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes
spellingShingle Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes
Custódio, Pedro Balaus
Educação literária
Didática do texto literário
Manuais escolares
2º ciclo do ensino básico
Literary education
Didactics of the literary text
School manuals,
2nd cycle of basic education
title_short Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes
title_full Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes
title_fullStr Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes
title_full_unstemmed Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes
title_sort Molduras didáticas para o texto literário nos manuais do 2º ciclo do ensino básico : alguns aportes
author Custódio, Pedro Balaus
author_facet Custódio, Pedro Balaus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação literária
Didática do texto literário
Manuais escolares
2º ciclo do ensino básico
Literary education
Didactics of the literary text
School manuals,
2nd cycle of basic education
topic Educação literária
Didática do texto literário
Manuais escolares
2º ciclo do ensino básico
Literary education
Didactics of the literary text
School manuals,
2nd cycle of basic education
description No atual enquadramento programático do 2º ciclo, em que o conhecimento literário constitui um campo de trabalho explícito, consideramos de crucial importância que se sistematizem algumas linhas didáticas relevantes neste domínio. Os manuais escolares são, consabidamente, os grandes protagonistas nesta área. É fundamental que estes instrumentos de recontextualização pedagógica contenham molduras flexíveis e instruções capazes de tornar esta tarefa cada vez mais aliciante para o aluno e produtiva para o professor. Partindo do pressuposto de que a literatura também se ensina, há questões salientes, tais como: que saberes integram a didática do texto literário? Quais as relações que se podem estabelecer entre a teoria e a prática? Onde se ouvem as vozes dos leitores, dos textos e dos contextos? Qual a importância da mediação, do aparato teórico e crítico para que os alunos desejem e gostem de ler? Por fim, importa ainda compreender de que modo podem os manuais promover e intensificar novas formas de ler literatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2023-10-13T15:14:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/47242
url http://hdl.handle.net/10400.26/47242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133623957323776