O ensino de ciências no 4º ano do ensino fundamental: um olhar sobre as atividades práticas/experimentais propostas pelos manuais escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Katia Beatriz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25596
Resumo: A evolução científica e tecnológica, quase diária, de que resultam fortes e cada vez mais crescentes intervenções no quotidiano, condiciona a formação de alunos informados e críticos, capazes de fazer escolhas responsáveis e esclarecidas e de encontrar soluções para problemas do dia-a-dia. Diante disto, o ensino de ciências precisa oferecer oportunidades para que os alunos, cada vez mais, se envolvam, realizem, questionem e debatam os processos de construção da ciência/tecnologia e o seu uso pela sociedade e que compreendam a possibilidade de refutar ideias antigas pela aquisição de novos dados. Acreditamos que a realização de atividades práticas/experimentais que considerem as conceções prévias dos alunos e as confrontem com a observação e que, para além disso, lhes suscitem explicações e generalizações e proporcionem situações novas de aplicação dos conhecimentos adquiridos, pode contribuir para atingir os desígnios anteriores, mesmo com os alunos mais jovens. É neste contexto que se desenvolveu uma investigação aos manuais escolares de Ciências da Natureza, do 4º ano do Ensino Fundamental, no sentido de perceber que tipo de atividades práticas/experimentais sugerem para serem realizadas e como estão organizadas e são exploradas. Houve ainda a intenção de perceber se as atividades práticas/experimentais presentes nos manuais estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular proposta pelo Ministério da Educação. A análise, que incidiu sobre os 18 manuais adotados em 2019, no Rio Grande do Sul-Brasil, permite concluir que há um predomínio de atividades práticas/experimentais POCEA (prever, observar, comparar, explicar, aplicar) com guião, no entanto, em muitas delas, não se propõe a fase de aplicação. Sendo a aplicação da informação adquirida, em situações novas, uma etapa muito importante para o desenvolvimento/evolução do conhecimento científico (entre outros), esta é uma grave carência. Também não se encontraram atividades POCEA sem guião ou Investigativas, que proporcionam excelentes oportunidades para desenvolver competências científicas, bem como a autonomia e a responsabilidade dos alunos no processo de aprender. Sendo estas competências tão necessárias à aprendizagem/desenvolvimento dos alunos, esta falta é, igualmente, uma carência assinalável. Estes resultados apontam para a necessidade das propostas de experiências serem fortalecidas com situações de aplicação (de preferência do quotidiano, em que os alunos tenham oportunidade de usar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas) melhorando, assim, o raciocínio, o espírito crítico, a resolução de problemas, etc., como a Base Nacional Comum Curricular recomenda. Os resultados revelam-nos ainda que é imprescindível que nos manuais escolares de Ciências da Natureza dos anos iniciais sejam contempladas atividades práticas/experimentais POCEA sem guião e investigativas, pois seriam um reforço substancial para promover a aprendizagem/desenvolvimento dos alunos. Por fim, salienta-se a necessidade de efetuar mais estudos na linha de investigação dos manuais escolares e de investir na formação continuada de professores no âmbito do ensino experimental das ciências por forma a que estes ganhem competência na seleção dos manuais e eficácia na conceção, realização e exploração das atividades práticas/experimentais, auxiliando-os na missão de ensinar ciências.
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Acreditamos que a realização de atividades práticas/experimentais que considerem as conceções prévias dos alunos e as confrontem com a observação e que, para além disso, lhes suscitem explicações e generalizações e proporcionem situações novas de aplicação dos conhecimentos adquiridos, pode contribuir para atingir os desígnios anteriores, mesmo com os alunos mais jovens. É neste contexto que se desenvolveu uma investigação aos manuais escolares de Ciências da Natureza, do 4º ano do Ensino Fundamental, no sentido de perceber que tipo de atividades práticas/experimentais sugerem para serem realizadas e como estão organizadas e são exploradas. Houve ainda a intenção de perceber se as atividades práticas/experimentais presentes nos manuais estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular proposta pelo Ministério da Educação. A análise, que incidiu sobre os 18 manuais adotados em 2019, no Rio Grande do Sul-Brasil, permite concluir que há um predomínio de atividades práticas/experimentais POCEA (prever, observar, comparar, explicar, aplicar) com guião, no entanto, em muitas delas, não se propõe a fase de aplicação. Sendo a aplicação da informação adquirida, em situações novas, uma etapa muito importante para o desenvolvimento/evolução do conhecimento científico (entre outros), esta é uma grave carência. Também não se encontraram atividades POCEA sem guião ou Investigativas, que proporcionam excelentes oportunidades para desenvolver competências científicas, bem como a autonomia e a responsabilidade dos alunos no processo de aprender. Sendo estas competências tão necessárias à aprendizagem/desenvolvimento dos alunos, esta falta é, igualmente, uma carência assinalável. Estes resultados apontam para a necessidade das propostas de experiências serem fortalecidas com situações de aplicação (de preferência do quotidiano, em que os alunos tenham oportunidade de usar os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas) melhorando, assim, o raciocínio, o espírito crítico, a resolução de problemas, etc., como a Base Nacional Comum Curricular recomenda. Os resultados revelam-nos ainda que é imprescindível que nos manuais escolares de Ciências da Natureza dos anos iniciais sejam contempladas atividades práticas/experimentais POCEA sem guião e investigativas, pois seriam um reforço substancial para promover a aprendizagem/desenvolvimento dos alunos. Por fim, salienta-se a necessidade de efetuar mais estudos na linha de investigação dos manuais escolares e de investir na formação continuada de professores no âmbito do ensino experimental das ciências por forma a que estes ganhem competência na seleção dos manuais e eficácia na conceção, realização e exploração das atividades práticas/experimentais, auxiliando-os na missão de ensinar ciências.The scientific and technological evolution, almost daily, which results in strong, and increasingly increasing interventions in daily life, conditions the formation of critical and informed students, capable of making responsible and informed choices and finding solutions to day-to-day problems. In view of this, science education needs to offer opportunities for students to increasingly engage, carry out, question and debate the processes of construction of science/technology and its use by society and to understand the possibility of refuting old ideas for the acquisition of new data. We believe that the performance of practical/experimental activities that consider the students' previous conceptions and confront them with observation, that give rise to explanations and generalizations and that provide new situations of application of the acquired/developed knowledge/ skills, can contribute to achieving the previous designs, even with young students. There was also the intention to see if the practical/experimental activities present in the manuals are in line with the Common National Curriculum Base proposed by the Ministry of Education. The analysis, which focused on the 18 manuals adopted in 2019 in Rio Grande do Sul, Brazil, allows us to conclude that there is a predominance of practical/experimental activities of the POCEA type (predict, observe, compare, explain, apply) with a script, however, in many it is not proposed application, a very important stage for the development and evolution of scientific knowledge. Since the application of acquired information, in new situations, is a very important step for the development/evolution of scientific knowledge (among others) this is a serious absence. There were also no unscripted or Investigative POCEA activities, which provide excellent opportunities to develop scientific skills, as well as students’ autonomy and responsibility in the learning process. As these skills are so necessary for the learning/development of students, this lack is also a remarkable absence. These results point the need for the proposed experiences to be strengthened with application situations (preferably in everyday life, in which students have the opportunity to use acquired knowledge and developed skills), therefore improving reasoning, critical thinking, problem solving, etc., as the Common National Curriculum Base recommends. The results also reveal that it is essential that the textbooks of Natural Sciences of the early years include practical/experimental POCEA activities without a script and investigative, as they would be a substantial reinforcement to promote the learning/development of students. Finally, we emphasize the need to carry out more studies in the line of investigation of school textbooks and to invest in the continuing education of teachers in the context of experimental science teaching so that they gain competence in the selection of textbooks and effectiveness in their design, realization and exploration of practical/experimental activities, helping them in the mission of teaching science.Pires, DelminaBiblioteca Digital do IPBOliveira, Katia Beatriz2022-06-23T16:06:42Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25596TID:203026160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:57:16Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:15.050246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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