Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Isabel
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Duarte, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13405
Resumo: Este artigo surge como mais um contributo para o debate sobre o papel do ensino da História na construção de uma sociedade cada vez mais complexa. Assim, focado na realidade educativa portuguesa, assenta num estudo de caso que envolveu 44 alunos que, no ano letivo 2022/23, frequentaram o Ensino Básico (4.º e 6.º anos) numa instituição privada do distrito do Porto. A sua participação ganhou forma de narrativa histórica sobre a Revolução do 25 de abril de 1974. Analisados os relatos individuais, percebe-se que a cidadania democrática interiorizada pelos jovens participantes assenta na ideia maior, feliz, de liberdade recuperada, ao mesmo tempo que se enforma numa certa simbologia cristalizada.
id RCAP_6edb304d3a6d21dc24cedf619584969c
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)Dossier temáticoEste artigo surge como mais um contributo para o debate sobre o papel do ensino da História na construção de uma sociedade cada vez mais complexa. Assim, focado na realidade educativa portuguesa, assenta num estudo de caso que envolveu 44 alunos que, no ano letivo 2022/23, frequentaram o Ensino Básico (4.º e 6.º anos) numa instituição privada do distrito do Porto. A sua participação ganhou forma de narrativa histórica sobre a Revolução do 25 de abril de 1974. Analisados os relatos individuais, percebe-se que a cidadania democrática interiorizada pelos jovens participantes assenta na ideia maior, feliz, de liberdade recuperada, ao mesmo tempo que se enforma numa certa simbologia cristalizada.This article is another contribution to the debate on the role of History teaching in the construction of an increasingly complex society. Thus, focused on the Portuguese educational reality, it is based on a case study involving 44 students who, in the school year 2022/23, attended Basic Education (4th and 6th grades) in a private institution in the district of Porto. Their participation took the form of a historical narrative about the Revolution of April 25, 1974. After analysing the individual accounts, it is clear that the democratic citizenship internalized by the young participants is based on the greater, happy idea of recovered freedom, while at the same time it is shaped by a certain crystallized symbology.2024-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13405por2183-04792182-3278Moreira, Ana IsabelDuarte, Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T13:49:37Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:52.478115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)
title Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)
spellingShingle Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)
Moreira, Ana Isabel
Dossier temático
title_short Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)
title_full Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)
title_fullStr Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)
title_full_unstemmed Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)
title_sort Contas-me como foi? Narrativas de estudantes do Ensino Básico sobre o 25 de abril (de 1974)
author Moreira, Ana Isabel
author_facet Moreira, Ana Isabel
Duarte, Pedro
author_role author
author2 Duarte, Pedro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Isabel
Duarte, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Dossier temático
topic Dossier temático
description Este artigo surge como mais um contributo para o debate sobre o papel do ensino da História na construção de uma sociedade cada vez mais complexa. Assim, focado na realidade educativa portuguesa, assenta num estudo de caso que envolveu 44 alunos que, no ano letivo 2022/23, frequentaram o Ensino Básico (4.º e 6.º anos) numa instituição privada do distrito do Porto. A sua participação ganhou forma de narrativa histórica sobre a Revolução do 25 de abril de 1974. Analisados os relatos individuais, percebe-se que a cidadania democrática interiorizada pelos jovens participantes assenta na ideia maior, feliz, de liberdade recuperada, ao mesmo tempo que se enforma numa certa simbologia cristalizada.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13405
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0479
2182-3278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136834207350784