Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/976 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Etologia |
id |
RCAP_444bf56bfd7d0410cc2247e00df45712 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/976 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolarDesenvolvimento socialPré-escolaDesenvolvimentoAmizadeRelações entre paresConflitoSocial developmentPreschoolDevelopmentFriendshipsPeers relationsConflictsDissertação de Mestrado em EtologiaEspécies gregárias, de forma geral, desenvolvem estratégias de resolução de conflitos de modo a minimizar os custos resultantes da competição por recursos limitados. As crianças, em ambiente pré-escolar, interagem e também partilham recursos com os seus pares. Por conseguinte, são frequentes as situações de conflito para ganhar ou manter o acesso a recursos limitados, pelo que se torna necessário desenvolver estratégias de gestão de conflitos. À semelhança do que acontece noutras espécies de primatas, uma das estratégias utilizadas para este fim é a reconciliação, ou seja, interacções afiliativas entre os oponentes. O objectivo deste estudo foi analisar a variação da frequência de reconciliação em crianças do pré-escolar, em função do estatuto de dominância, tanto ao nível individual como diádico. O grupo estudado era constituído por 25 crianças de 4 anos (M=50,24 meses), 14 raparigas e 11 rapazes, frequentando um jardim de infância situado nos arredores de Lisboa - Portugal. A recolha de dados decorreu durante o primeiro período escolar, através de observação directa, enquanto as crianças se encontravam em períodos de actividade livre, em contexto de sala. Para analisar a reconciliação utilizou-se o método PC-C (Post-conflict/Matched Control, de Waal & Yoshihara, 1983), em que foi feita uma amostragem focal (10 minutos) de um dos oponentes durante o pós-conflito (PC) e o respectivo controlo (C), nas mesmas condições. Como índice de reconciliação do grupo/díade/indivíduo, calculou-se a tendência conciliatória corrigida - TCC (Veneema et al., 1994). Para determinar as relações de dominância utilizou-se o David's Score (Gammell et al., 2003). Este índice baseia-se nos resultados de interacções agonísticas que têm como resposta a submissão, considerando a força relativa dos pares. A partir destes valores, os indivíduos foram agrupados em 4 classes, de forma a contornar algumas limitações decorrentes de uma ordenação linear. Em ambos casos foram considerados conflitos de ocorrência espontânea (a//-occurrences method: Altmann, 1974). Para o grupo, obteve-se uma tendência conciliatória corrigida de 55%, no entanto, ao nível individual a tendência conciliatório variou de 11 a 100%, enquanto ao nível diádico foi desde 0 a 100%. A partir da análise dos dados obtidos, verificou-se que, neste grupo, os indivíduos dominantes têm uma tendência conciliatória mais elevada, isto é, recorrem mais à reconciliação como forma de resolver os conflitos, não se verificando o efeito do género nesta tendência. Ao contrário do esperado, estes indivíduos, para além de estratégias coercivas, utilizam estratégias pró-sociais, neste caso evidenciadas pela reconciliação. Estes resultados poderão estar relacionados com o facto de os indivíduos dominantes serem mais activos e terem um papel social relevante no grupo. Desta forma, podem optar por uma diversidade de estratégias que lhes permita ter sucesso, encontrando um balanço entre os seus objectivos sociais e a manutenção de relações sociais positivas, ao utilizar uma combinação de estratégias coercivas e pró-sociais na resolução de conflitos (Hawley, 1999). Adicionalmente, verificou-se na análise diádica, que quanto menor é a diferença no estatuto de dominância entre oponentes, maior é a tendência conciliatória (p<0,01). Assim, a tendência com que as crianças do grupo em estudo se reconciliam depois de uma interacção agonística está relacionada com a relação de dominância existente entre elas. Uma explicação possível para esta relação é uma maior facilidade com que indivíduos de estatutos adjacentes interagem entre si e o possível interesse que possam ter na formação de alianças. As diferenças comportamentais existentes nos estatutos e papéis sociais, para além da dimensão individual, são resultado de uma construção social, cujas varáveis foram ainda pouco consideradas. Para além de outros factores que estão relacionados com a reconciliação em crianças, a dominância parece ser um forte preditor de ocorrência desta estratégia. Dada a complexidade dos sistemas sociais, são necessários estudos que aprofundem esta relação e considerem outras variáveis conjuntamente, nomeadamente a competência social e as relações afiliativas.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPASousa, Sara Raquel Fragoso de2011-10-01T14:20:45Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:04Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:04.490627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolar |
title |
Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolar |
spellingShingle |
Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolar Sousa, Sara Raquel Fragoso de Desenvolvimento social Pré-escola Desenvolvimento Amizade Relações entre pares Conflito Social development Preschool Development Friendships Peers relations Conflicts |
title_short |
Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolar |
title_full |
Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolar |
title_fullStr |
Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolar |
title_sort |
Reconciliação pós-conflito e dominância social num grupo de crianças de quatro anos de idade em meio pré-escolar |
author |
Sousa, Sara Raquel Fragoso de |
author_facet |
Sousa, Sara Raquel Fragoso de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sara Raquel Fragoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento social Pré-escola Desenvolvimento Amizade Relações entre pares Conflito Social development Preschool Development Friendships Peers relations Conflicts |
topic |
Desenvolvimento social Pré-escola Desenvolvimento Amizade Relações entre pares Conflito Social development Preschool Development Friendships Peers relations Conflicts |
description |
Dissertação de Mestrado em Etologia |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007-01-01T00:00:00Z 2011-10-01T14:20:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/976 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130050352644096 |