A fragilidade da natureza humana em The Wings of the Dove : leitura fílmica versus leitura do romance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Carla João Vieira Cunha
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/546
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos Americanos apresentada à Universidade Aberta
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spelling A fragilidade da natureza humana em The Wings of the Dove : leitura fílmica versus leitura do romanceCultura americanaLiteratura americanaAmerican cultureCinemaAmerican literatureHenry JamesDissertação de Mestrado em Estudos Americanos apresentada à Universidade AbertaResumo - À semelhança do texto escrito, o filme tem uma dimensão narrativa importante, servindo-se de uma linguagem própria e apresentando a mesma coerência interna. No presente estudo, na base da narrativa fílmica de The Wings of the Dove, esteve o romance homónimo de Henry James. Apesar de se tratar de uma adaptação livre, o argumentista Hossein Amini e o realizador Iain Softley encontraram um equivalente à prosa de James, substituindo, muitas vezes, os diálogos por gestos ou expressões que revelam o lado emocional das personagens, mantendo intacta a temática da fragilidade da natureza humana. A coerência interna do filme é dada pela divisão em três actos, cada um deles separado por um ponto de viragem que conduz a história numa nova direcção. Quanto às personagens, a protagonista, Kate, deseja casar-se com Merton, um jornalista da classe média, enfrentando a oposição da tia. Encontra a solução para o seu problema em Milly, a jovem americana rica, de cuja fortuna pretende apoderar-se, mas vai enfrentar conflitos diversos, um deles o interior, em que se debate com a sua própria consciência. As personagens envolvidas no triângulo amoroso constituído por Kate, Merton e Milly vão enfrentar conflitos diversos que vão desde o interior ao relacional, social, situacional e cósmico. Todos estes conflitos originam que as motivações, objectivos e acções que empreendem se vão alterando ao longo do filme, contribuindo para que o arco destas personagens sofra, também, alterações. O final do filme é inesperado, dado que Kate e Merton conseguem aceder à fortuna de Milly, mas perdem-se um para o outro. Aqui se encontra a moral do filme, que realça a inutilidade de meios ilícitos para se alcançar um objectivo e faz com que vejamos Kate como a heroína trágica da históriaRésumé - Tel que le texte écrit, le film a une dimension narrative importante, en utilisant un langage particulier et présentant une cohérence interne.Ce travail se base sur le film The Wings of the Dove et sur le roman homonyme d’Henry James. Quoique ce film ne soit pas une adaptation fidèle du roman, le responsable pour l’argument, Hossein Amini, et le cinéaste Iain Softley, ont mantenu l’essentiel du roman et on replacé, très souvent, les dialogues par des gestes et des expressions qui révèlent les emotions des personnages et comme ça, se maintient le thème de la fragilité humaine. La cohérence du film est donnée par la division en trois parties, chacune separée par un événement qui conduit l’histoire vers une autre direction. En ce qui concerne les personnages, la protagoniste, Kate, désire se marrier avec Merton, un journaliste d’une classe moyenne et pour cela elle doit afronter sa tante. Kate trouve la solution pour ces problèmes près de Milly, un riche américaine, dont elle veut la fortune mais elle va envisager plusieurs conflits. Un de ces conflits, intérieur, est à l’opposé de sa conscience. Les personnages qui s’engagent dans le triangle amoureux qui est formé par Kate, Merton et Milly vont envisager plusieurs conflits, tels que l’intérieur, le relationnel, le social, le situationnel et le cosmic. Tous ces conflits donnent lieu à des motivations, à des objectifs et à des actions qui change au cours du film, en changeant, aussi, l’arc des personnages. Le final du film est surprenant puisque Kate et Merton accédent à la fortune de Milly, mais se perdrent l’un à l’autre et ici se trouve la moralité du film, car les moyens ilicites n’aident pas à qu’on atteint nos objectifs. Kate, la protagoniste, devient l’héroïne tragique du filmAbstract - As the written text, the film has also an important narrative dimension using its own language and showing the same internal coherence. The present work is based on the film The Wings of the Dove and on the homonym novel by Henry James. Through this film is not a faithful adaptation, the screenwriter Hossein Amini and the director Iain Softley preserved the essential of James’s book replacing dialogues by gestures and expressions, which reveal the inner lives of the characters and the fragility of the human nature. The three-act structure and the three turning points give the film its internal logic and lead the story into a new direction. The protagonist, Kate, wishes to marry Merton, a middle class journalist but to achieve her goal she has to face the opposition of her aunt. She finds the solution to her problems near Milly, a rich American heiress, whose fortune she wants to possess but she suffers from different types of conflict, such as the inner conflict in which she struggles with her own conscience. Kate, Merton and Milly, the characters who form the love triangle, will face different types of conflict, from the inner, the relational, the societal, the situational to the cosmic. These conflicts will lead to different motivations, actions and goals which will move the story in new directions and, at the same time, will change the arc of the characters. The denouement of the film is a surprise since Kate and Merton gain Mill’s fortune but are lost to each other. The two lovers are defeated by their own consciences and here lies the morality of the film, in which vice is defeated by virtue. Kate, the protagonist, is converted from a villain into a tragic heroineMarques, Maria do CéuRepositório AbertoCarneiro, Carla João Vieira Cunha2009-01-26T16:11:33Z200620062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis608505 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:08Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:54.662994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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