Quid Vincit?: O impacto da liderança feminina na implicação organizacional dos trabalhadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3706 |
Resumo: | Este estudo pretende explorar, através da comparação entre um líder feminino e um masculino, o efeito das práticas de liderança feminina no aumento da Implicação Organizacional dos trabalhadores, tendo em conta a crescente presença das mulheres, tidas como inclusivas, em lugares de chefia das organizações. O estudo é de carácter correlacional, na medida em que se analisou a associação entre as práticas de liderança, medidas através do LBDQ– Form XII, e a Implicação Organizacional, medida através do Organizational Commitment Questionnaire (OCQ). Os questionários foram aplicados a 52 trabalhadores (47 do sexo feminino e 5 do masculino) de uma escola em Lisboa. Não foram verificadas diferenças significativas na Implicação Organizacional dos participantes que responderam mais favoravelmente ao líder feminino e dos que responderam mais favoravelmente ao líder masculino, também devido à reduzida dimensão da amostra e sua homogeneidade. |
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Quid Vincit?: O impacto da liderança feminina na implicação organizacional dos trabalhadoresLiderançaGéneroImplicação organizacionalLeadershipGenderOrganizational commitmentEste estudo pretende explorar, através da comparação entre um líder feminino e um masculino, o efeito das práticas de liderança feminina no aumento da Implicação Organizacional dos trabalhadores, tendo em conta a crescente presença das mulheres, tidas como inclusivas, em lugares de chefia das organizações. O estudo é de carácter correlacional, na medida em que se analisou a associação entre as práticas de liderança, medidas através do LBDQ– Form XII, e a Implicação Organizacional, medida através do Organizational Commitment Questionnaire (OCQ). Os questionários foram aplicados a 52 trabalhadores (47 do sexo feminino e 5 do masculino) de uma escola em Lisboa. Não foram verificadas diferenças significativas na Implicação Organizacional dos participantes que responderam mais favoravelmente ao líder feminino e dos que responderam mais favoravelmente ao líder masculino, também devido à reduzida dimensão da amostra e sua homogeneidade.ABSTRACT: The intention of this survey is to evaluate, through the comparison of a female versus a male leader, the effects of feminine leadership practices on the increase of organizational commitment in the workplace, given the growing presence of women in leadership positions in the organizations. The study is correlational, since it analyses the relationship between Leadership Practices, measured through LBDQ – Form XII, and Organizational Commitment, measured through the Organizational Commitment Questionnaire (OCQ). The questionnaires were distributed to 52 workers (47 women and 5 men) of a school in Lisbon. No significant differences were found in the Organizational Commitment of the participants that responded more favourably to the female leader and those that responded more favourably to the male leader, also due to the reduced sample data and its homogeneity.Gomes, Jorge F. S.Repositório do ISPAMoller, Maria Alçada Baptista2015-05-25T10:58:04Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:32Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:35.192963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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