Musicoterapia activa num caso de autismo associado a uma esclerose tuberosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/3711 |
Resumo: | Este estudo teve como finalidade verificar se crianças com o espectro de Autismo, com significativas limitações, nas formas de comunicação verbal e não-verbal respondem positivamente à intervenção da musicoterapia, a qual envolve interacção, métodos de improvisação e técnicas da abordagem activa. A actividade de improvisação musical com fins terapêuticos tem demonstrado facilitar a motivação, competências comunicacionais e a interacção social, tal como desenvolver a atenção. Foram realizadas 15 sessões, com a duração de 30 min. cada, num período de 5 meses, com periodicidade semanal. Todas as sessões foram filmadas de modo a proceder à sua descrição detalhada para preencher posteriormente a Escala de Observação de comportamentos. Verificou-se que os efeitos da improvisação em musicoterapia activa melhoraram significativamente o comportamento comunicativo, o desenvolvimento da linguagem a resposta emocional, atenção e o controlo ao nível do comportamento. Para alcançar este objectivo, fiz o estudo de caso, inserindo-me na relação como co-terapeuta, com uma musicoterapeuta. |
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Musicoterapia activa num caso de autismo associado a uma esclerose tuberosaMusicoterapiaAutismoComunicaçãoRelação terapêuticaMusic therapyAutismCommunicationTherapeutic relationEste estudo teve como finalidade verificar se crianças com o espectro de Autismo, com significativas limitações, nas formas de comunicação verbal e não-verbal respondem positivamente à intervenção da musicoterapia, a qual envolve interacção, métodos de improvisação e técnicas da abordagem activa. A actividade de improvisação musical com fins terapêuticos tem demonstrado facilitar a motivação, competências comunicacionais e a interacção social, tal como desenvolver a atenção. Foram realizadas 15 sessões, com a duração de 30 min. cada, num período de 5 meses, com periodicidade semanal. Todas as sessões foram filmadas de modo a proceder à sua descrição detalhada para preencher posteriormente a Escala de Observação de comportamentos. Verificou-se que os efeitos da improvisação em musicoterapia activa melhoraram significativamente o comportamento comunicativo, o desenvolvimento da linguagem a resposta emocional, atenção e o controlo ao nível do comportamento. Para alcançar este objectivo, fiz o estudo de caso, inserindo-me na relação como co-terapeuta, com uma musicoterapeuta.ABSTRACT: This study has as purpose to verify if children with the spectrum of Autism, with significant limitations, in the forms of verbal and not-verbal communication, answer positively to the intervention of music therapy, which involves interaction, methods of improvisation and techniques of the boarding of the active music therapy. The activity of musical improvisation with therapeutically ends, has demonstrated to facilitate the motivation for communicate, abilities and the social interaction, as developing the attention. Fifteen sessions had been carried through, with the duration of 30 min. each, in a period of 5 months, every week. All the sessions had been filmed in order to proceed to its detailed description to fill the Observation Scale of Behaviours later. It was verified that the effect of the improvisation in active musicoterapia had significantly improved the communicative behaviour, the development of the language the emotional reply, attention and the control to the level of the behaviour. To reach this goal, I made the case study, inserting me in the relation as co-therapist, with one music therapist.Salgueiro, Emílio Eduardo GuerraRepositório do ISPACosta, Carolina Segundo da2015-05-26T11:21:46Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:32Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:35.488285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo teve como finalidade verificar se crianças com o espectro de Autismo, com significativas limitações, nas formas de comunicação verbal e não-verbal respondem positivamente à intervenção da musicoterapia, a qual envolve interacção, métodos de improvisação e técnicas da abordagem activa. A actividade de improvisação musical com fins terapêuticos tem demonstrado facilitar a motivação, competências comunicacionais e a interacção social, tal como desenvolver a atenção. Foram realizadas 15 sessões, com a duração de 30 min. cada, num período de 5 meses, com periodicidade semanal. Todas as sessões foram filmadas de modo a proceder à sua descrição detalhada para preencher posteriormente a Escala de Observação de comportamentos. Verificou-se que os efeitos da improvisação em musicoterapia activa melhoraram significativamente o comportamento comunicativo, o desenvolvimento da linguagem a resposta emocional, atenção e o controlo ao nível do comportamento. Para alcançar este objectivo, fiz o estudo de caso, inserindo-me na relação como co-terapeuta, com uma musicoterapeuta. |
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