O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria do Céu Inácio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/675
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_448aee5db008c6ec6132dbad5dfae0c4
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de casoCidadania europeiaEducaçãoProjetos de educaçãoSÓCRATES (programas)União EuropeiaDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaResumo - Para conhecer a Europa, é necessário viajar pelo seu passado, em busca da sua essência, do património comum que partilhamos, decorrente de séculos de unificação, inicialmente temporal, sob a égide do império romano, posteriormente espiritual, sob a égide do Papa. É essa a primeira parte desta dissertação. Segue-se o conceito de cidadania, nas múltiplas vertentes que foi assumindo ao longo da história, desde a cidade grega, com Sócrates, o primeiro cidadão que se afirmou do mundo, até ao conceito europeu, construído a partir de um sentimento de pertença e de identificação, baseado na dicotomia «unidade na diversidade», alicerçado na «consciência intercultural», e no respeito pelos valores e pelo património cultural dos Estados - Membros, realizável através de valores comuns estruturantes de um espaço cívico europeu, que a Escola deve promover. Na segunda parte, abordamos o papel da escola na construção de um espaço transnacional da educação, acompanhando a execução do programa Sócrates/Comenius «Preservar o Passado, Confrontar o Presente, para Criar o Futuro», que envolve dez escolas do espaço europeu, «vivendo por dentro» as expectativas, as experiências e os resultados concretosRésumé - Pour connaître l'Europe, il faut voyager dans son passé, en cherchant sa nature, le patrimoine commun que nous partageons lequel vient de siècles d'unification, premièrement temporel (à I'époque de I'empire romain) et après spirituelle (sur I'égide du pape). C'est ce que nous avons fait, dans la première partie de ce travail. Ensuite, nous abordons le concept de citoyenneté dans des multiples façons, tout au long de I'histoire : des la cité grecque, avec Socrate -le premier qui s'est affirmé comme citoyen du monde -jusqu'au concept européen. construit à partir d'un sentiment d'appartenance et d'identification basé dans la dichotomie « unité dans la diversité », établie dans la « conscience interculturelle » et dans le respect pour les valeurs et pour le patrimoine culturel d'un espace civique européen que I'école doit promouvoir. Dans la deuxième partie, nous abordons le rôle de I'école dans la construction d'un espace transnationale de I'éducation, en accompagnant, tout près, I'exécution du projet du programme Socrate/Comenius « Préserver le Passé, Confrontant le Présent pour Créer l'Avenir». Ce projet a réuni onze écoles de I'espace européen (ni toutes appartiennent à I'Union Européenne). On a vécu ensemble les expectatives, les expériences et les résultats concretsAbstract - In order to know Europe better it is necessary to travel through its past, in search of its essence, of the common patrimony we share, which derives from centuries of unification, firstly temporal, under the Roman empire's aegis, and then spiritual, under the Pope's aegis. That is the first part of this dissertation. The concept of citizenship follows, in its multiple aspects which have been undergone throughout history, from the Greek polis, with Socrates, to the European concept, built from a feeling of belonging and identification, based on the dichotomy "unity/diversity", founded on "intercultural consciousness" and on the respect for the values and cultural patrimony of the Member States, attained due to common values, structuring elements of an European civic space, which the School ought to promote.. In the second part we approach the role of school in the construction of a transnational space of education, while witnessing the execution of the Socrates/Comenius program "Preserving the Past, Confronting the Present, to Create the Future", which involves ten schools within the Eurosphere, "experiencing from within" the expectations and concrete resultsSerra, FernandoRepositório AbertoSantos, Maria do Céu Inácio2009-01-26T16:31:36Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1613650 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/675porSantos, Maria do Céu Inácio - O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2007. [12], 164, [44] p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:46:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:02.664542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso
title O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso
spellingShingle O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso
Santos, Maria do Céu Inácio
Cidadania europeia
Educação
Projetos de educação
SÓCRATES (programas)
União Europeia
title_short O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso
title_full O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso
title_fullStr O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso
title_full_unstemmed O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso
title_sort O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso
author Santos, Maria do Céu Inácio
author_facet Santos, Maria do Céu Inácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serra, Fernando
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria do Céu Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania europeia
Educação
Projetos de educação
SÓCRATES (programas)
União Europeia
topic Cidadania europeia
Educação
Projetos de educação
SÓCRATES (programas)
União Europeia
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:31:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/675
url http://hdl.handle.net/10400.2/675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, Maria do Céu Inácio - O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2007. [12], 164, [44] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1613650 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134996474101760