O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/675 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_448aee5db008c6ec6132dbad5dfae0c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/675 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de casoCidadania europeiaEducaçãoProjetos de educaçãoSÓCRATES (programas)União EuropeiaDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaResumo - Para conhecer a Europa, é necessário viajar pelo seu passado, em busca da sua essência, do património comum que partilhamos, decorrente de séculos de unificação, inicialmente temporal, sob a égide do império romano, posteriormente espiritual, sob a égide do Papa. É essa a primeira parte desta dissertação. Segue-se o conceito de cidadania, nas múltiplas vertentes que foi assumindo ao longo da história, desde a cidade grega, com Sócrates, o primeiro cidadão que se afirmou do mundo, até ao conceito europeu, construído a partir de um sentimento de pertença e de identificação, baseado na dicotomia «unidade na diversidade», alicerçado na «consciência intercultural», e no respeito pelos valores e pelo património cultural dos Estados - Membros, realizável através de valores comuns estruturantes de um espaço cívico europeu, que a Escola deve promover. Na segunda parte, abordamos o papel da escola na construção de um espaço transnacional da educação, acompanhando a execução do programa Sócrates/Comenius «Preservar o Passado, Confrontar o Presente, para Criar o Futuro», que envolve dez escolas do espaço europeu, «vivendo por dentro» as expectativas, as experiências e os resultados concretosRésumé - Pour connaître l'Europe, il faut voyager dans son passé, en cherchant sa nature, le patrimoine commun que nous partageons lequel vient de siècles d'unification, premièrement temporel (à I'époque de I'empire romain) et après spirituelle (sur I'égide du pape). C'est ce que nous avons fait, dans la première partie de ce travail. Ensuite, nous abordons le concept de citoyenneté dans des multiples façons, tout au long de I'histoire : des la cité grecque, avec Socrate -le premier qui s'est affirmé comme citoyen du monde -jusqu'au concept européen. construit à partir d'un sentiment d'appartenance et d'identification basé dans la dichotomie « unité dans la diversité », établie dans la « conscience interculturelle » et dans le respect pour les valeurs et pour le patrimoine culturel d'un espace civique européen que I'école doit promouvoir. Dans la deuxième partie, nous abordons le rôle de I'école dans la construction d'un espace transnationale de I'éducation, en accompagnant, tout près, I'exécution du projet du programme Socrate/Comenius « Préserver le Passé, Confrontant le Présent pour Créer l'Avenir». Ce projet a réuni onze écoles de I'espace européen (ni toutes appartiennent à I'Union Européenne). On a vécu ensemble les expectatives, les expériences et les résultats concretsAbstract - In order to know Europe better it is necessary to travel through its past, in search of its essence, of the common patrimony we share, which derives from centuries of unification, firstly temporal, under the Roman empire's aegis, and then spiritual, under the Pope's aegis. That is the first part of this dissertation. The concept of citizenship follows, in its multiple aspects which have been undergone throughout history, from the Greek polis, with Socrates, to the European concept, built from a feeling of belonging and identification, based on the dichotomy "unity/diversity", founded on "intercultural consciousness" and on the respect for the values and cultural patrimony of the Member States, attained due to common values, structuring elements of an European civic space, which the School ought to promote.. In the second part we approach the role of school in the construction of a transnational space of education, while witnessing the execution of the Socrates/Comenius program "Preserving the Past, Confronting the Present, to Create the Future", which involves ten schools within the Eurosphere, "experiencing from within" the expectations and concrete resultsSerra, FernandoRepositório AbertoSantos, Maria do Céu Inácio2009-01-26T16:31:36Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1613650 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/675porSantos, Maria do Céu Inácio - O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2007. [12], 164, [44] p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:46:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:02.664542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso |
title |
O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso |
spellingShingle |
O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso Santos, Maria do Céu Inácio Cidadania europeia Educação Projetos de educação SÓCRATES (programas) União Europeia |
title_short |
O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso |
title_full |
O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso |
title_fullStr |
O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso |
title_sort |
O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia: estudo de caso |
author |
Santos, Maria do Céu Inácio |
author_facet |
Santos, Maria do Céu Inácio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serra, Fernando Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria do Céu Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania europeia Educação Projetos de educação SÓCRATES (programas) União Europeia |
topic |
Cidadania europeia Educação Projetos de educação SÓCRATES (programas) União Europeia |
description |
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2007-01-01T00:00:00Z 2009-01-26T16:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/675 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Santos, Maria do Céu Inácio - O Programa Europeu Sócrates/Comenius e a cidadania europeia [Em linha] : estudo de caso. Lisboa : [s.n.], 2007. [12], 164, [44] p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1613650 bytes application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134996474101760 |