Estudo de mercado sobre a atratividade da compra online e da App Auchan: hipermercado Auchan de Faro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15308 |
Resumo: | Este relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas pela discente durante o estágio curricular, que decorreu durante os meses de outubro a dezembro de 2019 (320h), no Grupo Auchan, mais concretamente no seu hipermercado de Faro. O relatório apresenta também os resultados do trabalho de investigação aplicado que foi feito durante e após essa experiência profissional. O objetivo geral do estágio curricular consistiu em estudar e compreender o comportamento do consumidor, com o intuito de explicar a baixa taxa de adesão ao pagamento via Aplicação Auchan, na loja Auchan em Faro. Assim, a realização de um estudo de mercado descritivo, através de um inquérito por questionário, foi imprescindível para compreender as principais causas daquele problema e desenvolver estratégias e ações de Marketing devidamente fundamentadas. Este estudo foi direcionado para consumidores online, com pelo menos 18 anos. Com o propósito de obter o maior número de respostas possível e sem custos, este inquérito foi aplicado online, tendo sido estudadas as dimensões - ‘utilidade percebida’, ‘facilidade de uso’, ‘inovação pessoal’, ‘design da App’, ‘incentivos’, ‘perceção de risco’, ‘intenção de uso da App’, ‘satisfação’, ‘hábito’ e ‘uso continuo’. Os principais resultados do estudo evidenciaram que a intenção de adesão à App é influenciada pela ‘inovação pessoal’, pelo ‘design’ e pelos ‘incentivos’, sendo o ‘hábito’ a única variável que influencia o uso continuo da App. Com base na informação produzida, no final deste relatório são apresentadas algumas recomendações de gestão de marketing, por forma a potencializar o aumento da taxa de adesão à App Auchan. |
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Estudo de mercado sobre a atratividade da compra online e da App Auchan: hipermercado Auchan de FaroAuchanComportamento do consumidorConsumidores onlineEstudo de mercadoModelo de adoção de aplicaçãoModelo de equações estruturaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste relatório de estágio descreve as atividades desenvolvidas pela discente durante o estágio curricular, que decorreu durante os meses de outubro a dezembro de 2019 (320h), no Grupo Auchan, mais concretamente no seu hipermercado de Faro. O relatório apresenta também os resultados do trabalho de investigação aplicado que foi feito durante e após essa experiência profissional. O objetivo geral do estágio curricular consistiu em estudar e compreender o comportamento do consumidor, com o intuito de explicar a baixa taxa de adesão ao pagamento via Aplicação Auchan, na loja Auchan em Faro. Assim, a realização de um estudo de mercado descritivo, através de um inquérito por questionário, foi imprescindível para compreender as principais causas daquele problema e desenvolver estratégias e ações de Marketing devidamente fundamentadas. Este estudo foi direcionado para consumidores online, com pelo menos 18 anos. Com o propósito de obter o maior número de respostas possível e sem custos, este inquérito foi aplicado online, tendo sido estudadas as dimensões - ‘utilidade percebida’, ‘facilidade de uso’, ‘inovação pessoal’, ‘design da App’, ‘incentivos’, ‘perceção de risco’, ‘intenção de uso da App’, ‘satisfação’, ‘hábito’ e ‘uso continuo’. Os principais resultados do estudo evidenciaram que a intenção de adesão à App é influenciada pela ‘inovação pessoal’, pelo ‘design’ e pelos ‘incentivos’, sendo o ‘hábito’ a única variável que influencia o uso continuo da App. Com base na informação produzida, no final deste relatório são apresentadas algumas recomendações de gestão de marketing, por forma a potencializar o aumento da taxa de adesão à App Auchan.The following report aims to describe the activities underwent throughout a curricular internship, carried out from October to December of 2019 (320h) at the Auchan Group, more precisely in its hypermarket in Faro. This report also provides the reader with the results gathered from the research work, performed during and after that professional experience. The overall purpose of this internship was to study and understand consumer behaviour, so as to explain the low rate of consumer adherence regarding payment through the App, at the Auchan store located in Faro. For that reason, the execution of a descriptive market study, through a questionnaire survey, was essential to understand the main causes of the problem in question and to develop Marketing strategies and actions that are properly grounded. This study was directed towards online consumers, aged 18 or over. In order to obtain as many answers as possible, free of charge, this questionnaire was applied online, studying the following aspects: ‘utilidade percebida’, ‘facilidade de uso’, ‘inovação pessoal’, ‘design App’, ‘incentivos’, ‘perceção de risco’, ‘intenção de uso da App’, ‘satisfação’, ‘hábito’ and ‘uso continuo’. The main results reveal that the intention to join the App is influenced by ‘inovação pessoal’, ‘design’ and ‘incentivos’, ‘hábito’ being the only variable that influences the continued use of the App. Developed upon the results of this study, are a series of marketing management suggestions at the end of this report, aiming towards the increase on the adhesion rate of the Auchan App.Pereira, Luís NobrePascoal, FilipeSapientiaBarros, Joana Andreia Silva Moleiro2021-03-30T13:32:42Z2020-07-212020-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15308TID:202653676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:44Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:10.597078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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