eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12278 |
Resumo: | A tecnologia está presente cada vez mais no dia-a-dia das pessoas, tanto nível profissional, como pessoal. Na educação e formação, verifica-se o mesmo fenômeno. Novas tecnologias são desenvolvidas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O eLearning é um método de ensino/aprendizagem que se tem desenvolvido devido à intensificação da utilização das novas tecnologias, favorecendo a relação professor/aluno em contextos específicos. Na formação profissional, a realidade aumentada apresenta potencial para facultar o desenvolvimento de uma nova forma de estimular o formando a ser agente da sua própria aprendizagem. Essa tecnologia está nivelada com um novo perfil de pessoas que vivem na era digital. Assim, a realidade aumentada pode funcionar como facilitadora do ensino-aprendizagem. É nesta conjuntura que a presente investigação se insere, tendo como proposito analisar as potencialidades e constrangimentos da aplicação desta tecnologia no processo de formação/aprendizagem propondo paralelamente o desenvolvimento de um protótipo. Pretende-se testar esse protótipo pelos formandos e verificar se foi esclarecedor e identificou a vontade dos mesmos em utilizar esta tecnologia no seu percurso de aprendizagem. |
id |
RCAP_29c4b8d03bc3594e494b8337f9edfeb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12278 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentadaComunicação multimédiaE-learningTecnologias da informaçãoFormação profissionalInovação educativaEnsino à distânciaAplicações móveisA tecnologia está presente cada vez mais no dia-a-dia das pessoas, tanto nível profissional, como pessoal. Na educação e formação, verifica-se o mesmo fenômeno. Novas tecnologias são desenvolvidas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O eLearning é um método de ensino/aprendizagem que se tem desenvolvido devido à intensificação da utilização das novas tecnologias, favorecendo a relação professor/aluno em contextos específicos. Na formação profissional, a realidade aumentada apresenta potencial para facultar o desenvolvimento de uma nova forma de estimular o formando a ser agente da sua própria aprendizagem. Essa tecnologia está nivelada com um novo perfil de pessoas que vivem na era digital. Assim, a realidade aumentada pode funcionar como facilitadora do ensino-aprendizagem. É nesta conjuntura que a presente investigação se insere, tendo como proposito analisar as potencialidades e constrangimentos da aplicação desta tecnologia no processo de formação/aprendizagem propondo paralelamente o desenvolvimento de um protótipo. Pretende-se testar esse protótipo pelos formandos e verificar se foi esclarecedor e identificou a vontade dos mesmos em utilizar esta tecnologia no seu percurso de aprendizagem.Technology is increasingly present in the daily lives of people, both professionally and personally. In education and training, there is the same phenomenon. New technologies are developed to facilitate the process of teaching and learning. ELearning is a method of teaching / learning that has been developed mainly due to the use of new technologies favoring the teacher / student relationship that are usually separated (spatially), and where you can enjoy all benefits of technology. Concerning training contexts, the RA has the potential to provide the development of a new way to stimulate the learner to be agents of their own learning. This technology is even with a new profile of people living in the digital age. Thus, augmented reality can function as a facilitator of teaching and learning. It is at this juncture that the present investigation is part, with the purpose to analyze the potential and constraints of the application of this technology in the training / learning process simultaneously proposing the development of a prototype. It is intended to test the prototype by the trainees and check if it was enlightening and identified their will to use this technology in their learning pathway.Universidade de Aveiro2014-05-19T16:54:14Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12278TID:201568853porAmorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:20Zoai:ria.ua.pt:10773/12278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:30.653618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada |
title |
eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada |
spellingShingle |
eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de Comunicação multimédia E-learning Tecnologias da informação Formação profissional Inovação educativa Ensino à distância Aplicações móveis |
title_short |
eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada |
title_full |
eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada |
title_fullStr |
eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada |
title_full_unstemmed |
eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada |
title_sort |
eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada |
author |
Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de |
author_facet |
Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia E-learning Tecnologias da informação Formação profissional Inovação educativa Ensino à distância Aplicações móveis |
topic |
Comunicação multimédia E-learning Tecnologias da informação Formação profissional Inovação educativa Ensino à distância Aplicações móveis |
description |
A tecnologia está presente cada vez mais no dia-a-dia das pessoas, tanto nível profissional, como pessoal. Na educação e formação, verifica-se o mesmo fenômeno. Novas tecnologias são desenvolvidas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O eLearning é um método de ensino/aprendizagem que se tem desenvolvido devido à intensificação da utilização das novas tecnologias, favorecendo a relação professor/aluno em contextos específicos. Na formação profissional, a realidade aumentada apresenta potencial para facultar o desenvolvimento de uma nova forma de estimular o formando a ser agente da sua própria aprendizagem. Essa tecnologia está nivelada com um novo perfil de pessoas que vivem na era digital. Assim, a realidade aumentada pode funcionar como facilitadora do ensino-aprendizagem. É nesta conjuntura que a presente investigação se insere, tendo como proposito analisar as potencialidades e constrangimentos da aplicação desta tecnologia no processo de formação/aprendizagem propondo paralelamente o desenvolvimento de um protótipo. Pretende-se testar esse protótipo pelos formandos e verificar se foi esclarecedor e identificou a vontade dos mesmos em utilizar esta tecnologia no seu percurso de aprendizagem. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-05-19T16:54:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12278 TID:201568853 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12278 |
identifier_str_mv |
TID:201568853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137535910215680 |