eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12278
Resumo: A tecnologia está presente cada vez mais no dia-a-dia das pessoas, tanto nível profissional, como pessoal. Na educação e formação, verifica-se o mesmo fenômeno. Novas tecnologias são desenvolvidas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O eLearning é um método de ensino/aprendizagem que se tem desenvolvido devido à intensificação da utilização das novas tecnologias, favorecendo a relação professor/aluno em contextos específicos. Na formação profissional, a realidade aumentada apresenta potencial para facultar o desenvolvimento de uma nova forma de estimular o formando a ser agente da sua própria aprendizagem. Essa tecnologia está nivelada com um novo perfil de pessoas que vivem na era digital. Assim, a realidade aumentada pode funcionar como facilitadora do ensino-aprendizagem. É nesta conjuntura que a presente investigação se insere, tendo como proposito analisar as potencialidades e constrangimentos da aplicação desta tecnologia no processo de formação/aprendizagem propondo paralelamente o desenvolvimento de um protótipo. Pretende-se testar esse protótipo pelos formandos e verificar se foi esclarecedor e identificou a vontade dos mesmos em utilizar esta tecnologia no seu percurso de aprendizagem.
id RCAP_29c4b8d03bc3594e494b8337f9edfeb0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentadaComunicação multimédiaE-learningTecnologias da informaçãoFormação profissionalInovação educativaEnsino à distânciaAplicações móveisA tecnologia está presente cada vez mais no dia-a-dia das pessoas, tanto nível profissional, como pessoal. Na educação e formação, verifica-se o mesmo fenômeno. Novas tecnologias são desenvolvidas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O eLearning é um método de ensino/aprendizagem que se tem desenvolvido devido à intensificação da utilização das novas tecnologias, favorecendo a relação professor/aluno em contextos específicos. Na formação profissional, a realidade aumentada apresenta potencial para facultar o desenvolvimento de uma nova forma de estimular o formando a ser agente da sua própria aprendizagem. Essa tecnologia está nivelada com um novo perfil de pessoas que vivem na era digital. Assim, a realidade aumentada pode funcionar como facilitadora do ensino-aprendizagem. É nesta conjuntura que a presente investigação se insere, tendo como proposito analisar as potencialidades e constrangimentos da aplicação desta tecnologia no processo de formação/aprendizagem propondo paralelamente o desenvolvimento de um protótipo. Pretende-se testar esse protótipo pelos formandos e verificar se foi esclarecedor e identificou a vontade dos mesmos em utilizar esta tecnologia no seu percurso de aprendizagem.Technology is increasingly present in the daily lives of people, both professionally and personally. In education and training, there is the same phenomenon. New technologies are developed to facilitate the process of teaching and learning. ELearning is a method of teaching / learning that has been developed mainly due to the use of new technologies favoring the teacher / student relationship that are usually separated (spatially), and where you can enjoy all benefits of technology. Concerning training contexts, the RA has the potential to provide the development of a new way to stimulate the learner to be agents of their own learning. This technology is even with a new profile of people living in the digital age. Thus, augmented reality can function as a facilitator of teaching and learning. It is at this juncture that the present investigation is part, with the purpose to analyze the potential and constraints of the application of this technology in the training / learning process simultaneously proposing the development of a prototype. It is intended to test the prototype by the trainees and check if it was enlightening and identified their will to use this technology in their learning pathway.Universidade de Aveiro2014-05-19T16:54:14Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12278TID:201568853porAmorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:22:20Zoai:ria.ua.pt:10773/12278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:30.653618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada
title eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada
spellingShingle eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada
Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de
Comunicação multimédia
E-learning
Tecnologias da informação
Formação profissional
Inovação educativa
Ensino à distância
Aplicações móveis
title_short eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada
title_full eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada
title_fullStr eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada
title_full_unstemmed eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada
title_sort eLearning em contexto de formação profissional com realidade aumentada
author Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de
author_facet Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Carlos Manuel Guerreiro Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação multimédia
E-learning
Tecnologias da informação
Formação profissional
Inovação educativa
Ensino à distância
Aplicações móveis
topic Comunicação multimédia
E-learning
Tecnologias da informação
Formação profissional
Inovação educativa
Ensino à distância
Aplicações móveis
description A tecnologia está presente cada vez mais no dia-a-dia das pessoas, tanto nível profissional, como pessoal. Na educação e formação, verifica-se o mesmo fenômeno. Novas tecnologias são desenvolvidas para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O eLearning é um método de ensino/aprendizagem que se tem desenvolvido devido à intensificação da utilização das novas tecnologias, favorecendo a relação professor/aluno em contextos específicos. Na formação profissional, a realidade aumentada apresenta potencial para facultar o desenvolvimento de uma nova forma de estimular o formando a ser agente da sua própria aprendizagem. Essa tecnologia está nivelada com um novo perfil de pessoas que vivem na era digital. Assim, a realidade aumentada pode funcionar como facilitadora do ensino-aprendizagem. É nesta conjuntura que a presente investigação se insere, tendo como proposito analisar as potencialidades e constrangimentos da aplicação desta tecnologia no processo de formação/aprendizagem propondo paralelamente o desenvolvimento de um protótipo. Pretende-se testar esse protótipo pelos formandos e verificar se foi esclarecedor e identificou a vontade dos mesmos em utilizar esta tecnologia no seu percurso de aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-05-19T16:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12278
TID:201568853
url http://hdl.handle.net/10773/12278
identifier_str_mv TID:201568853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137535910215680