Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, S. Barros
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Monteiro, Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12274
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo de investigação-ação que visou analisar os efeitos da experimentação de pedagogias explícitas em contexto de creche. O estudo apresentou os seguintes objetivos específicos: (i) implementar mudanças ao nível da organização espácio-material das salas e da natureza das atividades desenvolvidas, através da experimentação de propostas oriundas das abordagens HighScope e de Elinor Goldschmied; (ii) regular o processo de mudança através de processos reflexivos colaborativos; e, (iii) compreender os efeitos percebidos do processo de experimentação pela voz dos atores implicados. Os resultados revelam efeitos positivos do processo de experimentação refletida ao nível das dimensões pedagógicas previstas no plano de ação, bem como no envolvimento das famílias, uma dimensão emergente no estudo. Traduzem, igualmente, as sinergias entre estes efeitos e as aprendizagens profissionais, bem como a relevância de referenciais explícitos na qualificação dos contextos de creche.
id RCAP_4492b93526f913a4f03fbd92aef66d7b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto portuguêsPedagogias explícitasCrecheInvestigação-açãoO presente artigo apresenta um estudo de investigação-ação que visou analisar os efeitos da experimentação de pedagogias explícitas em contexto de creche. O estudo apresentou os seguintes objetivos específicos: (i) implementar mudanças ao nível da organização espácio-material das salas e da natureza das atividades desenvolvidas, através da experimentação de propostas oriundas das abordagens HighScope e de Elinor Goldschmied; (ii) regular o processo de mudança através de processos reflexivos colaborativos; e, (iii) compreender os efeitos percebidos do processo de experimentação pela voz dos atores implicados. Os resultados revelam efeitos positivos do processo de experimentação refletida ao nível das dimensões pedagógicas previstas no plano de ação, bem como no envolvimento das famílias, uma dimensão emergente no estudo. Traduzem, igualmente, as sinergias entre estes efeitos e as aprendizagens profissionais, bem como a relevância de referenciais explícitos na qualificação dos contextos de creche.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAraújo, S. BarrosMonteiro, Tânia2018-11-26T10:13:34Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:18Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:40.346145Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto português
title Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto português
spellingShingle Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto português
Araújo, S. Barros
Pedagogias explícitas
Creche
Investigação-ação
title_short Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto português
title_full Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto português
title_fullStr Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto português
title_full_unstemmed Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto português
title_sort Pedagogias explícitas em creche: Relato de uma Investigação-ação em contexto português
author Araújo, S. Barros
author_facet Araújo, S. Barros
Monteiro, Tânia
author_role author
author2 Monteiro, Tânia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, S. Barros
Monteiro, Tânia
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogias explícitas
Creche
Investigação-ação
topic Pedagogias explícitas
Creche
Investigação-ação
description O presente artigo apresenta um estudo de investigação-ação que visou analisar os efeitos da experimentação de pedagogias explícitas em contexto de creche. O estudo apresentou os seguintes objetivos específicos: (i) implementar mudanças ao nível da organização espácio-material das salas e da natureza das atividades desenvolvidas, através da experimentação de propostas oriundas das abordagens HighScope e de Elinor Goldschmied; (ii) regular o processo de mudança através de processos reflexivos colaborativos; e, (iii) compreender os efeitos percebidos do processo de experimentação pela voz dos atores implicados. Os resultados revelam efeitos positivos do processo de experimentação refletida ao nível das dimensões pedagógicas previstas no plano de ação, bem como no envolvimento das famílias, uma dimensão emergente no estudo. Traduzem, igualmente, as sinergias entre estes efeitos e as aprendizagens profissionais, bem como a relevância de referenciais explícitos na qualificação dos contextos de creche.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-11-26T10:13:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12274
url http://hdl.handle.net/10400.22/12274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131419402829824