Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13026 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se: 1. Identificar qual a frequência com que os gestores escolares adoptam determinados comportamentos, os quais foram previamente traduzidos em sete dimensões a saber: estimula uma visão, actua pelo exemplo, fomenta a aceitação de objectivos (“espírito de equipa”), transmite expectativas de um elevado desempenho; fomenta apoio individual, estimula intelectualmente e actua de modo transacional (recompensa contingente); 2. Conhecer a opinião dos alunos acerca dos professores a nível do comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade pedagógica e (des)cortesia; 3. Transmitir conhecimentos sobre os comportamentos, atitudes e valores a prevalecer nos líderes escolares e sua repercussão nos resultados finais dos respectivos discentes. |
id |
RCAP_44a258565a99ecc6644bb5ea07446a1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/13026 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empíricoAdministração escolarRelações professor-alunoComportamento dos professoresCompetência pedagógicaO presente trabalho propõe-se: 1. Identificar qual a frequência com que os gestores escolares adoptam determinados comportamentos, os quais foram previamente traduzidos em sete dimensões a saber: estimula uma visão, actua pelo exemplo, fomenta a aceitação de objectivos (“espírito de equipa”), transmite expectativas de um elevado desempenho; fomenta apoio individual, estimula intelectualmente e actua de modo transacional (recompensa contingente); 2. Conhecer a opinião dos alunos acerca dos professores a nível do comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade pedagógica e (des)cortesia; 3. Transmitir conhecimentos sobre os comportamentos, atitudes e valores a prevalecer nos líderes escolares e sua repercussão nos resultados finais dos respectivos discentes.The present work intends: 1. To identify the frequency with which the school managers adopt certain behaviours, which were previously translated in seven dimensions: to stimulate a vision to act for the example, to foment the objectives acceptance (“team spirit”), to transmit expectations of a high acting, to foment individual support, to stimulate intellectually and to act in a transacional way (contingent reward); 2. To know the students’ opinion concerning the teachers’ participative behaviour, practical orientation, pedagogic conscientiousness and (dis)courtesy; 3. To transmit knowledge on the behaviours, attitudes and values to prevail in the school leaders and their repercussion in the final results of the respective students.Universidade de Aveiro2014-12-17T15:28:33Z2004-01-01T00:00:00Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13026porPereira, Hernâni de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:50Zoai:ria.ua.pt:10773/13026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:03.291734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico |
title |
Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico |
spellingShingle |
Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico Pereira, Hernâni de Jesus Administração escolar Relações professor-aluno Comportamento dos professores Competência pedagógica |
title_short |
Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico |
title_full |
Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico |
title_fullStr |
Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico |
title_full_unstemmed |
Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico |
title_sort |
Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico |
author |
Pereira, Hernâni de Jesus |
author_facet |
Pereira, Hernâni de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Hernâni de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração escolar Relações professor-aluno Comportamento dos professores Competência pedagógica |
topic |
Administração escolar Relações professor-aluno Comportamento dos professores Competência pedagógica |
description |
O presente trabalho propõe-se: 1. Identificar qual a frequência com que os gestores escolares adoptam determinados comportamentos, os quais foram previamente traduzidos em sete dimensões a saber: estimula uma visão, actua pelo exemplo, fomenta a aceitação de objectivos (“espírito de equipa”), transmite expectativas de um elevado desempenho; fomenta apoio individual, estimula intelectualmente e actua de modo transacional (recompensa contingente); 2. Conhecer a opinião dos alunos acerca dos professores a nível do comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade pedagógica e (des)cortesia; 3. Transmitir conhecimentos sobre os comportamentos, atitudes e valores a prevalecer nos líderes escolares e sua repercussão nos resultados finais dos respectivos discentes. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01T00:00:00Z 2004 2014-12-17T15:28:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/13026 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/13026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137542080036864 |