Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Hernâni de Jesus
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13026
Resumo: O presente trabalho propõe-se: 1. Identificar qual a frequência com que os gestores escolares adoptam determinados comportamentos, os quais foram previamente traduzidos em sete dimensões a saber: estimula uma visão, actua pelo exemplo, fomenta a aceitação de objectivos (“espírito de equipa”), transmite expectativas de um elevado desempenho; fomenta apoio individual, estimula intelectualmente e actua de modo transacional (recompensa contingente); 2. Conhecer a opinião dos alunos acerca dos professores a nível do comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade pedagógica e (des)cortesia; 3. Transmitir conhecimentos sobre os comportamentos, atitudes e valores a prevalecer nos líderes escolares e sua repercussão nos resultados finais dos respectivos discentes.
id RCAP_44a258565a99ecc6644bb5ea07446a1e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/13026
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empíricoAdministração escolarRelações professor-alunoComportamento dos professoresCompetência pedagógicaO presente trabalho propõe-se: 1. Identificar qual a frequência com que os gestores escolares adoptam determinados comportamentos, os quais foram previamente traduzidos em sete dimensões a saber: estimula uma visão, actua pelo exemplo, fomenta a aceitação de objectivos (“espírito de equipa”), transmite expectativas de um elevado desempenho; fomenta apoio individual, estimula intelectualmente e actua de modo transacional (recompensa contingente); 2. Conhecer a opinião dos alunos acerca dos professores a nível do comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade pedagógica e (des)cortesia; 3. Transmitir conhecimentos sobre os comportamentos, atitudes e valores a prevalecer nos líderes escolares e sua repercussão nos resultados finais dos respectivos discentes.The present work intends: 1. To identify the frequency with which the school managers adopt certain behaviours, which were previously translated in seven dimensions: to stimulate a vision to act for the example, to foment the objectives acceptance (“team spirit”), to transmit expectations of a high acting, to foment individual support, to stimulate intellectually and to act in a transacional way (contingent reward); 2. To know the students’ opinion concerning the teachers’ participative behaviour, practical orientation, pedagogic conscientiousness and (dis)courtesy; 3. To transmit knowledge on the behaviours, attitudes and values to prevail in the school leaders and their repercussion in the final results of the respective students.Universidade de Aveiro2014-12-17T15:28:33Z2004-01-01T00:00:00Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13026porPereira, Hernâni de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:50Zoai:ria.ua.pt:10773/13026Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:03.291734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico
title Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico
spellingShingle Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico
Pereira, Hernâni de Jesus
Administração escolar
Relações professor-aluno
Comportamento dos professores
Competência pedagógica
title_short Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico
title_full Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico
title_fullStr Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico
title_full_unstemmed Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico
title_sort Liderança nas escolas, comportamentos dos docentes e desempenho dos estudantes : um contributo empírico
author Pereira, Hernâni de Jesus
author_facet Pereira, Hernâni de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Hernâni de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Administração escolar
Relações professor-aluno
Comportamento dos professores
Competência pedagógica
topic Administração escolar
Relações professor-aluno
Comportamento dos professores
Competência pedagógica
description O presente trabalho propõe-se: 1. Identificar qual a frequência com que os gestores escolares adoptam determinados comportamentos, os quais foram previamente traduzidos em sete dimensões a saber: estimula uma visão, actua pelo exemplo, fomenta a aceitação de objectivos (“espírito de equipa”), transmite expectativas de um elevado desempenho; fomenta apoio individual, estimula intelectualmente e actua de modo transacional (recompensa contingente); 2. Conhecer a opinião dos alunos acerca dos professores a nível do comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade pedagógica e (des)cortesia; 3. Transmitir conhecimentos sobre os comportamentos, atitudes e valores a prevalecer nos líderes escolares e sua repercussão nos resultados finais dos respectivos discentes.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2004
2014-12-17T15:28:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/13026
url http://hdl.handle.net/10773/13026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137542080036864