Antecedentes e Consequências do Web Quality Service (WQS) Contexto B2B
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10845 |
Resumo: | O ritmo de evolução tecnológica e o uso crescente da Internet levou à adoção de novas formas de comunicação e relacionamento entre pessoas e consequentemente entre empresas. As organizações procuram nas tecnologias de informação novas formas de rentabilização e criação de valor. Um exemplo de uma nova forma de relacionamento, em ambiente B2B, será a compra de produtos através de plataformas eletrónicas on-line: e-procurement. Numa relação B2B em ambiente de e-commerce, a qualidade de serviço prestado vai para além do website, assentando nos aspetos que decorrem no antes, no durante e no depois. Torna-se assim fundamental que os gestores determinem como os seus clientes percecionam e avaliam os serviços on-line oferecidos pelas suas empresas O presente estudo tem como objetivo compreender como a qualidade do serviço prestado pelos fornecedores, através das suas plataformas on-line, influencia a lealdade do cliente, a sua confiança e satisfação para com o serviço ou produto fornecido, mas também como pode ser preditor de uma relação de compromisso. Estes são fatores fundamentais para a retenção e conquista de novos clientes por parte das empresas fornecedoras, mas também para criação de valor e de vantagens competitivas por parte dos clientes. Para avaliar a possível relação entre a WQS e as dimensões atrás referidas, realizou-se um inquérito a empresas que tenham o e-commerce como prática habitual de relacionamento com os seus fornecedores. Posteriormente efetuou-se um estudo de caso, em que se selecionou uma das empresas que respondeu ao questionário. As respostas à entrevista efetuada ao responsável pela cadeia de abastecimento são comparadas com os resultados do inquérito. Os resultados deste estudo apontam para que a qualidade de serviço web de uma forma global, e nas suas diferentes dimensões, afeta a confiança, a lealdade, o compromisso, e especialmente, a satisfação do cliente.A fiabilidade e privacidade da informação disponibilizada pelo serviço on-line são determinantes na perceção de qualidade de serviço web. Por outro lado, os gestores deverão ter especial atenção no desenvolvimento de serviços adicionais ao processo de compra, com disponibilização de opções logísticas, alternativas financeiras e interligação mais ampla e aprofundada das tecnologias de informação disponíveis. |
id |
RCAP_44b9330efa9609e011eebcdb100a1590 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10845 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Antecedentes e Consequências do Web Quality Service (WQS) Contexto B2BQualidade de serviço web; Satisfação; Lealdade; Confiança; Compromisso.O ritmo de evolução tecnológica e o uso crescente da Internet levou à adoção de novas formas de comunicação e relacionamento entre pessoas e consequentemente entre empresas. As organizações procuram nas tecnologias de informação novas formas de rentabilização e criação de valor. Um exemplo de uma nova forma de relacionamento, em ambiente B2B, será a compra de produtos através de plataformas eletrónicas on-line: e-procurement. Numa relação B2B em ambiente de e-commerce, a qualidade de serviço prestado vai para além do website, assentando nos aspetos que decorrem no antes, no durante e no depois. Torna-se assim fundamental que os gestores determinem como os seus clientes percecionam e avaliam os serviços on-line oferecidos pelas suas empresas O presente estudo tem como objetivo compreender como a qualidade do serviço prestado pelos fornecedores, através das suas plataformas on-line, influencia a lealdade do cliente, a sua confiança e satisfação para com o serviço ou produto fornecido, mas também como pode ser preditor de uma relação de compromisso. Estes são fatores fundamentais para a retenção e conquista de novos clientes por parte das empresas fornecedoras, mas também para criação de valor e de vantagens competitivas por parte dos clientes. Para avaliar a possível relação entre a WQS e as dimensões atrás referidas, realizou-se um inquérito a empresas que tenham o e-commerce como prática habitual de relacionamento com os seus fornecedores. Posteriormente efetuou-se um estudo de caso, em que se selecionou uma das empresas que respondeu ao questionário. As respostas à entrevista efetuada ao responsável pela cadeia de abastecimento são comparadas com os resultados do inquérito. Os resultados deste estudo apontam para que a qualidade de serviço web de uma forma global, e nas suas diferentes dimensões, afeta a confiança, a lealdade, o compromisso, e especialmente, a satisfação do cliente.A fiabilidade e privacidade da informação disponibilizada pelo serviço on-line são determinantes na perceção de qualidade de serviço web. Por outro lado, os gestores deverão ter especial atenção no desenvolvimento de serviços adicionais ao processo de compra, com disponibilização de opções logísticas, alternativas financeiras e interligação mais ampla e aprofundada das tecnologias de informação disponíveis.Dias, ÁlvaroRepositório Comumdos Reis Pedro , Jorge Miguel2016-01-13T16:40:32Z2015-09-222015-10-08T00:00:00Z2015-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10845201896389porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:47.111632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antecedentes e Consequências do Web Quality Service (WQS) Contexto B2B |
title |
Antecedentes e Consequências do Web Quality Service (WQS) Contexto B2B |
spellingShingle |
Antecedentes e Consequências do Web Quality Service (WQS) Contexto B2B dos Reis Pedro , Jorge Miguel Qualidade de serviço web; Satisfação; Lealdade; Confiança; Compromisso. |
title_short |
Antecedentes e Consequências do Web Quality Service (WQS) Contexto B2B |
title_full |
Antecedentes e Consequências do Web Quality Service (WQS) Contexto B2B |
title_fullStr |
Antecedentes e Consequências do Web Quality Service (WQS) Contexto B2B |
title_full_unstemmed |
Antecedentes e Consequências do Web Quality Service (WQS) Contexto B2B |
title_sort |
Antecedentes e Consequências do Web Quality Service (WQS) Contexto B2B |
author |
dos Reis Pedro , Jorge Miguel |
author_facet |
dos Reis Pedro , Jorge Miguel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Álvaro Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis Pedro , Jorge Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de serviço web; Satisfação; Lealdade; Confiança; Compromisso. |
topic |
Qualidade de serviço web; Satisfação; Lealdade; Confiança; Compromisso. |
description |
O ritmo de evolução tecnológica e o uso crescente da Internet levou à adoção de novas formas de comunicação e relacionamento entre pessoas e consequentemente entre empresas. As organizações procuram nas tecnologias de informação novas formas de rentabilização e criação de valor. Um exemplo de uma nova forma de relacionamento, em ambiente B2B, será a compra de produtos através de plataformas eletrónicas on-line: e-procurement. Numa relação B2B em ambiente de e-commerce, a qualidade de serviço prestado vai para além do website, assentando nos aspetos que decorrem no antes, no durante e no depois. Torna-se assim fundamental que os gestores determinem como os seus clientes percecionam e avaliam os serviços on-line oferecidos pelas suas empresas O presente estudo tem como objetivo compreender como a qualidade do serviço prestado pelos fornecedores, através das suas plataformas on-line, influencia a lealdade do cliente, a sua confiança e satisfação para com o serviço ou produto fornecido, mas também como pode ser preditor de uma relação de compromisso. Estes são fatores fundamentais para a retenção e conquista de novos clientes por parte das empresas fornecedoras, mas também para criação de valor e de vantagens competitivas por parte dos clientes. Para avaliar a possível relação entre a WQS e as dimensões atrás referidas, realizou-se um inquérito a empresas que tenham o e-commerce como prática habitual de relacionamento com os seus fornecedores. Posteriormente efetuou-se um estudo de caso, em que se selecionou uma das empresas que respondeu ao questionário. As respostas à entrevista efetuada ao responsável pela cadeia de abastecimento são comparadas com os resultados do inquérito. Os resultados deste estudo apontam para que a qualidade de serviço web de uma forma global, e nas suas diferentes dimensões, afeta a confiança, a lealdade, o compromisso, e especialmente, a satisfação do cliente.A fiabilidade e privacidade da informação disponibilizada pelo serviço on-line são determinantes na perceção de qualidade de serviço web. Por outro lado, os gestores deverão ter especial atenção no desenvolvimento de serviços adicionais ao processo de compra, com disponibilização de opções logísticas, alternativas financeiras e interligação mais ampla e aprofundada das tecnologias de informação disponíveis. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-22 2015-10-08T00:00:00Z 2015-10-08T00:00:00Z 2016-01-13T16:40:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10845 201896389 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10845 |
identifier_str_mv |
201896389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130039514562560 |