A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro Viriato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sílvia Andreia dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85609
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_44d1584e8ca8de4a29700e5c2bd624c2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro ViriatoThe Importance of Strategic Communication in Organizations: the case of Teatro ViriatoComunicaçãoCulturaOrganizaçõesComunicação OrganizacionalComunicação EstratégicaCommunicationCultureOrganizationsOrganizational communicationStrategic communicationRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de LetrasCommunication and culture turn out to be increasingly important in our daily lives. The assimilation of these two concepts is already done naturally by man, there are several forms that we use to communicate and several channels through which we can reach culture. Nowadays, cultural organizations represent one of these channels through which we can absorb culture. However, no organization is the same, which is reflected in a differentiated communication from place to place. The choice of communication strategy applied is related, among other factors, to the organization's objectives, values, location and socio-cultural context. The channels and the communication methods are chosen considering all these factors, so that the organization can achieve its focus and meet the demands of its audience. This internship report begins with the definitions of culture and communication and their mutations throughout time until their current definitions, which are essential at several levels. As inferred by the title of this report - The Importance of Strategic Communication in Organizations: the case of Teatro Viriato - it will be analysed the communication methods used by Teatro Viriato through an examination of both internal and external communication. Additionally, this report also aims to expose the work developed in this institution during the curricular internship that lasted about three and a half months and occurred in the last year of the master degree in Journalism and Communication.A comunicação e a cultura revelam-se cada vez mais importantes no nosso quotidiano. A assimilação destes dois conceitos pelo Homem é já feita naturalmente, sendo várias as formas que utilizamos para comunicar, assim como vários os canais por onde nos pode chegar a cultura. Nos dias que correm, as organizações culturais representam um dos canais por onde nos é possível absorver cultura. Porém, nenhuma organização é igual, o que se reflete numa comunicação diferenciada de local para local. A escolha da estratégia de comunicação aplicada está relacionada, entre outras questões, com os objetivos, valores, localização e contexto sociocultural da própria organização. Tendo em consideração todos estes fatores são definidos os canais e os métodos de comunicação a utilizar, para que a organização consiga alcançar o seu foco e ir ao encontro das necessidades do seu público. O presente relatório de estágio inicia-se com as definições de cultura e comunicação, e as suas mutações ao longo dos tempos, até à aquisição das definições atuais, as quais se mostram essenciais a vários níveis. Seguidamente, tal como indica o título deste estudo - A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro Viriato -, serão analisados os métodos de comunicação utilizados pelo Teatro Viriato na forma de comunicar, numa abordagem à comunicação interna e externa. Para além disso, este relatório pretende também expor o trabalho desenvolvido na instituição, no âmbito do estágio curricular que teve a duração de cerca de três meses e meio, e que decorreu no último ano do Mestrado em Jornalismo e Comunicação.2017-10-179999-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85609http://hdl.handle.net/10316/85609TID:202043878porSantos, Sílvia Andreia dosinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T10:52:02Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:53.672855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro Viriato
The Importance of Strategic Communication in Organizations: the case of Teatro Viriato
title A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro Viriato
spellingShingle A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro Viriato
Santos, Sílvia Andreia dos
Comunicação
Cultura
Organizações
Comunicação Organizacional
Comunicação Estratégica
Communication
Culture
Organizations
Organizational communication
Strategic communication
title_short A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro Viriato
title_full A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro Viriato
title_fullStr A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro Viriato
title_full_unstemmed A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro Viriato
title_sort A Importância da Comunicação Estratégica nas Organizações: o caso do Teatro Viriato
author Santos, Sílvia Andreia dos
author_facet Santos, Sílvia Andreia dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sílvia Andreia dos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Cultura
Organizações
Comunicação Organizacional
Comunicação Estratégica
Communication
Culture
Organizations
Organizational communication
Strategic communication
topic Comunicação
Cultura
Organizações
Comunicação Organizacional
Comunicação Estratégica
Communication
Culture
Organizations
Organizational communication
Strategic communication
description Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-17
9999-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85609
http://hdl.handle.net/10316/85609
TID:202043878
url http://hdl.handle.net/10316/85609
identifier_str_mv TID:202043878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133961205579776