Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Ivo Amorim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/15812
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino da Música, especificamente no que concerne à disciplina de Projeto Educativo, procedeu-se ao estudo abaixo relatado, que derivou da constatação de que existe uma lacuna no ensino do clarinete a nível secundário. A ausência de abordagem e/ou referência às técnicas contemporâneas no âmbito dos programas pedagógicos das diversas academias e conservatórios de música requer uma reflexão mais aprofundada, pois a sua omissão limita o futuro desenvolvimento musical de competências essenciais para a sua prática no Ensino Superior. Deste modo, procedeu-se a um estudo de caso qualitativo que procurasse compreender, explorar e descrever a aprendizagem das técnicas contemporâneas no Ensino Complementar. Por conseguinte, elaborou-se um inquérito para clarinetistas que frequentam ou frequentaram o Ensino Superior, e que visa avaliar a experiência dos inquiridos face a estas técnicas. Assim sendo, o presente estudo procura reforçar a implementação da aprendizagem dessas técnicas ditas contemporâneas ao nível do Ensino Secundário, apontando as suas vantagens e definindo as medidas em que estas poderão ser inseridas.
id RCAP_44d272c6b1b9d4148b682824172c9dcf
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/15812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundárioEnsino de músicaMúsica contemporâneaTécnicas musicaisClarinete - EnsinoNo âmbito do Mestrado em Ensino da Música, especificamente no que concerne à disciplina de Projeto Educativo, procedeu-se ao estudo abaixo relatado, que derivou da constatação de que existe uma lacuna no ensino do clarinete a nível secundário. A ausência de abordagem e/ou referência às técnicas contemporâneas no âmbito dos programas pedagógicos das diversas academias e conservatórios de música requer uma reflexão mais aprofundada, pois a sua omissão limita o futuro desenvolvimento musical de competências essenciais para a sua prática no Ensino Superior. Deste modo, procedeu-se a um estudo de caso qualitativo que procurasse compreender, explorar e descrever a aprendizagem das técnicas contemporâneas no Ensino Complementar. Por conseguinte, elaborou-se um inquérito para clarinetistas que frequentam ou frequentaram o Ensino Superior, e que visa avaliar a experiência dos inquiridos face a estas técnicas. Assim sendo, o presente estudo procura reforçar a implementação da aprendizagem dessas técnicas ditas contemporâneas ao nível do Ensino Secundário, apontando as suas vantagens e definindo as medidas em que estas poderão ser inseridas.On the scope of the Master Degree for Music Teaching of the University of Aveiro, and specifically regarding the Educational Project, the present study is presented, which derives from the perception of the existence of a gap in the clarinet educational programme at a highschool level. The absence of an approach and/or reference to contemporary techniques in the pedagogical programs of several music academies and conservatoires requires further reflection, because this omission restrains the future musical development of essential skills for their practice in a university level education. It was carried out a qualitative case study that searched for comprehension, exploration, and could describe the apprenticeship of contemporary techniques. Therefore, it has been elaborated a survey for clarinetists that are attending or attended a higher education, and evaluate the respondents’ experience in this techniques. Therefore, this study demands to reinforce the implementation of learning that techniques so-called contemporary in a highschool level, pointing the advantages and defining the measures that can insert them.Universidade de Aveiro2016-06-22T14:52:20Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15812porPinho, Ivo Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:20Zoai:ria.ua.pt:10773/15812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:06.307933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundário
title Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundário
spellingShingle Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundário
Pinho, Ivo Amorim
Ensino de música
Música contemporânea
Técnicas musicais
Clarinete - Ensino
title_short Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundário
title_full Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundário
title_fullStr Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundário
title_full_unstemmed Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundário
title_sort Técnicas contemporâneas do clarinete : a sua aprendizagem no ensino secundário
author Pinho, Ivo Amorim
author_facet Pinho, Ivo Amorim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Ivo Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Música contemporânea
Técnicas musicais
Clarinete - Ensino
topic Ensino de música
Música contemporânea
Técnicas musicais
Clarinete - Ensino
description No âmbito do Mestrado em Ensino da Música, especificamente no que concerne à disciplina de Projeto Educativo, procedeu-se ao estudo abaixo relatado, que derivou da constatação de que existe uma lacuna no ensino do clarinete a nível secundário. A ausência de abordagem e/ou referência às técnicas contemporâneas no âmbito dos programas pedagógicos das diversas academias e conservatórios de música requer uma reflexão mais aprofundada, pois a sua omissão limita o futuro desenvolvimento musical de competências essenciais para a sua prática no Ensino Superior. Deste modo, procedeu-se a um estudo de caso qualitativo que procurasse compreender, explorar e descrever a aprendizagem das técnicas contemporâneas no Ensino Complementar. Por conseguinte, elaborou-se um inquérito para clarinetistas que frequentam ou frequentaram o Ensino Superior, e que visa avaliar a experiência dos inquiridos face a estas técnicas. Assim sendo, o presente estudo procura reforçar a implementação da aprendizagem dessas técnicas ditas contemporâneas ao nível do Ensino Secundário, apontando as suas vantagens e definindo as medidas em que estas poderão ser inseridas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-06-22T14:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/15812
url http://hdl.handle.net/10773/15812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137560269684736