Estratégias de ensino promotoras de aprendizagens e do pensamento crítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1520 |
Resumo: | O presente relatório pretende refletir sobre experiências vividas no decorrer dos estágios, caraterizando os espaços, os contextos e as valências de educação préescolar e o ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Deste modo, serão apresentados todos os passos realizados para que os estágios fossem significativos. Inicialmente foi necessário conhecer as Instituições e os grupos de crianças/alunos e, para isso, realizou-se uma análise de documentos e observação. Através destes foi possível compreender as funcionalidades das Instituições e conhecer os interesses e necessidades, bem como as competências alcançadas pelas crianças/alunos, que possibilitaram uma melhor planificação e posterior ação e avaliação. Neste processo de desenvolvimento, no âmbito do estágio, é salientado o papel do educador/professor, como exemplo para as crianças/alunos, sendo uma pessoa afetiva e próxima do grupo que transmite conhecimentos e proporciona aprendizagens. Contudo, deve também adotar uma postura crítica e reflexiva e impulsionar esta atitude em cada criança/aluno, para que sejam crianças críticas, ou seja, que aprendam/saibam pensar por si. A sua ação deve ser para o grupo/turma, em geral, e para cada criança/aluno, no particular, promovendo competências/intencionalidades pedagógicas, atividades significativas e diversificadas. A intervenção é um tempo essencial no processo de aprendizagem e formação, a todos os níveis, tanto pessoal como profissional. Neste caso, permitiu realizar experiências educativas, vivenciar acontecimentos, relacionar prática e teoria, pensar criticamente os processos educativos e de ensino, aspetos fulcrais do futuro exercício profissional. ABSTRACT This report intends to reflect upon significant experiences in the course of the internship, in preschool and primary school contexts. Thus, we aim to display all the significant steps performed in the internship context. Initially it was necessary to know both institutions and the groups of children, for that document analysis and observation were performed. Through these means of collecting data was possible to understand the features of the institutions and meet the interests, needs and skills achieved by the children, which enabled better planning and subsequent action and in the end its assessment. At this internship development process is emphasized the educator’s and primary school teacher’s role, as an example for the group of children, being an emotional person close to the group. However, it is believed that it is necessary to adopt a critical and reflective attitude. The pedagogical intervention should be for the group in general and for every child in particular, aiming skills / pedagogical intentions, significant and diversified activities to address all areas of knowledge, particularly the areas less sought by the group. The intervention experience is essential in the learning and training process, at all levels, both personal and professional, once allowed to perform significant experiments, which become central to professional life. |
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