O papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa Finoa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Maria Rui
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/85662
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_44e9d9f31f06666873796faea4d7eb61
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85662
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa FinoaEmail marketingMarketing digitalMarketing B2BMarketing digital B2BCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e EstratégiaEste relatório tem por base a experiência de estágio realizado na empresa Finoa de 15 de setembro de 2022 a 14 de março de 2023 e apresenta um estudo sobre o papel do email marketing nas empresas B2B, com foco na start-up alemã. O principal objetivo desta investigação foi desenvolver um plano de alterações da atual estratégia de email marketing da empresa. O estudo foi conduzido utilizando uma metodologia de investigação mista, envolvendo uma análise qualitativa a entrevistas com os membros do departamento de marketing da empresa e uma análise dos resultados das campanhas de email enviadas anteriormente. Os resultados desta investigação fornecem informações relevantes sobre a importância e os desafios do email marketing para empresas B2B, como é o caso da Finoa, bem como as estratégias e táticas que podem ser utilizadas para melhorar a sua eficácia. Os resultados sugerem que uma estratégia de email marketing bem direcionada pode ser uma forma eficaz de alcançar e envolver os clientes B2B, mas que deve ser dada uma atenção cuidadosa a fatores tais como o fornecimento de conteúdo relevante, as normas legais e uma correta segmentação. Este estudo fornece recomendações práticas para melhorar a estratégia de email marketing da Finoa, bem como perceções mais gerais sobre o papel do email marketing nas empresas B2B.This report is based on the internship experience conducted at the company Finoa from September 15, 2022 to March 14, 2023 and presents a study on the role of email marketing in B2B companies, with a focus on the german startup. The main objective of this research was to develop a plan of alterations to the company's current email marketing strategy. The study was conducted using a mixed research methodology, involving a qualitative analysis of interviews with members of the company's marketing department and an analysis of the results to previous email marketing campaigns. The results of this research provide relevant information about the importance and challenges of email marketing for B2B companies like Finoa, as well as strategies and tactics that can be used to improve the effectiveness of this strategy. The results suggest that a well-targeted email marketing strategy can be an effective way to reach and engage B2B customers, but that careful attention must be paid to factors such as providing relevant content, legal standards, and proper segmentation. This study provides practical recommendations for improving Finoa's email marketing strategy, as well as more general insights into the role of email marketing in B2B companies.Pinho, José Carlos M.Universidade do MinhoVilela, Maria Rui2023-07-192023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/85662por203332148info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-29T01:20:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/85662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:00.593748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa Finoa
title O papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa Finoa
spellingShingle O papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa Finoa
Vilela, Maria Rui
Email marketing
Marketing digital
Marketing B2B
Marketing digital B2B
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa Finoa
title_full O papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa Finoa
title_fullStr O papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa Finoa
title_full_unstemmed O papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa Finoa
title_sort O papel do email marketing em empresas B2B: o caso da empresa Finoa
author Vilela, Maria Rui
author_facet Vilela, Maria Rui
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, José Carlos M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Maria Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Email marketing
Marketing digital
Marketing B2B
Marketing digital B2B
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Email marketing
Marketing digital
Marketing B2B
Marketing digital B2B
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
2023-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/85662
url https://hdl.handle.net/1822/85662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203332148
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133348555128832