Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo : um estudo na área metropolitana do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Joana dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/27148
Resumo: Este estudo teve como objetivo realizar uma análise descritiva das Inteligências Múltiplas de uma amostra de alunos do 2º e 3º ciclo, relacionando-as com variáveis pessoais e académicas. A amostra foi constituída por 512 alunos (48,8% rapazes e 51,2% raparigas) de quatro escolas privadas da Área Metropolitana do Porto. Estes alunos frequentavam o 5º ano (47,3%) e o 7º ano (52,7%) e apresentavam idades entre os 9 e 15 anos. A recolha de dados foi realizada através da escala Multiple Intelligences Survey for Kids (MISK; Candler, 2011), adaptada para a população Portuguesa por Mendes (2015). Os resultados indicam que as raparigas apresentam valores superiores aos dos rapazes nas inteligências Verbal-Linguística, Musical, Visual-Espacial, Corporal-Cinestésica e Interpessoal, enquanto os rapazes se destacam na inteligência Lógico-Matemática. Em relação ao ano de escolaridade, os resultados mostram que os alunos de 5º ano apresentam valores superiores aos dos alunos de 7º ano nas Inteligências Naturalista, Verbal-Linguística, Musical, Visual-Espacial e Corporal-Cinestésica. Por fim, os resultados obtidos indicam a existência de uma correlação positiva estatisticamente significativa entre as Inteligências Lógico-Matemática e Interpessoal e o rendimento escolar a Matemática e entre as Inteligências Lógico-Matemática, Verbal-Linguística, Corporal-Cinestésica e Interpessoal e o rendimento escolar a Português.
id RCAP_4512d72ffa829096ac0d700780b0ccd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo : um estudo na área metropolitana do PortoInteligências múltiplasGéneroAno de escolaridadeRendimento escolarMultiple intelligencesGenderYear of schoolingSchool performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo teve como objetivo realizar uma análise descritiva das Inteligências Múltiplas de uma amostra de alunos do 2º e 3º ciclo, relacionando-as com variáveis pessoais e académicas. A amostra foi constituída por 512 alunos (48,8% rapazes e 51,2% raparigas) de quatro escolas privadas da Área Metropolitana do Porto. Estes alunos frequentavam o 5º ano (47,3%) e o 7º ano (52,7%) e apresentavam idades entre os 9 e 15 anos. A recolha de dados foi realizada através da escala Multiple Intelligences Survey for Kids (MISK; Candler, 2011), adaptada para a população Portuguesa por Mendes (2015). Os resultados indicam que as raparigas apresentam valores superiores aos dos rapazes nas inteligências Verbal-Linguística, Musical, Visual-Espacial, Corporal-Cinestésica e Interpessoal, enquanto os rapazes se destacam na inteligência Lógico-Matemática. Em relação ao ano de escolaridade, os resultados mostram que os alunos de 5º ano apresentam valores superiores aos dos alunos de 7º ano nas Inteligências Naturalista, Verbal-Linguística, Musical, Visual-Espacial e Corporal-Cinestésica. Por fim, os resultados obtidos indicam a existência de uma correlação positiva estatisticamente significativa entre as Inteligências Lógico-Matemática e Interpessoal e o rendimento escolar a Matemática e entre as Inteligências Lógico-Matemática, Verbal-Linguística, Corporal-Cinestésica e Interpessoal e o rendimento escolar a Português.This study, has had as goal accomplish a descriptive analysis of the Multiple Intelligences of a sample of students from the second and third cycles relating them to personal and academic variables. The sample consisted of 512 students (48.8% of the male gender and 51.2% of the female gender) of four private schools in the Oporto Metropolitan Area. These students attended the 5th grade (47,3%) and the 7th grade (52,7%) and were aged between 9 and 15 years. The data collection was done through the scale Multiple Intelligences Survey for Kids (MISK; Candler, 2011), which was adapted for the Portuguese population by Mendes (2015). The results indicate that girls present higher values in relation to boys at the level of Intelligence Linguistic, Musical, Spatial-Visual, Corporal-Kinaesthetic and Interpersonal. The boys stand out more in Logical-Mathematical Intelligence. Regarding the year of schooling, the results show that the students of 5th Year present higher values than the students of 7th Year in the Naturalistic, Verbal-Linguistic, Musical, Spatial-Visual and Corporal-Kinaesthetic Intelligence. Finally, the results indicate the existence of a statistically significant positive correlation between Intelligences Logical-Mathematical and Interpersonal Intelligence and academic achievement in Mathematics and Logical-Mathematical, Verbal-Linguistic, Kinaesthetic and Interpersonal Intelligence and Portuguese academic performance.Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPinheiro, Joana dos Santos2019-03-27T09:08:41Z2018-07-2520182018-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27148TID:202196704porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:42Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:44.845413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo : um estudo na área metropolitana do Porto
title Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo : um estudo na área metropolitana do Porto
spellingShingle Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo : um estudo na área metropolitana do Porto
Pinheiro, Joana dos Santos
Inteligências múltiplas
Género
Ano de escolaridade
Rendimento escolar
Multiple intelligences
Gender
Year of schooling
School performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo : um estudo na área metropolitana do Porto
title_full Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo : um estudo na área metropolitana do Porto
title_fullStr Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo : um estudo na área metropolitana do Porto
title_full_unstemmed Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo : um estudo na área metropolitana do Porto
title_sort Inteligências múltiplas de alunos de 2.º e 3.º ciclo : um estudo na área metropolitana do Porto
author Pinheiro, Joana dos Santos
author_facet Pinheiro, Joana dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Maria Luísa da Mota Teixeira
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Joana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligências múltiplas
Género
Ano de escolaridade
Rendimento escolar
Multiple intelligences
Gender
Year of schooling
School performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inteligências múltiplas
Género
Ano de escolaridade
Rendimento escolar
Multiple intelligences
Gender
Year of schooling
School performance
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo teve como objetivo realizar uma análise descritiva das Inteligências Múltiplas de uma amostra de alunos do 2º e 3º ciclo, relacionando-as com variáveis pessoais e académicas. A amostra foi constituída por 512 alunos (48,8% rapazes e 51,2% raparigas) de quatro escolas privadas da Área Metropolitana do Porto. Estes alunos frequentavam o 5º ano (47,3%) e o 7º ano (52,7%) e apresentavam idades entre os 9 e 15 anos. A recolha de dados foi realizada através da escala Multiple Intelligences Survey for Kids (MISK; Candler, 2011), adaptada para a população Portuguesa por Mendes (2015). Os resultados indicam que as raparigas apresentam valores superiores aos dos rapazes nas inteligências Verbal-Linguística, Musical, Visual-Espacial, Corporal-Cinestésica e Interpessoal, enquanto os rapazes se destacam na inteligência Lógico-Matemática. Em relação ao ano de escolaridade, os resultados mostram que os alunos de 5º ano apresentam valores superiores aos dos alunos de 7º ano nas Inteligências Naturalista, Verbal-Linguística, Musical, Visual-Espacial e Corporal-Cinestésica. Por fim, os resultados obtidos indicam a existência de uma correlação positiva estatisticamente significativa entre as Inteligências Lógico-Matemática e Interpessoal e o rendimento escolar a Matemática e entre as Inteligências Lógico-Matemática, Verbal-Linguística, Corporal-Cinestésica e Interpessoal e o rendimento escolar a Português.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
2018
2018-07-25T00:00:00Z
2019-03-27T09:08:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/27148
TID:202196704
url http://hdl.handle.net/10400.14/27148
identifier_str_mv TID:202196704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131920029712384