Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cristina Nivalda Nunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1510
Resumo: O tema da inteligência tem suscitado vasto debate entre os especialistas, os quais dividem as suas opiniões sobre a forma como esta funciona. Enquanto alguns acreditam que a inteligência possui um único fator, outros acreditam que esta é composta por uma multiplicidade destes. Defendendo este ponto, encontra-se o psicólogo americano Howard Gardner, o qual desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas. Tendo em conta esta teoria procurou-se adaptar um instrumento à nossa população para medir as inteligências da mesma. Assim, nesta investigação participaram 112 sujeitos, entre os 6 e os 12 anos, dos quais 61% são do sexo masculino e 39% são do sexo feminino. Os resultados obtidos indicam que a inteligência mais presente nos participantes é a inteligência visuo-espacial, com as raparigas e os rapazes a apresentaram como inteligência mais elevada a corporal-cinestésica. A diferença mais significativa entre géneros ocorre ao nível da inteligência linguístico-verbal. Estes resultados indicam que as crianças possuem inteligências mais práticas, o que difere do modelo tradicional de educação utilizado pela escola atual, o que poderá criar dificuldades a alguns alunos na aquisição de conhecimentos. Estes dados confirmam a existência de todas as inteligências propostas por Gardner, com variações de pessoa para pessoa, reforçando a importância e necessidade de valorizar as diferentes capacidades apresentadas pelos indivíduos.
id RCAP_b13a26e2be2ffa9dc1aabc623fbf19e0
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1510
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminarInteligências múltiplasEscolaCriançasCompetênciasMultiple intelligencesSchoolChildrenCompetencesPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO tema da inteligência tem suscitado vasto debate entre os especialistas, os quais dividem as suas opiniões sobre a forma como esta funciona. Enquanto alguns acreditam que a inteligência possui um único fator, outros acreditam que esta é composta por uma multiplicidade destes. Defendendo este ponto, encontra-se o psicólogo americano Howard Gardner, o qual desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas. Tendo em conta esta teoria procurou-se adaptar um instrumento à nossa população para medir as inteligências da mesma. Assim, nesta investigação participaram 112 sujeitos, entre os 6 e os 12 anos, dos quais 61% são do sexo masculino e 39% são do sexo feminino. Os resultados obtidos indicam que a inteligência mais presente nos participantes é a inteligência visuo-espacial, com as raparigas e os rapazes a apresentaram como inteligência mais elevada a corporal-cinestésica. A diferença mais significativa entre géneros ocorre ao nível da inteligência linguístico-verbal. Estes resultados indicam que as crianças possuem inteligências mais práticas, o que difere do modelo tradicional de educação utilizado pela escola atual, o que poderá criar dificuldades a alguns alunos na aquisição de conhecimentos. Estes dados confirmam a existência de todas as inteligências propostas por Gardner, com variações de pessoa para pessoa, reforçando a importância e necessidade de valorizar as diferentes capacidades apresentadas pelos indivíduos.The subject of intelligence has been raising quite the debate between the specialists, who divide their opinions on how it operates. While some believe intelligence has only one factor others believe it to possess a multiplicity of these. In this last line of thought is the American psychologist Howard Gardner, who developed the Multiple Intelligence theory. Taking this into account we tried to adapt an instrument to our population to measure their intelligences. So, in this investigation participated 112 participants, between ages 6 to 12 years old, where 61% were male and 39% were female. The participant’s ages are between 6 to 12 years old. The results indicated that the most present intelligence in the participants is visual-spatial, with girls and boys both displaying bodily-kinesthetic. The most significant difference between genders happens in the linguistic intelligence. These results indicate that children possess more practical intelligences what differs from the traditional educational model used by schools which can create difficulties to students to acquire knowledge. These data confirm that every child possesses all the multiple intelligence proposed by Gardner with some variations from person to person reinforce the importance and necessity to valorize the different capacities displayed by individuals.Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasDigitUMaMendes, Cristina Nivalda Nunes2017-05-11T00:30:09Z2016-02-10T00:00:00Z2016-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1510201619997porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:13.456228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminar
title Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminar
spellingShingle Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminar
Mendes, Cristina Nivalda Nunes
Inteligências múltiplas
Escola
Crianças
Competências
Multiple intelligences
School
Children
Competences
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminar
title_full Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminar
title_fullStr Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminar
title_full_unstemmed Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminar
title_sort Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminar
author Mendes, Cristina Nivalda Nunes
author_facet Mendes, Cristina Nivalda Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Cristina Nivalda Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligências múltiplas
Escola
Crianças
Competências
Multiple intelligences
School
Children
Competences
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Inteligências múltiplas
Escola
Crianças
Competências
Multiple intelligences
School
Children
Competences
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O tema da inteligência tem suscitado vasto debate entre os especialistas, os quais dividem as suas opiniões sobre a forma como esta funciona. Enquanto alguns acreditam que a inteligência possui um único fator, outros acreditam que esta é composta por uma multiplicidade destes. Defendendo este ponto, encontra-se o psicólogo americano Howard Gardner, o qual desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas. Tendo em conta esta teoria procurou-se adaptar um instrumento à nossa população para medir as inteligências da mesma. Assim, nesta investigação participaram 112 sujeitos, entre os 6 e os 12 anos, dos quais 61% são do sexo masculino e 39% são do sexo feminino. Os resultados obtidos indicam que a inteligência mais presente nos participantes é a inteligência visuo-espacial, com as raparigas e os rapazes a apresentaram como inteligência mais elevada a corporal-cinestésica. A diferença mais significativa entre géneros ocorre ao nível da inteligência linguístico-verbal. Estes resultados indicam que as crianças possuem inteligências mais práticas, o que difere do modelo tradicional de educação utilizado pela escola atual, o que poderá criar dificuldades a alguns alunos na aquisição de conhecimentos. Estes dados confirmam a existência de todas as inteligências propostas por Gardner, com variações de pessoa para pessoa, reforçando a importância e necessidade de valorizar as diferentes capacidades apresentadas pelos indivíduos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-10T00:00:00Z
2016-02-10T00:00:00Z
2017-05-11T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1510
201619997
url http://hdl.handle.net/10400.13/1510
identifier_str_mv 201619997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129911965777920