PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19073
Resumo: O presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer parte do espólio publicitário da indústria farmacêutica em Portugal, mais concretamente, os anúncios publicados nas revistas Ilustração Portuguesa e Ilustração, no período de tempo entre 1904 a 1957. No decorrer da história da publicidade farmacêutica podemos entender os avanços tecnológicos e científicos, a rivalidade entre a indústria farmacêutica portuguesa e a indústria internacional, os diferentes contextos políticos, sociais e económicos. Estes aspectos permite-nos analisar e interpretar, também, a evolução da expressão gráfica, a influência da vida quotidiana e o clima intelectual e cultural da época. Após uma leitura interpretativa do material em investigação, procedeu-se a uma análise e categorização das temáticas gráficas dos anúncios. O livro Pharmacia - Grafismo Publicitário Português, projecto editorial que acompanha este documento escrito surge com o objectivo de documentar o material recolhido durante a investigação, possibilitando ao leitor comparar os anúncios entre si, relembrar as suas memórias pessoais e promover o interesse pelo património cultural e artístico português. Pharmacia - Grafismo Publicitário Português é, assim, consequência da vontade de valorizar culturalmente e artisticamente os anúncios publicitários farmacêuticos, mas também pela raridade do material e pela escassez de publicações inerentes à matéria.
id RCAP_45143a7507cb3216f97689c116acfd2e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PHARMACIA - Grafismo Publicitário PortuguêsIlustração PortuguesaIlustraçãoIndústria FarmacêuticaAnúncios PublicitáriosArquivo CulturalDesign GráficoDesignO presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer parte do espólio publicitário da indústria farmacêutica em Portugal, mais concretamente, os anúncios publicados nas revistas Ilustração Portuguesa e Ilustração, no período de tempo entre 1904 a 1957. No decorrer da história da publicidade farmacêutica podemos entender os avanços tecnológicos e científicos, a rivalidade entre a indústria farmacêutica portuguesa e a indústria internacional, os diferentes contextos políticos, sociais e económicos. Estes aspectos permite-nos analisar e interpretar, também, a evolução da expressão gráfica, a influência da vida quotidiana e o clima intelectual e cultural da época. Após uma leitura interpretativa do material em investigação, procedeu-se a uma análise e categorização das temáticas gráficas dos anúncios. O livro Pharmacia - Grafismo Publicitário Português, projecto editorial que acompanha este documento escrito surge com o objectivo de documentar o material recolhido durante a investigação, possibilitando ao leitor comparar os anúncios entre si, relembrar as suas memórias pessoais e promover o interesse pelo património cultural e artístico português. Pharmacia - Grafismo Publicitário Português é, assim, consequência da vontade de valorizar culturalmente e artisticamente os anúncios publicitários farmacêuticos, mas também pela raridade do material e pela escassez de publicações inerentes à matéria.Silva, HelenaRepositório ComumSousa, Sara2017-10-18T10:10:43Z2017-07-042017-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19073201740370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:01.633315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português
title PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português
spellingShingle PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português
Sousa, Sara
Ilustração Portuguesa
Ilustração
Indústria Farmacêutica
Anúncios Publicitários
Arquivo Cultural
Design Gráfico
Design
title_short PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português
title_full PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português
title_fullStr PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português
title_full_unstemmed PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português
title_sort PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português
author Sousa, Sara
author_facet Sousa, Sara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Helena
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sara
dc.subject.por.fl_str_mv Ilustração Portuguesa
Ilustração
Indústria Farmacêutica
Anúncios Publicitários
Arquivo Cultural
Design Gráfico
Design
topic Ilustração Portuguesa
Ilustração
Indústria Farmacêutica
Anúncios Publicitários
Arquivo Cultural
Design Gráfico
Design
description O presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer parte do espólio publicitário da indústria farmacêutica em Portugal, mais concretamente, os anúncios publicados nas revistas Ilustração Portuguesa e Ilustração, no período de tempo entre 1904 a 1957. No decorrer da história da publicidade farmacêutica podemos entender os avanços tecnológicos e científicos, a rivalidade entre a indústria farmacêutica portuguesa e a indústria internacional, os diferentes contextos políticos, sociais e económicos. Estes aspectos permite-nos analisar e interpretar, também, a evolução da expressão gráfica, a influência da vida quotidiana e o clima intelectual e cultural da época. Após uma leitura interpretativa do material em investigação, procedeu-se a uma análise e categorização das temáticas gráficas dos anúncios. O livro Pharmacia - Grafismo Publicitário Português, projecto editorial que acompanha este documento escrito surge com o objectivo de documentar o material recolhido durante a investigação, possibilitando ao leitor comparar os anúncios entre si, relembrar as suas memórias pessoais e promover o interesse pelo património cultural e artístico português. Pharmacia - Grafismo Publicitário Português é, assim, consequência da vontade de valorizar culturalmente e artisticamente os anúncios publicitários farmacêuticos, mas também pela raridade do material e pela escassez de publicações inerentes à matéria.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-18T10:10:43Z
2017-07-04
2017-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/19073
201740370
url http://hdl.handle.net/10400.26/19073
identifier_str_mv 201740370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130675313377280