PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/19073 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer parte do espólio publicitário da indústria farmacêutica em Portugal, mais concretamente, os anúncios publicados nas revistas Ilustração Portuguesa e Ilustração, no período de tempo entre 1904 a 1957. No decorrer da história da publicidade farmacêutica podemos entender os avanços tecnológicos e científicos, a rivalidade entre a indústria farmacêutica portuguesa e a indústria internacional, os diferentes contextos políticos, sociais e económicos. Estes aspectos permite-nos analisar e interpretar, também, a evolução da expressão gráfica, a influência da vida quotidiana e o clima intelectual e cultural da época. Após uma leitura interpretativa do material em investigação, procedeu-se a uma análise e categorização das temáticas gráficas dos anúncios. O livro Pharmacia - Grafismo Publicitário Português, projecto editorial que acompanha este documento escrito surge com o objectivo de documentar o material recolhido durante a investigação, possibilitando ao leitor comparar os anúncios entre si, relembrar as suas memórias pessoais e promover o interesse pelo património cultural e artístico português. Pharmacia - Grafismo Publicitário Português é, assim, consequência da vontade de valorizar culturalmente e artisticamente os anúncios publicitários farmacêuticos, mas também pela raridade do material e pela escassez de publicações inerentes à matéria. |
id |
RCAP_45143a7507cb3216f97689c116acfd2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/19073 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PHARMACIA - Grafismo Publicitário PortuguêsIlustração PortuguesaIlustraçãoIndústria FarmacêuticaAnúncios PublicitáriosArquivo CulturalDesign GráficoDesignO presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer parte do espólio publicitário da indústria farmacêutica em Portugal, mais concretamente, os anúncios publicados nas revistas Ilustração Portuguesa e Ilustração, no período de tempo entre 1904 a 1957. No decorrer da história da publicidade farmacêutica podemos entender os avanços tecnológicos e científicos, a rivalidade entre a indústria farmacêutica portuguesa e a indústria internacional, os diferentes contextos políticos, sociais e económicos. Estes aspectos permite-nos analisar e interpretar, também, a evolução da expressão gráfica, a influência da vida quotidiana e o clima intelectual e cultural da época. Após uma leitura interpretativa do material em investigação, procedeu-se a uma análise e categorização das temáticas gráficas dos anúncios. O livro Pharmacia - Grafismo Publicitário Português, projecto editorial que acompanha este documento escrito surge com o objectivo de documentar o material recolhido durante a investigação, possibilitando ao leitor comparar os anúncios entre si, relembrar as suas memórias pessoais e promover o interesse pelo património cultural e artístico português. Pharmacia - Grafismo Publicitário Português é, assim, consequência da vontade de valorizar culturalmente e artisticamente os anúncios publicitários farmacêuticos, mas também pela raridade do material e pela escassez de publicações inerentes à matéria.Silva, HelenaRepositório ComumSousa, Sara2017-10-18T10:10:43Z2017-07-042017-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/19073201740370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/19073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:01.633315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português |
title |
PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português |
spellingShingle |
PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português Sousa, Sara Ilustração Portuguesa Ilustração Indústria Farmacêutica Anúncios Publicitários Arquivo Cultural Design Gráfico Design |
title_short |
PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português |
title_full |
PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português |
title_fullStr |
PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português |
title_full_unstemmed |
PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português |
title_sort |
PHARMACIA - Grafismo Publicitário Português |
author |
Sousa, Sara |
author_facet |
Sousa, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Helena Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ilustração Portuguesa Ilustração Indústria Farmacêutica Anúncios Publicitários Arquivo Cultural Design Gráfico Design |
topic |
Ilustração Portuguesa Ilustração Indústria Farmacêutica Anúncios Publicitários Arquivo Cultural Design Gráfico Design |
description |
O presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer parte do espólio publicitário da indústria farmacêutica em Portugal, mais concretamente, os anúncios publicados nas revistas Ilustração Portuguesa e Ilustração, no período de tempo entre 1904 a 1957. No decorrer da história da publicidade farmacêutica podemos entender os avanços tecnológicos e científicos, a rivalidade entre a indústria farmacêutica portuguesa e a indústria internacional, os diferentes contextos políticos, sociais e económicos. Estes aspectos permite-nos analisar e interpretar, também, a evolução da expressão gráfica, a influência da vida quotidiana e o clima intelectual e cultural da época. Após uma leitura interpretativa do material em investigação, procedeu-se a uma análise e categorização das temáticas gráficas dos anúncios. O livro Pharmacia - Grafismo Publicitário Português, projecto editorial que acompanha este documento escrito surge com o objectivo de documentar o material recolhido durante a investigação, possibilitando ao leitor comparar os anúncios entre si, relembrar as suas memórias pessoais e promover o interesse pelo património cultural e artístico português. Pharmacia - Grafismo Publicitário Português é, assim, consequência da vontade de valorizar culturalmente e artisticamente os anúncios publicitários farmacêuticos, mas também pela raridade do material e pela escassez de publicações inerentes à matéria. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-18T10:10:43Z 2017-07-04 2017-07-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/19073 201740370 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/19073 |
identifier_str_mv |
201740370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130675313377280 |