Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Isabel Chaves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carvalho, Leonor, Ferreira, Viviana, Lopes, Sandra, Pinto, Ana Isabel, Portugal, Gabriela, Santos, Paula, Serrano, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.41
Resumo: Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Esta parceria teve como objectivo organizar e implementar uma formação para profissionais de Intervenção Precoce (IP) designada a promover práticas centradas na família e baseadas nas rotinas. O enquadramento conceptual subjacente a este modelo de formação baseia-se em teorias desenvolvimentais--contextualistas que fundamentam práticas de IP inseridas em oportunidades de aprendizagem em contextos naturais. De acordo com esta perspectiva McWilliam (2005) refere os conceitos de envolvimento, independência e relações sociais, bem como quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem em contextos de educação, nomeadamente ambiente, actividades, abordagem inicial e interacções, e especifica como estes podem ser utilizados para planificar intervenções promotoras da qualidade das interacções da criança. São descritas as componentes do modelo de formação, bem como linhas de investigação decorrentes deste projecto
id RCAP_45242bf84f2bd0b74f6d2051e94bc6a4
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/41
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigaçãoContextos naturais de aprendizagem; Formação e investigação em IPI; RotinasEste artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Esta parceria teve como objectivo organizar e implementar uma formação para profissionais de Intervenção Precoce (IP) designada a promover práticas centradas na família e baseadas nas rotinas. O enquadramento conceptual subjacente a este modelo de formação baseia-se em teorias desenvolvimentais--contextualistas que fundamentam práticas de IP inseridas em oportunidades de aprendizagem em contextos naturais. De acordo com esta perspectiva McWilliam (2005) refere os conceitos de envolvimento, independência e relações sociais, bem como quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem em contextos de educação, nomeadamente ambiente, actividades, abordagem inicial e interacções, e especifica como estes podem ser utilizados para planificar intervenções promotoras da qualidade das interacções da criança. São descritas as componentes do modelo de formação, bem como linhas de investigação decorrentes deste projectoISPA - Instituto Universitário2012-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.41https://doi.org/10.14417/ap.41Análise Psicológica; Vol 29, No 1 (2011); 83-98Análise Psicológica; Vol 29, No 1 (2011); 83-981646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/41http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/41/pdfde Almeida, Isabel ChavesCarvalho, LeonorFerreira, VivianaLopes, SandraPinto, Ana IsabelPortugal, GabrielaSantos, PaulaSerrano, Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:47Zoai:ojs.localhost:article/41Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:52.246201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação
title Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação
spellingShingle Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação
de Almeida, Isabel Chaves
Contextos naturais de aprendizagem; Formação e investigação em IPI; Rotinas
title_short Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação
title_full Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação
title_fullStr Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação
title_full_unstemmed Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação
title_sort Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação
author de Almeida, Isabel Chaves
author_facet de Almeida, Isabel Chaves
Carvalho, Leonor
Ferreira, Viviana
Lopes, Sandra
Pinto, Ana Isabel
Portugal, Gabriela
Santos, Paula
Serrano, Ana Maria
author_role author
author2 Carvalho, Leonor
Ferreira, Viviana
Lopes, Sandra
Pinto, Ana Isabel
Portugal, Gabriela
Santos, Paula
Serrano, Ana Maria
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Isabel Chaves
Carvalho, Leonor
Ferreira, Viviana
Lopes, Sandra
Pinto, Ana Isabel
Portugal, Gabriela
Santos, Paula
Serrano, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Contextos naturais de aprendizagem; Formação e investigação em IPI; Rotinas
topic Contextos naturais de aprendizagem; Formação e investigação em IPI; Rotinas
description Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Esta parceria teve como objectivo organizar e implementar uma formação para profissionais de Intervenção Precoce (IP) designada a promover práticas centradas na família e baseadas nas rotinas. O enquadramento conceptual subjacente a este modelo de formação baseia-se em teorias desenvolvimentais--contextualistas que fundamentam práticas de IP inseridas em oportunidades de aprendizagem em contextos naturais. De acordo com esta perspectiva McWilliam (2005) refere os conceitos de envolvimento, independência e relações sociais, bem como quatro dimensões do processo de ensino/aprendizagem em contextos de educação, nomeadamente ambiente, actividades, abordagem inicial e interacções, e especifica como estes podem ser utilizados para planificar intervenções promotoras da qualidade das interacções da criança. São descritas as componentes do modelo de formação, bem como linhas de investigação decorrentes deste projecto
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.41
https://doi.org/10.14417/ap.41
url https://doi.org/10.14417/ap.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/41
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/41/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 29, No 1 (2011); 83-98
Análise Psicológica; Vol 29, No 1 (2011); 83-98
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131596122488832