Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000100006 |
Resumo: | Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Esta parceria teve como objectivo organizar e implementar uma formação para profissionais de Intervenção Precoce (IP) designada a promover práticas centradas na família e baseadas nas rotinas. O enqua dramento conceptual subjacente a este modelo de formação baseia-se em teorias desenvolvimentais-contextualistas que fundamentam práticas de IP inseridas em oportunidades de aprendizagem em contextos naturais. De acordo com esta perspectiva McWilliam (2005) refere os conceitos de envolvimento, independência e relações sociais, bem como quatro dimensões do processo de ensinoaprendizagem em contextos de educação, nomeadamente ambiente, actividades, abordagem inicial e interacções, e especifica como estes podem ser utilizados para planificar intervenções promotoras da qualidade das interacções da criança. São descritas as componentes do modelo de formação, bem como linhas de investigação decorrentes deste projecto. |
id |
RCAP_dc697010ace8a395da172221b9c7c7a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0870-82312011000100006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigaçãoContextos naturais de aprendizagemFormação e investigação em IPIRotinasEste artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Esta parceria teve como objectivo organizar e implementar uma formação para profissionais de Intervenção Precoce (IP) designada a promover práticas centradas na família e baseadas nas rotinas. O enqua dramento conceptual subjacente a este modelo de formação baseia-se em teorias desenvolvimentais-contextualistas que fundamentam práticas de IP inseridas em oportunidades de aprendizagem em contextos naturais. De acordo com esta perspectiva McWilliam (2005) refere os conceitos de envolvimento, independência e relações sociais, bem como quatro dimensões do processo de ensinoaprendizagem em contextos de educação, nomeadamente ambiente, actividades, abordagem inicial e interacções, e especifica como estes podem ser utilizados para planificar intervenções promotoras da qualidade das interacções da criança. São descritas as componentes do modelo de formação, bem como linhas de investigação decorrentes deste projecto.ISPA-Instituto Universitário2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000100006Análise Psicológica v.29 n.1 2011reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000100006Almeida,Isabel Chaves deCarvalho,LeonorFerreira,VivianaGrande,CatarinaLopes,SandraPinto,Ana IsabelPortugal,GabrielaSantos,PaulaSerrano,Ana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:31Zoai:scielo:S0870-82312011000100006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:22.540592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação |
title |
Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação |
spellingShingle |
Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação Almeida,Isabel Chaves de Contextos naturais de aprendizagem Formação e investigação em IPI Rotinas |
title_short |
Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação |
title_full |
Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação |
title_fullStr |
Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação |
title_full_unstemmed |
Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação |
title_sort |
Práticas de intervenção precoce baseadas nas rotinas: Um projecto de formação e investigação |
author |
Almeida,Isabel Chaves de |
author_facet |
Almeida,Isabel Chaves de Carvalho,Leonor Ferreira,Viviana Grande,Catarina Lopes,Sandra Pinto,Ana Isabel Portugal,Gabriela Santos,Paula Serrano,Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho,Leonor Ferreira,Viviana Grande,Catarina Lopes,Sandra Pinto,Ana Isabel Portugal,Gabriela Santos,Paula Serrano,Ana Maria |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Isabel Chaves de Carvalho,Leonor Ferreira,Viviana Grande,Catarina Lopes,Sandra Pinto,Ana Isabel Portugal,Gabriela Santos,Paula Serrano,Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contextos naturais de aprendizagem Formação e investigação em IPI Rotinas |
topic |
Contextos naturais de aprendizagem Formação e investigação em IPI Rotinas |
description |
Este artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo Técnico de Investigação (GTI), que resultou de uma parceria da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) com diferentes instituições do ensino superior nacionais e que contou com a orientação científica do Professor Robin McWilliam. Esta parceria teve como objectivo organizar e implementar uma formação para profissionais de Intervenção Precoce (IP) designada a promover práticas centradas na família e baseadas nas rotinas. O enqua dramento conceptual subjacente a este modelo de formação baseia-se em teorias desenvolvimentais-contextualistas que fundamentam práticas de IP inseridas em oportunidades de aprendizagem em contextos naturais. De acordo com esta perspectiva McWilliam (2005) refere os conceitos de envolvimento, independência e relações sociais, bem como quatro dimensões do processo de ensinoaprendizagem em contextos de educação, nomeadamente ambiente, actividades, abordagem inicial e interacções, e especifica como estes podem ser utilizados para planificar intervenções promotoras da qualidade das interacções da criança. São descritas as componentes do modelo de formação, bem como linhas de investigação decorrentes deste projecto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000100006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica v.29 n.1 2011 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137260803719168 |