A marca própria na categoria de nutrição infantil : perceção de risco e estratégias adotadas pelo consumidor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10766 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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A marca própria na categoria de nutrição infantil : perceção de risco e estratégias adotadas pelo consumidormarca própriapercepção de risconutrição infantilanálise do riscoestratégias de redução do riscoprivate label brandstore brandbabyfoodrisk perceptionrisk analysisrisk reductionMestrado em MarketingEm muitos países os retalhistas usam as marcas próprias (ou de distribuidor), i.e. marcas desenvolvidas pelos próprios retalhistas ou grossistas, para se diferenciarem dos seus concorrentes e criarem fidelização às suas lojas com base na variedade, qualidade e preço. O acentuado crescimento das marcas próprias nas últimas décadas, fruto da sua crescente popularidade entre os consumidores e evolução em qualidade, continua a atrair a atenção dos pesquisadores. Neste sentido, o presente estudo tem particular importância no contexto de crise económica que muitos países, como Portugal, enfrentam atualmente, visto que a quota de mercado da marca própria tende a aumentar neste tipo de conjuntura. Contudo, o crescimento das marcas próprias não é uniforme em todas as categorias de produto. Sendo a nutrição infantil uma das categorias de produto em que a marca própria tem menor penetração, este trabalho tem como objetivo primordial identificar os mais comuns tipos de risco percebido, bem como as estratégias utilizadas na redução do risco percebido, pelos compradores de bens alimentares destinados a crianças dos 0 aos 2 anos. O comportamento do consumidor, o uso do produto, os desafios enfrentados pelas marcas de produtor e pelas marcas próprias, e as implicações no marketing são discutidas no presente estudo. Este trabalho tem o seu valor e originalidade na abordagem qualitativa utilizada, que proporciona um conhecimento mais preciso sobre este tema, explorando mais profundamente os pensamentos, atitudes e comportamentos dos consumidores.In many countries retailers use private label brands, which are brands developed by retailers and wholesalers (also called reseller, store, house, or distributor brands) to differentiate from their competitors and to create loyalty to their stores based on quality, assortment and/or price. As private label brands have emerged sharply in the last decades, enjoying growing popularity amongst consumers and increasing both their quality and market share, they continue to attract the attention of researchers. This study has particularly relevance during the actual economic downturn that many countries, like Portugal, are facing as a country's private label share increases when the economy is suffering. Still, that growth is not uniform amongst all product categories and one of the reasons for that to happen may be due to high risk perception. Since baby food is one of the categories in which private label brands have low penetration, this paper identifies the most common types of risk perceived by the buyers of baby food and their risk reducing strategies. Buyer behaviour, product usage, challenges faced by manufacturer and private label brands, and marketing implications are discussed. This work has its value and originality on the qualitative approach used, which should give a more accurate picture on this topic exploring deeply consumers' thoughts, attitudes and behaviour.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaRepositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Joana Isabel da Costa Neto2016-01-26T13:31:01Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10766porGuerreiro, Joana Isabel da Costa Neto (2012). "A marca própria na categoria de nutrição infantil : perceção de risco e estratégias adotadas pelo consumidor". Dissertação de Mestrado, Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:04Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:10.506837Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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