A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Helena
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/163
Resumo: A presente investigação tem como objectivos analisar as ideias e praticas valorizadas pelos sujeitos - educadoras, pais e crianças - relativamente aos dois contextos educativos - educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - e compreender em que medida concorrem para a formação das representações e atitudes das crianças de transição. Como metodologia optou-se por fazer um estudo descritivo com recurso à observação participante, às entrevistas e análise documental com vista a analisarmos os modos de formação das representações e atitudes das crianças de transição sobre a escola. O estudo foi realizado numa instituição privada onde estão integrados o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, constituindo o contexto favorável para a analise da articulação e da formação das representações e atitudes das crianças face aos dois níveis educativos. Os dados analisados permitiram concluir que as crianças de transição apresentam, na sua maioria, a aceitação do novo contexto escolar, expresso em atitudes positivas. Algumas crianças, porém, não deixam de manifestar o conflito entre o que é exigido socialmente e o que desejam individualmente, originando atitudes positivas falsas e atitudes negativas. O presente trabalho pode constituir uma resposta para a compreensão dos fenómenos que facilitam ou dificultam a transição das crianças do jardim-de-infância para o 1ºciclo.
id RCAP_453449316595a7a6d8ac4108ada14088
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico Educação pré-escolarCriança de transiçãoEnsino BásicoComunidadeRepresentações AtitudeTMEA presente investigação tem como objectivos analisar as ideias e praticas valorizadas pelos sujeitos - educadoras, pais e crianças - relativamente aos dois contextos educativos - educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - e compreender em que medida concorrem para a formação das representações e atitudes das crianças de transição. Como metodologia optou-se por fazer um estudo descritivo com recurso à observação participante, às entrevistas e análise documental com vista a analisarmos os modos de formação das representações e atitudes das crianças de transição sobre a escola. O estudo foi realizado numa instituição privada onde estão integrados o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, constituindo o contexto favorável para a analise da articulação e da formação das representações e atitudes das crianças face aos dois níveis educativos. Os dados analisados permitiram concluir que as crianças de transição apresentam, na sua maioria, a aceitação do novo contexto escolar, expresso em atitudes positivas. Algumas crianças, porém, não deixam de manifestar o conflito entre o que é exigido socialmente e o que desejam individualmente, originando atitudes positivas falsas e atitudes negativas. O presente trabalho pode constituir uma resposta para a compreensão dos fenómenos que facilitam ou dificultam a transição das crianças do jardim-de-infância para o 1ºciclo.Universidade Portucalense2009-06-12T14:34:51Z2013-08-14T18:00:29Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/163porCota: TME 369Bastos, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:27ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 
title A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 
spellingShingle A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 
Bastos, Helena
Educação pré-escolar
Criança de transição
Ensino Básico
Comunidade
Representações 
Atitude
TME
title_short A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 
title_full A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 
title_fullStr A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 
title_full_unstemmed A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 
title_sort A criança de transição: estudo das representações e atitudes face ao 1º Ciclo do Ensino Básico 
author Bastos, Helena
author_facet Bastos, Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Criança de transição
Ensino Básico
Comunidade
Representações 
Atitude
TME
topic Educação pré-escolar
Criança de transição
Ensino Básico
Comunidade
Representações 
Atitude
TME
description A presente investigação tem como objectivos analisar as ideias e praticas valorizadas pelos sujeitos - educadoras, pais e crianças - relativamente aos dois contextos educativos - educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico - e compreender em que medida concorrem para a formação das representações e atitudes das crianças de transição. Como metodologia optou-se por fazer um estudo descritivo com recurso à observação participante, às entrevistas e análise documental com vista a analisarmos os modos de formação das representações e atitudes das crianças de transição sobre a escola. O estudo foi realizado numa instituição privada onde estão integrados o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, constituindo o contexto favorável para a analise da articulação e da formação das representações e atitudes das crianças face aos dois níveis educativos. Os dados analisados permitiram concluir que as crianças de transição apresentam, na sua maioria, a aceitação do novo contexto escolar, expresso em atitudes positivas. Algumas crianças, porém, não deixam de manifestar o conflito entre o que é exigido socialmente e o que desejam individualmente, originando atitudes positivas falsas e atitudes negativas. O presente trabalho pode constituir uma resposta para a compreensão dos fenómenos que facilitam ou dificultam a transição das crianças do jardim-de-infância para o 1ºciclo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2009-06-12T14:34:51Z
2013-08-14T18:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/163
url http://hdl.handle.net/11328/163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546276155392