Aprendizagem das frações com recurso a jogos matemáticos interativos: uma experiência no 4.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Tânia Andreia Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2154
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico. O projeto de investigação realizou-se numa escola do distrito de Viana do Castelo, no qual participaram 22 alunos do 4.º ano de escolaridade. Pretendeu-se compreender em que medida os jogos interativos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e desenvolver a capacidade de trabalhar com as frações. Para orientar o estudo foram definidas as seguintes questões: 1) De que forma a utilização de jogos interativos contribui para a predisposição dos alunos na aprendizagem das frações?; 2) Quais as regras utilizadas pelos alunos na realização das diversas operações com frações?; 3) Por que é que a introdução dos jogos interativos na aprendizagem das frações é benéfica para os alunos? De acordo com o problema e as questões de investigação optou-se por uma metodologia de cariz qualitativo e seguiu-se o método da investigação-ação. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram os jogos interativos, a observação participante, os questionários e as gravações de áudio e vídeo. Analisando os resultados deste estudo, podemos afirmar que os jogos interativos foram benéficos para a compreensão dos enunciados dos problemas/exercícios, para a identificação e a aplicação de conhecimentos matemáticos e para a utilização de diversas estratégias de resolução de problemas. Para além disso, proporcionaram momentos desafiadores o que ajudou a aumentar a motivação, a cooperação e o envolvimento dos alunos. Os jogos interativos explorados permitiram aos alunos uma melhor aprendizagem do conteúdo das frações, com os quais desenvolveram as suas capacidades de raciocínio e comunicação matemática e de resolução de problemas, o que poderá aumentar a motivação e o entusiasmo dos alunos pela área da matemática. O percurso vivido durante a PES permitiu-me contactar com novos contextos educativos, o que me ajudou a desenvolver várias competências necessárias ao meu futuro profissional na área da educação.
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Para orientar o estudo foram definidas as seguintes questões: 1) De que forma a utilização de jogos interativos contribui para a predisposição dos alunos na aprendizagem das frações?; 2) Quais as regras utilizadas pelos alunos na realização das diversas operações com frações?; 3) Por que é que a introdução dos jogos interativos na aprendizagem das frações é benéfica para os alunos? De acordo com o problema e as questões de investigação optou-se por uma metodologia de cariz qualitativo e seguiu-se o método da investigação-ação. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram os jogos interativos, a observação participante, os questionários e as gravações de áudio e vídeo. Analisando os resultados deste estudo, podemos afirmar que os jogos interativos foram benéficos para a compreensão dos enunciados dos problemas/exercícios, para a identificação e a aplicação de conhecimentos matemáticos e para a utilização de diversas estratégias de resolução de problemas. Para além disso, proporcionaram momentos desafiadores o que ajudou a aumentar a motivação, a cooperação e o envolvimento dos alunos. Os jogos interativos explorados permitiram aos alunos uma melhor aprendizagem do conteúdo das frações, com os quais desenvolveram as suas capacidades de raciocínio e comunicação matemática e de resolução de problemas, o que poderá aumentar a motivação e o entusiasmo dos alunos pela área da matemática. O percurso vivido durante a PES permitiu-me contactar com novos contextos educativos, o que me ajudou a desenvolver várias competências necessárias ao meu futuro profissional na área da educação.This report was carried out within the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES) of the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. The research project was carried out in a school in the district of Viana do Castelo, in which 22 students from the 4th year of schooling participated. It was intended to understand to what extent the interactive games can aid in the teaching and learning process of these students and how they develop their ability to work with fractions. To guide the study, the following questions were defined: 1) How does the use of interactive games contribute to the students’ predisposition to learning fractions?; 2) What are the rules used by students in performing the various operations with fractions?; 3) Why is the introduction of interactive games in the learning of fractions beneficial to students? According to the problem and the research questions, a qualitative methodology was chosen and followed the action-research method. To collect data were used interactive games, participant observation, questionnaires and audio and video recordings. Analyzing the results of this study, we can say that the interactive games were beneficial to the understanding the problems/exercises, for the identification and application of mathematical knowledge and for the use of various problem-solving strategies. In addition, they provided challenging moments which helped to increase student’s motivation, cooperation and involvement. The interactive games explored allowed students to a better learning of the content of the fractions, with which they developed their mathematical reasoning abilities, mathematical communication and problem solving, which may increase student’s motivation and enthusiasm for mathematics. The experience in PES allowed me to contact new educational contexts, which helped me to develop various skills necessary for my future career in education.2019-03-12T19:51:10Z2019-02-06T00:00:00Z2019-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2154TID:202189740porAraújo, Tânia Andreia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:29Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:10.911606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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