'The Bone of Contention’: Prazeres-Desejos do Corpo em The Handmaid’s Tale de Margaret Atwood

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Cristina
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29830
Resumo: Assumindo à partida que aquilo que é entendido como sexual varia entre comunidades, este artigo pretende avaliar a aplicabilidade no projecto narrativo de Atwood da noção de um poder que opera não através da proibição do desejo, mas ao nível da produção dos prazeres-desejos do corpo, bem como as consequências da desigualdade de acesso ao poder na estruturação desses prazeres-desejos. Numa base biopolítica, procurar-se-á examinar a forma como os corpos são reconceptualizados e construídos de acordo com um padrão de comportamento útil. Quando Foucault se refere a “corpos dóceis” em Surveiller et Punir, descreve um sistema que torna os corpos úteis, através do exercício, ou seja, da técnica que impõe ao corpo tarefas repetitivas e diferentes, mas sempre graduais, comum ao exército, à igreja e à universidade, três formações discursivas que estão na base da reeducação dos cidadãos de Gilead. Verificar-se-á em que medida o desejo, em particular na sua vertente não-útil, é fiscalizado pelos poderes da República e como, num contexto de heterossexualidade e procriação impostas, tudo é catalogado de acordo com categorias binárias: permitido/proibido, lícito/ilícito, reprodutivo/não reprodutivo.
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