Relatório de estágio curricular: Algardata
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19596 |
Resumo: | De forma a concluir o ciclo de estudos de Gestão de Marketing, oferecido pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, foi realizado o estágio curricular no Departamento de Marketing da Algardata, empresa de sistemas informáticos que atua na esfera nacional e internacional, e respetivo relatório. A escolha esta opção de finalização de curso decorreu da vontade de poder pôr em prática, em contexto real de empresa, os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do mestrado, desenvolvendo dessa forma também competências práticas em marketing. O propósito deste documento é o de descrever as tarefas realizadas ao longo de 320 horas de estágio, enquadrando a ação numa revisão de literatura que aborda conceitos básicos de marketing assim como da relação do marketing a par das tecnologias (de forma a relacionar ambas temáticas presentes neste estágio). As funções desempenhadas centravam-se inicialmente e principalmente no planeamento de marketing e de ações de melhoria para a Algardata e para uma empresa do grupo, Techland. Não obstante, a produção de conteúdos para redes sociais e blog também fez parte das tarefas realizadas pela estagiária. O relatório está dividido em cinco capítulos: introdução, enquadramento teórico das principais temáticas do estágio, metodologia de investigação que guiou a atuação da aprendiz no contexto de estágio, descrição da empresa acolhedora de estágio e das tarefas realizadas pela estagiária e, por fim, as considerações finais acompanhadas de uma reflexão crítica sobre o estágio curricular. A realização deste estágio confirmou a importância desta componente para o desenvolvimento de competências na área do marketing, pois permitiu aplicar a teoria adquirida num ambiente real, aumentando assim as competências técnicas, comunicacionais e criativas necessárias para o futuro profissional da estagiária. |
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Relatório de estágio curricular: AlgardataPlaneamento de marketingMarketing digitalMarketing de conteúdoMarketing de serviçosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDe forma a concluir o ciclo de estudos de Gestão de Marketing, oferecido pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, foi realizado o estágio curricular no Departamento de Marketing da Algardata, empresa de sistemas informáticos que atua na esfera nacional e internacional, e respetivo relatório. A escolha esta opção de finalização de curso decorreu da vontade de poder pôr em prática, em contexto real de empresa, os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do mestrado, desenvolvendo dessa forma também competências práticas em marketing. O propósito deste documento é o de descrever as tarefas realizadas ao longo de 320 horas de estágio, enquadrando a ação numa revisão de literatura que aborda conceitos básicos de marketing assim como da relação do marketing a par das tecnologias (de forma a relacionar ambas temáticas presentes neste estágio). As funções desempenhadas centravam-se inicialmente e principalmente no planeamento de marketing e de ações de melhoria para a Algardata e para uma empresa do grupo, Techland. Não obstante, a produção de conteúdos para redes sociais e blog também fez parte das tarefas realizadas pela estagiária. O relatório está dividido em cinco capítulos: introdução, enquadramento teórico das principais temáticas do estágio, metodologia de investigação que guiou a atuação da aprendiz no contexto de estágio, descrição da empresa acolhedora de estágio e das tarefas realizadas pela estagiária e, por fim, as considerações finais acompanhadas de uma reflexão crítica sobre o estágio curricular. A realização deste estágio confirmou a importância desta componente para o desenvolvimento de competências na área do marketing, pois permitiu aplicar a teoria adquirida num ambiente real, aumentando assim as competências técnicas, comunicacionais e criativas necessárias para o futuro profissional da estagiária.In order to complete the Marketing Management study cycle, offered by the Faculty of Economics, University of Algarve, a curricular internship was carried out at the Marketing Department of Algardata, a computer systems company that operates in the national and international sphere, and the respective report. The choice of this option came from the desire to be able to put into practice, in a real company context, the theoretical knowledge acquired during the master's degree, thus also developing practical skills in marketing. The purpose of this document is to describe the tasks carried out over the course of 320 hours of internship. Action-based research was framed by a literature review that addressed principles of marketing, as well as the relationship of marketing alongside technologies (in order to relate both themes present at this internship). The tasks performed were initially and mainly focused on marketing planning and improvement actions for Algardata and for a company of the group, Techland. However, the production of content for social networks and blog was also part of the tasks performed by the intern. The report is divided into five chapters: introduction, theoretical framework of the main themes of the internship, research methodology that guided the apprentice's performance in the internship context, description of the company hosting the internship and the tasks performed by the intern. Finally, the final considerations were accompanied by a critical reflection on the curricular internship. The completion of this internship confirmed the importance of this component for the development of skills in the field of marketing, as it allowed the application of the theory acquired in a real environment, thus increasing the technical, communication and creative skills necessary for the intern's professional future.Agapito, DoraSapientiaHonrado, Bruna Sofia Brasão2023-05-19T10:40:37Z2023-02-092023-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19596TID:203289862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:32:04Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:12.067048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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