Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lia Maria Ferreira São Bento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28941
Resumo: Na Era Digital e com a expansão da Internet, o Marketing e o seu planeamento tiveram de se adaptar às necessidades do novo contexto. As duas principais temáticas desenvolvidas na fundamentação teórica são: o Planeamento em Marketing e o Marketing Digital. O presente relatório, através da descrição das atividades desenvolvidas, pretende demonstrar a resposta do Grupo Bongás aos novos desafios de marketing. O Grupo Bongás, constituído por sete empresas, é uma referência no setor da energia a nível nacional. O estágio curricular incidiu sobretudo nas empresas Bongás Energias, Globalpetróleos e Bxpress, cujos principais negócios são a comercialização de gás em garrafa, combustíveis a granel e postos de abastecimento automático. Com o objetivo de fortalecer a presença das empresas do grupo no digital, as principais atividades desenvolvidas foram: o desenvolvimento e implementação de um novo website, a criação de conteúdo, a gestão das redes sociais, o desenvolvimento de campanhas de email marketing e a criação de campanhas pagas online. Além da estratégia para o digital, foram desenvolvidas outras campanhas de angariação e recuperação de clientes, feiras e o plano de marketing. Este relatório é o resultado do estágio curricular realizado no Grupo Bongás, é composto pela caracterização da entidade de acolhimento, apresentação detalhada das atividades desenvolvidas e por fim uma reflexão crítica face aos objetivos definidos.
id RCAP_9220f1f046a424e5ef8895a101aaf0e2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/28941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketingComunicação digitalMarketing digitalPlano de marketingPlaneamento de marketingRedes sociaisNa Era Digital e com a expansão da Internet, o Marketing e o seu planeamento tiveram de se adaptar às necessidades do novo contexto. As duas principais temáticas desenvolvidas na fundamentação teórica são: o Planeamento em Marketing e o Marketing Digital. O presente relatório, através da descrição das atividades desenvolvidas, pretende demonstrar a resposta do Grupo Bongás aos novos desafios de marketing. O Grupo Bongás, constituído por sete empresas, é uma referência no setor da energia a nível nacional. O estágio curricular incidiu sobretudo nas empresas Bongás Energias, Globalpetróleos e Bxpress, cujos principais negócios são a comercialização de gás em garrafa, combustíveis a granel e postos de abastecimento automático. Com o objetivo de fortalecer a presença das empresas do grupo no digital, as principais atividades desenvolvidas foram: o desenvolvimento e implementação de um novo website, a criação de conteúdo, a gestão das redes sociais, o desenvolvimento de campanhas de email marketing e a criação de campanhas pagas online. Além da estratégia para o digital, foram desenvolvidas outras campanhas de angariação e recuperação de clientes, feiras e o plano de marketing. Este relatório é o resultado do estágio curricular realizado no Grupo Bongás, é composto pela caracterização da entidade de acolhimento, apresentação detalhada das atividades desenvolvidas e por fim uma reflexão crítica face aos objetivos definidos.In the Digital Era and with the expansion of the Internet, the Marketing and its planning had to adapt their needs of this new context. The two main subjects developed in the theoretical foundation are: Planning in Marketing and Digital Marketing. The present report, which presents the developed activities during the curricular internship, describes the answer of the Grupo Bongás to the new challenges in Marketing. The Grupo Bongás, composed by seven distinct companies, is a national reference in the energy sector. The internship was mainly developed in the following companies: Bongás Energias, Globalpetróleos and Bxpress. The products these companies sell is bottled gas, large quantities of diesel or gasoline and automatic fuel filling stations. The principal developed activities were aimed to increase the presence of group in the digital media. The development and the implementation of a website, creating new content, managing social media, developing email campaigns and other online paid campaigns are some of the developed activities. In addition to the digital strategy there were developed other campaigns to gain or recover clients, fairs and marketing plan. The present report is based on the internship at Grupo Bongás. It contains the characterization of the host entity, the referred activities are presented in detail and finally a critical reflection comparing the final results with the previously defined objectives.2020-07-24T19:51:20Z2020-07-10T00:00:00Z2020-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/28941porMartins, Lia Maria Ferreira São Bentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:55:59Zoai:ria.ua.pt:10773/28941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:24.404627Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing
title Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing
spellingShingle Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing
Martins, Lia Maria Ferreira São Bento
Comunicação digital
Marketing digital
Plano de marketing
Planeamento de marketing
Redes sociais
title_short Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing
title_full Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing
title_fullStr Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing
title_full_unstemmed Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing
title_sort Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing
author Martins, Lia Maria Ferreira São Bento
author_facet Martins, Lia Maria Ferreira São Bento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Lia Maria Ferreira São Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação digital
Marketing digital
Plano de marketing
Planeamento de marketing
Redes sociais
topic Comunicação digital
Marketing digital
Plano de marketing
Planeamento de marketing
Redes sociais
description Na Era Digital e com a expansão da Internet, o Marketing e o seu planeamento tiveram de se adaptar às necessidades do novo contexto. As duas principais temáticas desenvolvidas na fundamentação teórica são: o Planeamento em Marketing e o Marketing Digital. O presente relatório, através da descrição das atividades desenvolvidas, pretende demonstrar a resposta do Grupo Bongás aos novos desafios de marketing. O Grupo Bongás, constituído por sete empresas, é uma referência no setor da energia a nível nacional. O estágio curricular incidiu sobretudo nas empresas Bongás Energias, Globalpetróleos e Bxpress, cujos principais negócios são a comercialização de gás em garrafa, combustíveis a granel e postos de abastecimento automático. Com o objetivo de fortalecer a presença das empresas do grupo no digital, as principais atividades desenvolvidas foram: o desenvolvimento e implementação de um novo website, a criação de conteúdo, a gestão das redes sociais, o desenvolvimento de campanhas de email marketing e a criação de campanhas pagas online. Além da estratégia para o digital, foram desenvolvidas outras campanhas de angariação e recuperação de clientes, feiras e o plano de marketing. Este relatório é o resultado do estágio curricular realizado no Grupo Bongás, é composto pela caracterização da entidade de acolhimento, apresentação detalhada das atividades desenvolvidas e por fim uma reflexão crítica face aos objetivos definidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24T19:51:20Z
2020-07-10T00:00:00Z
2020-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/28941
url http://hdl.handle.net/10773/28941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137669560664064