Os desafios atuais do ensino de História e Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/1676 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a minha intervenção educativa no terceiro ciclo e no ensino secundário. A intervenção educativa relatada foi desenvolvida durante o estágio integrado no ensino de História e Geografia nos ciclos anteriormente mencionados. Neste relatório estão explanadas as atividades desenvolvidas durante a Prática Pedagógica e a importância das mesmas para o desenvolvimento dos alunos. Ao long do relatório também comento a importância do desenvolvimento da comunidade incluindo os pais na educação dos alunos. O estudante de Prática Pedagógica neste relatório descreve e analisa toda a organização da prática pedagógica, para além desta abordagem propõe uma planificação organizada das atividades de ensino e aprendizagem a desenvolver e a sua avaliação, tendo em conta as implicações para o futuro do professor. Apoiando-se em fundamentação teórica, faz uma abordagem reflexiva sobre os desafios atuais que se colocam ao professor no ensino da História e Geografia. Num contexto de iniciação à prática profissional e seguindo o paradigma de uma pedagogia por competências, importa refletir sobre as práticas docentes enquanto estagiário, tomando como referência o atual contexto, tendo ainda em atenção toda a atual conjuntura educativa que é cada vez mais complexa e na qual professores e alunos se vêm integrados como atores principais. Co a execução deste relatório cheguei à conclusão do qunto é importante os docentes assumirem uma atitude observadora, reflexiva e colaborarem entre si. No que reporta ao desenvolvimento dos alunos aferi a importância de utilizar opções metodológicas que defendem o aluno como um ser ativo e capaz de tomar decisões. |
id |
RCAP_454d9c9ec7afc3d947e77e93db1e295b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/1676 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios atuais do ensino de História e GeografiaDesafiosAbordagem reflexivaPré-requisitosCompetênciasChallengesReflexive approachPre requisitesSkillsO presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a minha intervenção educativa no terceiro ciclo e no ensino secundário. A intervenção educativa relatada foi desenvolvida durante o estágio integrado no ensino de História e Geografia nos ciclos anteriormente mencionados. Neste relatório estão explanadas as atividades desenvolvidas durante a Prática Pedagógica e a importância das mesmas para o desenvolvimento dos alunos. Ao long do relatório também comento a importância do desenvolvimento da comunidade incluindo os pais na educação dos alunos. O estudante de Prática Pedagógica neste relatório descreve e analisa toda a organização da prática pedagógica, para além desta abordagem propõe uma planificação organizada das atividades de ensino e aprendizagem a desenvolver e a sua avaliação, tendo em conta as implicações para o futuro do professor. Apoiando-se em fundamentação teórica, faz uma abordagem reflexiva sobre os desafios atuais que se colocam ao professor no ensino da História e Geografia. Num contexto de iniciação à prática profissional e seguindo o paradigma de uma pedagogia por competências, importa refletir sobre as práticas docentes enquanto estagiário, tomando como referência o atual contexto, tendo ainda em atenção toda a atual conjuntura educativa que é cada vez mais complexa e na qual professores e alunos se vêm integrados como atores principais. Co a execução deste relatório cheguei à conclusão do qunto é importante os docentes assumirem uma atitude observadora, reflexiva e colaborarem entre si. No que reporta ao desenvolvimento dos alunos aferi a importância de utilizar opções metodológicas que defendem o aluno como um ser ativo e capaz de tomar decisões.2016-12-27T14:37:15Z2013-12-30T00:00:00Z2013-12-302013-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1676TID:201491850porOliveira, José Luís da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:56ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios atuais do ensino de História e Geografia |
title |
Os desafios atuais do ensino de História e Geografia |
spellingShingle |
Os desafios atuais do ensino de História e Geografia Oliveira, José Luís da Silva Desafios Abordagem reflexiva Pré-requisitos Competências Challenges Reflexive approach Pre requisites Skills |
title_short |
Os desafios atuais do ensino de História e Geografia |
title_full |
Os desafios atuais do ensino de História e Geografia |
title_fullStr |
Os desafios atuais do ensino de História e Geografia |
title_full_unstemmed |
Os desafios atuais do ensino de História e Geografia |
title_sort |
Os desafios atuais do ensino de História e Geografia |
author |
Oliveira, José Luís da Silva |
author_facet |
Oliveira, José Luís da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, José Luís da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desafios Abordagem reflexiva Pré-requisitos Competências Challenges Reflexive approach Pre requisites Skills |
topic |
Desafios Abordagem reflexiva Pré-requisitos Competências Challenges Reflexive approach Pre requisites Skills |
description |
O presente relatório de estágio tem como objetivo dar a conhecer a todos os leitores a minha intervenção educativa no terceiro ciclo e no ensino secundário. A intervenção educativa relatada foi desenvolvida durante o estágio integrado no ensino de História e Geografia nos ciclos anteriormente mencionados. Neste relatório estão explanadas as atividades desenvolvidas durante a Prática Pedagógica e a importância das mesmas para o desenvolvimento dos alunos. Ao long do relatório também comento a importância do desenvolvimento da comunidade incluindo os pais na educação dos alunos. O estudante de Prática Pedagógica neste relatório descreve e analisa toda a organização da prática pedagógica, para além desta abordagem propõe uma planificação organizada das atividades de ensino e aprendizagem a desenvolver e a sua avaliação, tendo em conta as implicações para o futuro do professor. Apoiando-se em fundamentação teórica, faz uma abordagem reflexiva sobre os desafios atuais que se colocam ao professor no ensino da História e Geografia. Num contexto de iniciação à prática profissional e seguindo o paradigma de uma pedagogia por competências, importa refletir sobre as práticas docentes enquanto estagiário, tomando como referência o atual contexto, tendo ainda em atenção toda a atual conjuntura educativa que é cada vez mais complexa e na qual professores e alunos se vêm integrados como atores principais. Co a execução deste relatório cheguei à conclusão do qunto é importante os docentes assumirem uma atitude observadora, reflexiva e colaborarem entre si. No que reporta ao desenvolvimento dos alunos aferi a importância de utilizar opções metodológicas que defendem o aluno como um ser ativo e capaz de tomar decisões. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-30T00:00:00Z 2013-12-30 2013-12 2016-12-27T14:37:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/1676 TID:201491850 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/1676 |
identifier_str_mv |
TID:201491850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302550689611776 |