(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1519 |
Resumo: | O presente relatório pretende ilustrar a experiência de prática pedagógica desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se fundamentado teoricamente em autores de referência que sustentaram a intervenção educativa. A articulação entre a sustentação teórica e a prática educativa, apoiada por uma constante reflexão, foi fundamental para a elaboração deste trabalho. Efetivamente esta deve ser a postura do profissional de educação, visto que vai de encontro ao objetivo da educação que é o desenvolvimento global e harmonioso da cada criança/aluno através de experiências de aprendizagem diversificadas e significativas e, por isso, a observação crítica e interpretativa aliada a uma reflexão constante foram determinantes para todo este processo de aprendizagem de estágios. Assim, foi possível, com o apoio e disponibilidade da educadora cooperante, do professor cooperante e das supervisoras da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, construir um modelo profissional inovador e integrador, uma conceção de educação e uma visão para o futuro profissional. ABSTRACT This present report pretends to illustrate the experience of pedagogical practice in Pre-School context. It is theorically based on reference authors according to educational intervention. The articulation between theorical sustentation and educational practice, supported by constant reflection, was of the utmost importance to the elaboration of this paper. Effectively, this shall be the attitude of the professional of education, since its objective is to globally and harmoniously develop each child, through different and meaningful knowledge experiences. For that, critical and interpretative observation, allied to constant reflection, were determinant for all this learning process throughout the internship. This way, it was possible, with the support and availability of the cooperative child teacher and of the Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti’s supervisor, to raise a innovative and integrative professional model, a conception of education and a vision for the professional future. |
id |
RCAP_9b8ce1c5c6c85a09e891ee2b026be780 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1519 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacionalEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPensamento criticocolaboraçãoPedagogiaO presente relatório pretende ilustrar a experiência de prática pedagógica desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se fundamentado teoricamente em autores de referência que sustentaram a intervenção educativa. A articulação entre a sustentação teórica e a prática educativa, apoiada por uma constante reflexão, foi fundamental para a elaboração deste trabalho. Efetivamente esta deve ser a postura do profissional de educação, visto que vai de encontro ao objetivo da educação que é o desenvolvimento global e harmonioso da cada criança/aluno através de experiências de aprendizagem diversificadas e significativas e, por isso, a observação crítica e interpretativa aliada a uma reflexão constante foram determinantes para todo este processo de aprendizagem de estágios. Assim, foi possível, com o apoio e disponibilidade da educadora cooperante, do professor cooperante e das supervisoras da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, construir um modelo profissional inovador e integrador, uma conceção de educação e uma visão para o futuro profissional. ABSTRACT This present report pretends to illustrate the experience of pedagogical practice in Pre-School context. It is theorically based on reference authors according to educational intervention. The articulation between theorical sustentation and educational practice, supported by constant reflection, was of the utmost importance to the elaboration of this paper. Effectively, this shall be the attitude of the professional of education, since its objective is to globally and harmoniously develop each child, through different and meaningful knowledge experiences. For that, critical and interpretative observation, allied to constant reflection, were determinant for all this learning process throughout the internship. This way, it was possible, with the support and availability of the cooperative child teacher and of the Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti’s supervisor, to raise a innovative and integrative professional model, a conception of education and a vision for the professional future.2015-03-09T14:53:33Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1519TID:201451751porÁvila, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:51Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:55.573287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional |
title |
(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional |
spellingShingle |
(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional Ávila, Isabel Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pensamento critico colaboração Pedagogia |
title_short |
(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional |
title_full |
(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional |
title_fullStr |
(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional |
title_full_unstemmed |
(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional |
title_sort |
(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional |
author |
Ávila, Isabel |
author_facet |
Ávila, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ávila, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pensamento critico colaboração Pedagogia |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pensamento critico colaboração Pedagogia |
description |
O presente relatório pretende ilustrar a experiência de prática pedagógica desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento encontra-se fundamentado teoricamente em autores de referência que sustentaram a intervenção educativa. A articulação entre a sustentação teórica e a prática educativa, apoiada por uma constante reflexão, foi fundamental para a elaboração deste trabalho. Efetivamente esta deve ser a postura do profissional de educação, visto que vai de encontro ao objetivo da educação que é o desenvolvimento global e harmonioso da cada criança/aluno através de experiências de aprendizagem diversificadas e significativas e, por isso, a observação crítica e interpretativa aliada a uma reflexão constante foram determinantes para todo este processo de aprendizagem de estágios. Assim, foi possível, com o apoio e disponibilidade da educadora cooperante, do professor cooperante e das supervisoras da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, construir um modelo profissional inovador e integrador, uma conceção de educação e uma visão para o futuro profissional. ABSTRACT This present report pretends to illustrate the experience of pedagogical practice in Pre-School context. It is theorically based on reference authors according to educational intervention. The articulation between theorical sustentation and educational practice, supported by constant reflection, was of the utmost importance to the elaboration of this paper. Effectively, this shall be the attitude of the professional of education, since its objective is to globally and harmoniously develop each child, through different and meaningful knowledge experiences. For that, critical and interpretative observation, allied to constant reflection, were determinant for all this learning process throughout the internship. This way, it was possible, with the support and availability of the cooperative child teacher and of the Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti’s supervisor, to raise a innovative and integrative professional model, a conception of education and a vision for the professional future. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-09T14:53:33Z 2015-02-01T00:00:00Z 2015-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1519 TID:201451751 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1519 |
identifier_str_mv |
TID:201451751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623119126528 |