Ensino/aprendizagem da língua materna e perfil do aluno para o séc. XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Manuela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26792
Resumo: Neste momento, em Portugal, os responsáveis educativos estão a discutir o perfil que os alunos deverão apresentar à saída da escolaridade obrigatória, para se poderem adaptar à sociedade do séc. XXI, em constante mutação. Neste texto, partindo de uma leitura crítica de um documento posto a discussão pelo Ministério da Educação e de outros que também procuram definir competências-chave que o cidadão do séc. XXI precisa de desenvolver para ser crítico e interventivo tentámos determinar o contributo que o ensino/aprendizagem da língua materna poderá dar para a consecução desse perfil. Para tal, procedemos à análise de conteúdo de enunciados relevantes recolhidos nesses documentos, o que nos permitiu concluir que uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa poderá desempenhar um papel extremamente relevante neste contexto.
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