Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10419 |
Resumo: | Todo o ser humano revela espanto e perplexidade perante alguns fenómenos da Natureza. O espanto e a interrogação não são atributos de um sábio ou filósofo. O levantar questões está presente em todos nós e em todas as idades. Vamos, então, provocar a capacidade de questionamento, de indagação revelada pelas crianças com toda a sua espontaneidade. É, com este propósito, que surgiu o projecto educativo de Filosofia com Crianças e Jovens de Matthew Lipman. Este professor de Lógica chamou a atenção para o facto de as crianças revelarem capacidade e merecerem ter acesso à Filosofia. O nosso trabalho visa proporcionar um conhecimento geral sobre os traços fundamentais da Filosofia com Crianças e Jovens, a sua metodologia, o modo como este programa pedagógico permite repensar alguns pontos fundamentais da educação e da prática filosófica e a sua aplicação em contexto do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Procuramos contribuir com este estudo para a qualidade do processo educativo no âmbito da educação formal e não formal, através da formação inicial, contínua e ao longo da vida, mediante a difusão e a implementação do programa Filosofia com Crianças e Jovens com rigor e integridade pedagógica e científica. |
id |
RCAP_457132f0af40524a66c58988c6119284 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10419 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EBEducação das criançasEnsino da filosofia: Ensino básico 1º cicloDesenvolvimento das criançasPensamento críticoTodo o ser humano revela espanto e perplexidade perante alguns fenómenos da Natureza. O espanto e a interrogação não são atributos de um sábio ou filósofo. O levantar questões está presente em todos nós e em todas as idades. Vamos, então, provocar a capacidade de questionamento, de indagação revelada pelas crianças com toda a sua espontaneidade. É, com este propósito, que surgiu o projecto educativo de Filosofia com Crianças e Jovens de Matthew Lipman. Este professor de Lógica chamou a atenção para o facto de as crianças revelarem capacidade e merecerem ter acesso à Filosofia. O nosso trabalho visa proporcionar um conhecimento geral sobre os traços fundamentais da Filosofia com Crianças e Jovens, a sua metodologia, o modo como este programa pedagógico permite repensar alguns pontos fundamentais da educação e da prática filosófica e a sua aplicação em contexto do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Procuramos contribuir com este estudo para a qualidade do processo educativo no âmbito da educação formal e não formal, através da formação inicial, contínua e ao longo da vida, mediante a difusão e a implementação do programa Filosofia com Crianças e Jovens com rigor e integridade pedagógica e científica.Every human being shows astonishment and perplexity at some phenomena of nature. The astonishment and interrogation are not attributes of a sage or philosopher. The raise questions is present in everyone and all ages. We will then cause the capacity of questioning by inquiry revealed children with all its spontaneity. It is in this context that emerged in the educational project of Philosophy for Children Matthew Lipman (P4C). This professor of logic pointed to the fact that children have the capacity and deserve access to philosophy. Our work aims to provide a general understanding of the fundamental traits of Philosophy for Children, their methodology, how this learning program allows some fundamental rethinking of education and philosophical practice and its application in the context of the First Cycle Education Basic. We seek to contribute to this study for the quality of the educational process within the formal and non formal education, through training, continuous and lifelong learning through the dissemination and implementation of the program Philosophy for Children with accuracy and integrity of teaching and science.Universidade de Aveiro2013-05-14T15:00:49Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10419porFonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:13Zoai:ria.ua.pt:10773/10419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:01.589534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB |
title |
Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB |
spellingShingle |
Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB Fonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da Educação das crianças Ensino da filosofia: Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento das crianças Pensamento crítico |
title_short |
Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB |
title_full |
Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB |
title_fullStr |
Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB |
title_full_unstemmed |
Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB |
title_sort |
Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB |
author |
Fonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da |
author_facet |
Fonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação das crianças Ensino da filosofia: Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento das crianças Pensamento crítico |
topic |
Educação das crianças Ensino da filosofia: Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento das crianças Pensamento crítico |
description |
Todo o ser humano revela espanto e perplexidade perante alguns fenómenos da Natureza. O espanto e a interrogação não são atributos de um sábio ou filósofo. O levantar questões está presente em todos nós e em todas as idades. Vamos, então, provocar a capacidade de questionamento, de indagação revelada pelas crianças com toda a sua espontaneidade. É, com este propósito, que surgiu o projecto educativo de Filosofia com Crianças e Jovens de Matthew Lipman. Este professor de Lógica chamou a atenção para o facto de as crianças revelarem capacidade e merecerem ter acesso à Filosofia. O nosso trabalho visa proporcionar um conhecimento geral sobre os traços fundamentais da Filosofia com Crianças e Jovens, a sua metodologia, o modo como este programa pedagógico permite repensar alguns pontos fundamentais da educação e da prática filosófica e a sua aplicação em contexto do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Procuramos contribuir com este estudo para a qualidade do processo educativo no âmbito da educação formal e não formal, através da formação inicial, contínua e ao longo da vida, mediante a difusão e a implementação do programa Filosofia com Crianças e Jovens com rigor e integridade pedagógica e científica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-05-14T15:00:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10419 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137521609736192 |