Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10419
Resumo: Todo o ser humano revela espanto e perplexidade perante alguns fenómenos da Natureza. O espanto e a interrogação não são atributos de um sábio ou filósofo. O levantar questões está presente em todos nós e em todas as idades. Vamos, então, provocar a capacidade de questionamento, de indagação revelada pelas crianças com toda a sua espontaneidade. É, com este propósito, que surgiu o projecto educativo de Filosofia com Crianças e Jovens de Matthew Lipman. Este professor de Lógica chamou a atenção para o facto de as crianças revelarem capacidade e merecerem ter acesso à Filosofia. O nosso trabalho visa proporcionar um conhecimento geral sobre os traços fundamentais da Filosofia com Crianças e Jovens, a sua metodologia, o modo como este programa pedagógico permite repensar alguns pontos fundamentais da educação e da prática filosófica e a sua aplicação em contexto do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Procuramos contribuir com este estudo para a qualidade do processo educativo no âmbito da educação formal e não formal, através da formação inicial, contínua e ao longo da vida, mediante a difusão e a implementação do programa Filosofia com Crianças e Jovens com rigor e integridade pedagógica e científica.
id RCAP_457132f0af40524a66c58988c6119284
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EBEducação das criançasEnsino da filosofia: Ensino básico 1º cicloDesenvolvimento das criançasPensamento críticoTodo o ser humano revela espanto e perplexidade perante alguns fenómenos da Natureza. O espanto e a interrogação não são atributos de um sábio ou filósofo. O levantar questões está presente em todos nós e em todas as idades. Vamos, então, provocar a capacidade de questionamento, de indagação revelada pelas crianças com toda a sua espontaneidade. É, com este propósito, que surgiu o projecto educativo de Filosofia com Crianças e Jovens de Matthew Lipman. Este professor de Lógica chamou a atenção para o facto de as crianças revelarem capacidade e merecerem ter acesso à Filosofia. O nosso trabalho visa proporcionar um conhecimento geral sobre os traços fundamentais da Filosofia com Crianças e Jovens, a sua metodologia, o modo como este programa pedagógico permite repensar alguns pontos fundamentais da educação e da prática filosófica e a sua aplicação em contexto do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Procuramos contribuir com este estudo para a qualidade do processo educativo no âmbito da educação formal e não formal, através da formação inicial, contínua e ao longo da vida, mediante a difusão e a implementação do programa Filosofia com Crianças e Jovens com rigor e integridade pedagógica e científica.Every human being shows astonishment and perplexity at some phenomena of nature. The astonishment and interrogation are not attributes of a sage or philosopher. The raise questions is present in everyone and all ages. We will then cause the capacity of questioning by inquiry revealed children with all its spontaneity. It is in this context that emerged in the educational project of Philosophy for Children Matthew Lipman (P4C). This professor of logic pointed to the fact that children have the capacity and deserve access to philosophy. Our work aims to provide a general understanding of the fundamental traits of Philosophy for Children, their methodology, how this learning program allows some fundamental rethinking of education and philosophical practice and its application in the context of the First Cycle Education Basic. We seek to contribute to this study for the quality of the educational process within the formal and non formal education, through training, continuous and lifelong learning through the dissemination and implementation of the program Philosophy for Children with accuracy and integrity of teaching and science.Universidade de Aveiro2013-05-14T15:00:49Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10419porFonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:13Zoai:ria.ua.pt:10773/10419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:01.589534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB
title Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB
spellingShingle Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB
Fonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da
Educação das crianças
Ensino da filosofia: Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das crianças
Pensamento crítico
title_short Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB
title_full Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB
title_fullStr Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB
title_full_unstemmed Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB
title_sort Filosofia com crianças e jovens: a comunidade de investigação: 1º ciclo do EB
author Fonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da
author_facet Fonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria Emília Gonçalves Daniel Morais da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação das crianças
Ensino da filosofia: Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das crianças
Pensamento crítico
topic Educação das crianças
Ensino da filosofia: Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das crianças
Pensamento crítico
description Todo o ser humano revela espanto e perplexidade perante alguns fenómenos da Natureza. O espanto e a interrogação não são atributos de um sábio ou filósofo. O levantar questões está presente em todos nós e em todas as idades. Vamos, então, provocar a capacidade de questionamento, de indagação revelada pelas crianças com toda a sua espontaneidade. É, com este propósito, que surgiu o projecto educativo de Filosofia com Crianças e Jovens de Matthew Lipman. Este professor de Lógica chamou a atenção para o facto de as crianças revelarem capacidade e merecerem ter acesso à Filosofia. O nosso trabalho visa proporcionar um conhecimento geral sobre os traços fundamentais da Filosofia com Crianças e Jovens, a sua metodologia, o modo como este programa pedagógico permite repensar alguns pontos fundamentais da educação e da prática filosófica e a sua aplicação em contexto do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Procuramos contribuir com este estudo para a qualidade do processo educativo no âmbito da educação formal e não formal, através da formação inicial, contínua e ao longo da vida, mediante a difusão e a implementação do programa Filosofia com Crianças e Jovens com rigor e integridade pedagógica e científica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-05-14T15:00:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10419
url http://hdl.handle.net/10773/10419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137521609736192