O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria de Jesus Aguiar Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/4541
Resumo: O presente trabalho de investigação pretende demonstrar a importância da supervisão pedagógica no contexto da formação inicial e contínua dos professores do ensino regular e recorrente, para além do papel essencial desempenhado pelo supervisor/orientador. Através deste estudo demonstrámos que uma escola que não ignora os problemas e que envolve todos os intervenientes do contexto educativo na resolução dos mesmos tem mais hipóteses de se desenvolver e obter êxito. Esta pesquisa teve como finalidade analisar o papel do supervisor pedagógico no desenvolvimento da atuação do professor principiante no ensino recorrente. O tema da supervisão pedagógica sobre o qual incidiu este trabalho diz respeito a um projeto mais amplo, que na sua elaboração, a nível da escola deve fazer valer a participação dos vários intervenientes. A supervisão em educação é perspetivada como um processo cuja finalidade é basear-se no melhoramento e eficácia do ensino, estimulando os novos docentes a aperfeiçoar a sua ação educativa, promover a seleção e avaliação de métodos e materiais didáticos. O supervisor pedagógico tem um papel fundamental. Ele tende a ajudar o docente a desenvolver a sua capacidade de reflexão crítica, valorizando a escola como espaço de referência para a prática e o relacionamento com a comunidade. Assim, o critério de recolha de dados assentou na criação de um guião de inquérito por questionário que pretendeu compreender as relações interpessoais que se estabelecem entre o supervisor pedagógico e o professor principiante no ensino recorrente, com o propósito de contribuir para o conhecimento e desenvolvimento tanto dos docentes quanto do supervisor. Em primeiro lugar foram formuladas três questões semi-abertas: A fim de tornar a pesquisa mais esclarecedora, decidimos incluir neste estudo quatro questões de resposta aberta, que julgámos fundamentais para a valorização do trabalho fazendo uma leitura mais eficaz do papel do supervisor pedagógico na melhoria da prática letiva do docente principiante no ensino recorrente neste tipo de ensino.
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