O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4541 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação pretende demonstrar a importância da supervisão pedagógica no contexto da formação inicial e contínua dos professores do ensino regular e recorrente, para além do papel essencial desempenhado pelo supervisor/orientador. Através deste estudo demonstrámos que uma escola que não ignora os problemas e que envolve todos os intervenientes do contexto educativo na resolução dos mesmos tem mais hipóteses de se desenvolver e obter êxito. Esta pesquisa teve como finalidade analisar o papel do supervisor pedagógico no desenvolvimento da atuação do professor principiante no ensino recorrente. O tema da supervisão pedagógica sobre o qual incidiu este trabalho diz respeito a um projeto mais amplo, que na sua elaboração, a nível da escola deve fazer valer a participação dos vários intervenientes. A supervisão em educação é perspetivada como um processo cuja finalidade é basear-se no melhoramento e eficácia do ensino, estimulando os novos docentes a aperfeiçoar a sua ação educativa, promover a seleção e avaliação de métodos e materiais didáticos. O supervisor pedagógico tem um papel fundamental. Ele tende a ajudar o docente a desenvolver a sua capacidade de reflexão crítica, valorizando a escola como espaço de referência para a prática e o relacionamento com a comunidade. Assim, o critério de recolha de dados assentou na criação de um guião de inquérito por questionário que pretendeu compreender as relações interpessoais que se estabelecem entre o supervisor pedagógico e o professor principiante no ensino recorrente, com o propósito de contribuir para o conhecimento e desenvolvimento tanto dos docentes quanto do supervisor. Em primeiro lugar foram formuladas três questões semi-abertas: A fim de tornar a pesquisa mais esclarecedora, decidimos incluir neste estudo quatro questões de resposta aberta, que julgámos fundamentais para a valorização do trabalho fazendo uma leitura mais eficaz do papel do supervisor pedagógico na melhoria da prática letiva do docente principiante no ensino recorrente neste tipo de ensino. |
id |
RCAP_457bafe48d38e9380f7b82f42e1ffada |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/4541 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógicoProfessoresEnsino recorrenteSupervisão pedagógicaO presente trabalho de investigação pretende demonstrar a importância da supervisão pedagógica no contexto da formação inicial e contínua dos professores do ensino regular e recorrente, para além do papel essencial desempenhado pelo supervisor/orientador. Através deste estudo demonstrámos que uma escola que não ignora os problemas e que envolve todos os intervenientes do contexto educativo na resolução dos mesmos tem mais hipóteses de se desenvolver e obter êxito. Esta pesquisa teve como finalidade analisar o papel do supervisor pedagógico no desenvolvimento da atuação do professor principiante no ensino recorrente. O tema da supervisão pedagógica sobre o qual incidiu este trabalho diz respeito a um projeto mais amplo, que na sua elaboração, a nível da escola deve fazer valer a participação dos vários intervenientes. A supervisão em educação é perspetivada como um processo cuja finalidade é basear-se no melhoramento e eficácia do ensino, estimulando os novos docentes a aperfeiçoar a sua ação educativa, promover a seleção e avaliação de métodos e materiais didáticos. O supervisor pedagógico tem um papel fundamental. Ele tende a ajudar o docente a desenvolver a sua capacidade de reflexão crítica, valorizando a escola como espaço de referência para a prática e o relacionamento com a comunidade. Assim, o critério de recolha de dados assentou na criação de um guião de inquérito por questionário que pretendeu compreender as relações interpessoais que se estabelecem entre o supervisor pedagógico e o professor principiante no ensino recorrente, com o propósito de contribuir para o conhecimento e desenvolvimento tanto dos docentes quanto do supervisor. Em primeiro lugar foram formuladas três questões semi-abertas: A fim de tornar a pesquisa mais esclarecedora, decidimos incluir neste estudo quatro questões de resposta aberta, que julgámos fundamentais para a valorização do trabalho fazendo uma leitura mais eficaz do papel do supervisor pedagógico na melhoria da prática letiva do docente principiante no ensino recorrente neste tipo de ensino.This research work aims to demonstrate the importance of supervision teaching in the context of initial and ongoing training of regular and recurrent teachers, in addition to the essential role played by the supervisor / leader. Through this study we demonstrated that a school that does not ignore the problems and involving all stakeholders in the educational context in solving them has more likely to develop and succeed. This research aimed to examine the role of the educational supervisor in development of the performance of novice teacher. The theme of pedagogical supervision focused on which this work relates to a larger project, which in its development , the level of school should enforce the participation of various stakeholders . Supervision in education is perspected as a process whose purpose is based on the improvement and effectiveness of teaching, encouraging new teachers to improve its educational activities, promoting the selection and evaluation of methods and materials. The educational supervisor plays a key role. It tends to help the teacher to develop their capacity for critical reflection, enhancing the school environment for reference to the practice and the relationship with the community. Thus, the criterion of data collection was based on creating a script of survey questionnaire that sought to understand the interpersonal relationships established between the educational supervisor and the novice teacher in recurrent education, with the purpose of contribute to the knowledge and development of both the faculty as the supervisor.2015-05-04T16:30:56Z2015-05-04T00:00:00Z2015-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4541porGomes, Maria de Jesus Aguiar Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:50Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:51.926028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógico |
title |
O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógico |
spellingShingle |
O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógico Gomes, Maria de Jesus Aguiar Cardoso Professores Ensino recorrente Supervisão pedagógica |
title_short |
O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógico |
title_full |
O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógico |
title_fullStr |
O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógico |
title_full_unstemmed |
O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógico |
title_sort |
O docente do ensino recorrente e o supervisor pedagógico |
author |
Gomes, Maria de Jesus Aguiar Cardoso |
author_facet |
Gomes, Maria de Jesus Aguiar Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria de Jesus Aguiar Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Ensino recorrente Supervisão pedagógica |
topic |
Professores Ensino recorrente Supervisão pedagógica |
description |
O presente trabalho de investigação pretende demonstrar a importância da supervisão pedagógica no contexto da formação inicial e contínua dos professores do ensino regular e recorrente, para além do papel essencial desempenhado pelo supervisor/orientador. Através deste estudo demonstrámos que uma escola que não ignora os problemas e que envolve todos os intervenientes do contexto educativo na resolução dos mesmos tem mais hipóteses de se desenvolver e obter êxito. Esta pesquisa teve como finalidade analisar o papel do supervisor pedagógico no desenvolvimento da atuação do professor principiante no ensino recorrente. O tema da supervisão pedagógica sobre o qual incidiu este trabalho diz respeito a um projeto mais amplo, que na sua elaboração, a nível da escola deve fazer valer a participação dos vários intervenientes. A supervisão em educação é perspetivada como um processo cuja finalidade é basear-se no melhoramento e eficácia do ensino, estimulando os novos docentes a aperfeiçoar a sua ação educativa, promover a seleção e avaliação de métodos e materiais didáticos. O supervisor pedagógico tem um papel fundamental. Ele tende a ajudar o docente a desenvolver a sua capacidade de reflexão crítica, valorizando a escola como espaço de referência para a prática e o relacionamento com a comunidade. Assim, o critério de recolha de dados assentou na criação de um guião de inquérito por questionário que pretendeu compreender as relações interpessoais que se estabelecem entre o supervisor pedagógico e o professor principiante no ensino recorrente, com o propósito de contribuir para o conhecimento e desenvolvimento tanto dos docentes quanto do supervisor. Em primeiro lugar foram formuladas três questões semi-abertas: A fim de tornar a pesquisa mais esclarecedora, decidimos incluir neste estudo quatro questões de resposta aberta, que julgámos fundamentais para a valorização do trabalho fazendo uma leitura mais eficaz do papel do supervisor pedagógico na melhoria da prática letiva do docente principiante no ensino recorrente neste tipo de ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-04T16:30:56Z 2015-05-04T00:00:00Z 2015-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/4541 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/4541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137123923656704 |