O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Patrícia Torres de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1326
Resumo: No quadro das perspectivas actuais sobre a educação, analisar a problemática da formação contínua de educadores parece-nos pertinente e indispensável, sobretudo no sentido de contribuir para a formação de um profissional reflexivo. Por conseguinte, este estudo, apresentado no âmbito do Mestrado em Supervisão, resultou da nossa experiência como supervisora/formadora da rede municipal de ensino de São Luís do Maranhão/Brasil e da necessidade, em conjunto com os professores, de realizarmos uma intervenção na formação contínua da referida rede, a qual tem se desenvolvido, principalmente, de forma homogeneizadora e padronizada. Assim, baseados num conhecimento do terreno e na convicção de que a estratégia de questionamento poderia contribuir para a reflexão sobre as práticas, propusemo-nos conceber, desenvolver e avaliar uma experiência de formação em que participaram quatro professores que actuam de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica Justo Jansen, escola da rede municipal de ensino de São Luís. Ressaltamos que o programa de formação contínua desenvolvido se baseou numa concepção construtivista da formação de professores e no paradigma reflexivo. Durante o processo formativo foi privilegiado o estudo de fontes bibliográficas, assim como o confronto dos educadores e da investigadora/formadora com a sua própria prática de questionamento, através da gravação em áudio e análise de aulas e das sessões de formação. Nesta perspectiva, tínhamos como objectivo a consciencialização dos participantes sobre o nível cognitivo e funções das perguntas que fizeram nos encontros de formação no intuito de retroalimentá-las. Deste modo, a abordagem metodológica desta investigação baseia-se num paradigma interpretativo, com recurso à investigação-acção e ao estudo de caso, pela necessidade de uma intervenção na realidade com vista à mudança e à análise de uma situação em particular. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação participante, do questionário, da entrevista, das gravações em aúdio de aulas dos professores e das sessões de formação, além de textos elaborados pelos participantes que fizeram parte do seu portefólio reflexivo. Como forma de compreendermos e analisarmos este corpus de informações, optámos pela análise de conteúdo e por uma abordagem multifacetada através da triangulação. Os resultados obtidos indicam que o programa de formação implementado contribuiu para a reflexão e a consciencialização dos intervenientes sobre o seu tipo de questionamento e para uma tentativa de melhoria deste aspecto na formação contínua. Os participantes concluíram que as perguntas constituem um importante elemento de interacção no âmbito da formação, podendo contribuir decisivamente para o desenvolvimento das suas competências reflexivas. ABSTRACT: On the scene of the current perspectives about education, it seems pertinent and indispensable to analyze the problems concerning the teacher continuous education especially in order to contribute to the formation of a reflexive professional Therefore, this study, presented in the scope of a Master Course of Supervision, it results from our experience as a supervisor I trainer in the municipal schools of São Luís - MaranhãoiBrazil and the need, together with teachers, to rnake an intervention in the continuous education in this context, cause it has been developed, rnainly, in a homogeneous and standardized way. So, based in our experience and the belief that the questioning strategy could contribute for the reflection on the practices, we proposed ourselves to conceive, develop and evaluate an experience involving four teachers acting from 5th to gth of baçic education of Justo Jansen School, an municipal school of São LuíslMaranhão. The teacher continuous education progyam developed was based on a constructivist design of teacher education ahd the reflective paradigm. During the formative process it was privileged the study of bibliographical sources, and the confrontation of teachers and the supervisorltrainer with their own practice of questioning, by recording in audio and analysis of classes and teacher continuous education sessions. Therefore, we aim to awareness the participants about the cognitive level and functions of the questions in the sessions in order to improve them. Thus, the methodological approach of this research is based an interpretative paradigm, using the action-research and the case study, cause it was necessary an Íntervention in reality to change it and analysis a particular situation. The data were collected through participant observation, questionnaire, interview, the recordings in audio of teacher's classes and teacher continuous education's sessions, besides texts written by the partic~pants that were part of their reftective portfolio. In order to understand and anatyze this corpus of information, we opted for a muttifaceted approach through triangulation and the content analysis. The results show that the teacher continuous education program implemented had contributed to the teachers' reflection and awareness about their type of questioning and in an attempt of improvement of this aspect in the continuous education. The participants had concluded that the questions are an important interaction element in that context and can contribute decisively to the development of their reflective skills.
id RCAP_f420c56a80ee498504ad49c62222bd26
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxisSupervisão de professoresProfessoresProfessoresPrática pedagógicaNo quadro das perspectivas actuais sobre a educação, analisar a problemática da formação contínua de educadores parece-nos pertinente e indispensável, sobretudo no sentido de contribuir para a formação de um profissional reflexivo. Por conseguinte, este estudo, apresentado no âmbito do Mestrado em Supervisão, resultou da nossa experiência como supervisora/formadora da rede municipal de ensino de São Luís do Maranhão/Brasil e da necessidade, em conjunto com os professores, de realizarmos uma intervenção na formação contínua da referida rede, a qual tem se desenvolvido, principalmente, de forma homogeneizadora e padronizada. Assim, baseados num conhecimento do terreno e na convicção de que a estratégia de questionamento poderia contribuir para a reflexão sobre as práticas, propusemo-nos conceber, desenvolver e avaliar uma experiência de formação em que participaram quatro professores que actuam de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica Justo Jansen, escola da rede municipal de ensino de São Luís. Ressaltamos que o programa de formação contínua desenvolvido se baseou numa concepção construtivista da formação de professores e no paradigma reflexivo. Durante o processo formativo foi privilegiado o estudo de fontes bibliográficas, assim como o confronto dos educadores e da investigadora/formadora com a sua própria prática de questionamento, através da gravação em áudio e análise de aulas e das sessões de formação. Nesta perspectiva, tínhamos como objectivo a consciencialização dos participantes sobre o nível cognitivo e funções das perguntas que fizeram nos encontros de formação no intuito de retroalimentá-las. Deste modo, a abordagem metodológica desta investigação baseia-se num paradigma interpretativo, com recurso à investigação-acção e ao estudo de caso, pela necessidade de uma intervenção na realidade com vista à mudança e à análise de uma situação em particular. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação participante, do questionário, da entrevista, das gravações em aúdio de aulas dos professores e das sessões de formação, além de textos elaborados pelos participantes que fizeram parte do seu portefólio reflexivo. Como forma de compreendermos e analisarmos este corpus de informações, optámos pela análise de conteúdo e por uma abordagem multifacetada através da triangulação. Os resultados obtidos indicam que o programa de formação implementado contribuiu para a reflexão e a consciencialização dos intervenientes sobre o seu tipo de questionamento e para uma tentativa de melhoria deste aspecto na formação contínua. Os participantes concluíram que as perguntas constituem um importante elemento de interacção no âmbito da formação, podendo contribuir decisivamente para o desenvolvimento das suas competências reflexivas. ABSTRACT: On the scene of the current perspectives about education, it seems pertinent and indispensable to analyze the problems concerning the teacher continuous education especially in order to contribute to the formation of a reflexive professional Therefore, this study, presented in the scope of a Master Course of Supervision, it results from our experience as a supervisor I trainer in the municipal schools of São Luís - MaranhãoiBrazil and the need, together with teachers, to rnake an intervention in the continuous education in this context, cause it has been developed, rnainly, in a homogeneous and standardized way. So, based in our experience and the belief that the questioning strategy could contribute for the reflection on the practices, we proposed ourselves to conceive, develop and evaluate an experience involving four teachers acting from 5th to gth of baçic education of Justo Jansen School, an municipal school of São LuíslMaranhão. The teacher continuous education progyam developed was based on a constructivist design of teacher education ahd the reflective paradigm. During the formative process it was privileged the study of bibliographical sources, and the confrontation of teachers and the supervisorltrainer with their own practice of questioning, by recording in audio and analysis of classes and teacher continuous education sessions. Therefore, we aim to awareness the participants about the cognitive level and functions of the questions in the sessions in order to improve them. Thus, the methodological approach of this research is based an interpretative paradigm, using the action-research and the case study, cause it was necessary an Íntervention in reality to change it and analysis a particular situation. The data were collected through participant observation, questionnaire, interview, the recordings in audio of teacher's classes and teacher continuous education's sessions, besides texts written by the partic~pants that were part of their reftective portfolio. In order to understand and anatyze this corpus of information, we opted for a muttifaceted approach through triangulation and the content analysis. The results show that the teacher continuous education program implemented had contributed to the teachers' reflection and awareness about their type of questioning and in an attempt of improvement of this aspect in the continuous education. The participants had concluded that the questions are an important interaction element in that context and can contribute decisively to the development of their reflective skills.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:22Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1326porBarros, Patrícia Torres deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:04Zoai:ria.ua.pt:10773/1326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:01.760573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxis
title O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxis
spellingShingle O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxis
Barros, Patrícia Torres de
Supervisão de professores
Professores
Professores
Prática pedagógica
title_short O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxis
title_full O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxis
title_fullStr O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxis
title_full_unstemmed O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxis
title_sort O questionamento do supervisor e dos docentes nas sessões de formação contínua : uma estratégia de reflexão sobre a praxis
author Barros, Patrícia Torres de
author_facet Barros, Patrícia Torres de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Patrícia Torres de
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão de professores
Professores
Professores
Prática pedagógica
topic Supervisão de professores
Professores
Professores
Prática pedagógica
description No quadro das perspectivas actuais sobre a educação, analisar a problemática da formação contínua de educadores parece-nos pertinente e indispensável, sobretudo no sentido de contribuir para a formação de um profissional reflexivo. Por conseguinte, este estudo, apresentado no âmbito do Mestrado em Supervisão, resultou da nossa experiência como supervisora/formadora da rede municipal de ensino de São Luís do Maranhão/Brasil e da necessidade, em conjunto com os professores, de realizarmos uma intervenção na formação contínua da referida rede, a qual tem se desenvolvido, principalmente, de forma homogeneizadora e padronizada. Assim, baseados num conhecimento do terreno e na convicção de que a estratégia de questionamento poderia contribuir para a reflexão sobre as práticas, propusemo-nos conceber, desenvolver e avaliar uma experiência de formação em que participaram quatro professores que actuam de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica Justo Jansen, escola da rede municipal de ensino de São Luís. Ressaltamos que o programa de formação contínua desenvolvido se baseou numa concepção construtivista da formação de professores e no paradigma reflexivo. Durante o processo formativo foi privilegiado o estudo de fontes bibliográficas, assim como o confronto dos educadores e da investigadora/formadora com a sua própria prática de questionamento, através da gravação em áudio e análise de aulas e das sessões de formação. Nesta perspectiva, tínhamos como objectivo a consciencialização dos participantes sobre o nível cognitivo e funções das perguntas que fizeram nos encontros de formação no intuito de retroalimentá-las. Deste modo, a abordagem metodológica desta investigação baseia-se num paradigma interpretativo, com recurso à investigação-acção e ao estudo de caso, pela necessidade de uma intervenção na realidade com vista à mudança e à análise de uma situação em particular. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação participante, do questionário, da entrevista, das gravações em aúdio de aulas dos professores e das sessões de formação, além de textos elaborados pelos participantes que fizeram parte do seu portefólio reflexivo. Como forma de compreendermos e analisarmos este corpus de informações, optámos pela análise de conteúdo e por uma abordagem multifacetada através da triangulação. Os resultados obtidos indicam que o programa de formação implementado contribuiu para a reflexão e a consciencialização dos intervenientes sobre o seu tipo de questionamento e para uma tentativa de melhoria deste aspecto na formação contínua. Os participantes concluíram que as perguntas constituem um importante elemento de interacção no âmbito da formação, podendo contribuir decisivamente para o desenvolvimento das suas competências reflexivas. ABSTRACT: On the scene of the current perspectives about education, it seems pertinent and indispensable to analyze the problems concerning the teacher continuous education especially in order to contribute to the formation of a reflexive professional Therefore, this study, presented in the scope of a Master Course of Supervision, it results from our experience as a supervisor I trainer in the municipal schools of São Luís - MaranhãoiBrazil and the need, together with teachers, to rnake an intervention in the continuous education in this context, cause it has been developed, rnainly, in a homogeneous and standardized way. So, based in our experience and the belief that the questioning strategy could contribute for the reflection on the practices, we proposed ourselves to conceive, develop and evaluate an experience involving four teachers acting from 5th to gth of baçic education of Justo Jansen School, an municipal school of São LuíslMaranhão. The teacher continuous education progyam developed was based on a constructivist design of teacher education ahd the reflective paradigm. During the formative process it was privileged the study of bibliographical sources, and the confrontation of teachers and the supervisorltrainer with their own practice of questioning, by recording in audio and analysis of classes and teacher continuous education sessions. Therefore, we aim to awareness the participants about the cognitive level and functions of the questions in the sessions in order to improve them. Thus, the methodological approach of this research is based an interpretative paradigm, using the action-research and the case study, cause it was necessary an Íntervention in reality to change it and analysis a particular situation. The data were collected through participant observation, questionnaire, interview, the recordings in audio of teacher's classes and teacher continuous education's sessions, besides texts written by the partic~pants that were part of their reftective portfolio. In order to understand and anatyze this corpus of information, we opted for a muttifaceted approach through triangulation and the content analysis. The results show that the teacher continuous education program implemented had contributed to the teachers' reflection and awareness about their type of questioning and in an attempt of improvement of this aspect in the continuous education. The participants had concluded that the questions are an important interaction element in that context and can contribute decisively to the development of their reflective skills.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:38:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1326
url http://hdl.handle.net/10773/1326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449971023872