Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32 |
Resumo: | O trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. Palavras – chave: projeto, metodologia, saberes sociais, saberes escolares. |
id |
RCAP_45830c6708663f7142d5d9781ee44be7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/32 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociaisO trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. Palavras – chave: projeto, metodologia, saberes sociais, saberes escolares.Instituto Politécnico de Bragança2016-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32EduSer; Vol. 3 No. 2 (2011): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 3 n. 2 (2011): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 3 N.º 2 (2011): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/32https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/32/35Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMateus, Maria Nascimento2023-02-18T06:01:21Zoai:eduser.ipb.pt:article/32Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:49.830022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
title |
Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
spellingShingle |
Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais Mateus, Maria Nascimento |
title_short |
Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
title_full |
Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
title_fullStr |
Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
title_full_unstemmed |
Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
title_sort |
Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais |
author |
Mateus, Maria Nascimento |
author_facet |
Mateus, Maria Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Maria Nascimento |
description |
O trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. Palavras – chave: projeto, metodologia, saberes sociais, saberes escolares. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32 https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/32 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/32/35 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 3 No. 2 (2011): Eduser - Revista de Educação Eduser - revista de Educação; v. 3 n. 2 (2011): Eduser - Revista de Educação EduSer; Vol. 3 N.º 2 (2011): Eduser - Revista de Educação 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130939881684992 |