Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Maria Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32
Resumo: O trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. Palavras – chave: projeto, metodologia, saberes sociais, saberes escolares.
id RCAP_45830c6708663f7142d5d9781ee44be7
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/32
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociaisO trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. Palavras – chave: projeto, metodologia, saberes sociais, saberes escolares.Instituto Politécnico de Bragança2016-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32EduSer; Vol. 3 No. 2 (2011): Eduser - Revista de EducaçãoEduser - revista de Educação; v. 3 n. 2 (2011): Eduser - Revista de EducaçãoEduSer; Vol. 3 N.º 2 (2011): Eduser - Revista de Educação2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/32https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/32/35Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMateus, Maria Nascimento2023-02-18T06:01:21Zoai:eduser.ipb.pt:article/32Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:49.830022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
title Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
spellingShingle Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
Mateus, Maria Nascimento
title_short Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
title_full Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
title_fullStr Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
title_full_unstemmed Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
title_sort Metodologia de trabalho de projecto: Nova relação entre os saberes escolares e os saberes sociais
author Mateus, Maria Nascimento
author_facet Mateus, Maria Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Maria Nascimento
description O trabalho de projeto é uma metodologia investigativa centrada na resolução de problemas reais e pertinentes, que permite criar uma nova relação entre a prática e a teoria, entre os saberes escolares e os saberes sociais. O tema, considerado oportuno e de interesse para os alunos, permitirá cumprir a intencionalidade do estudo e preconizar aprendizagens significativas, ativas e socializadoras. Partir-se-á de um estudo de caso de tipo observacional em que, após a identificação e formulação de problemas, cujo diagnóstico será feito através de uma análise SWOT, se procederá à pesquisa e produção, que conduzirá à apresentação, globalização e avaliação final do produto. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa inquéritos por questionário, uma observação não participante e uma entrevista formal e individual à docente do 3º ano de escolaridade. A análise dos dados permitir-nos-á construir as considerações finais, com as quais se pretenderá uma reflexão crítica sobre a problemática enunciada. Palavras – chave: projeto, metodologia, saberes sociais, saberes escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32
https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32
url https://doi.org/10.34620/eduser.v3i2.32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/32
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/32/35
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2016 Eduser - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 3 No. 2 (2011): Eduser - Revista de Educação
Eduser - revista de Educação; v. 3 n. 2 (2011): Eduser - Revista de Educação
EduSer; Vol. 3 N.º 2 (2011): Eduser - Revista de Educação
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130939881684992