O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Norberto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/4725
Resumo: A vitivinicultura desempenhou sempre um papel muito importante na agricultura portuguesa, exercendo o vinho um papel relevante na economia nacional. A produção de vinho em Portugal é já uma tradição antiga, sendo desde sempre uma aposta do Estado Português para desenvolvimento da economia nacional. O cultivo da vinha está praticamente disseminado por todo o território português, estando o mesmo dividido em diversas regiões vitivinícolas, sendo o vinho produzido nessas regiões naturalmente diferente. De entre os vinhos portugueses, aquele que mais sucesso conheceu em Portugal e além fronteiras foi o Vinho do Porto. O Vinho do Porto é uma bebida licorosa produzida na Região Demarcada do Douro. Este vinho apresenta uma riqueza e intensidade de aromas, um teor alcoólico elevado bem como uma vasta gama de doçuras e uma grande diversidade de cores. O Vinho do Porto é uma imagem de marca de Portugal e serviu de pilar para cimentar a imagem dos vinhos portugueses além fronteiras. Tendo em conta o sucesso alcançado pelo Vinho do Porto, o objectivo deste trabalho passa pela análise do posicionamento da marca do Vinho do Porto no panorama nacional. A marca do Vinho do Porto é reconhecida nacional e internacionalmente, pelo que neste trabalho os autores procuram posicionar a marca no contexto das marcas de vinho portuguesas, através da análise da produção, quota de mercado, volume de vendas, exportações da marca e aplicação de alguns instrumentos de gestão, tais como Análise SWOT, Modelo de Porter, Matriz General Electric/McKinsey, Matriz BCG, Estratégias de Crescimento de Ansoff e Estratégias Genéricas de Porter. Assim, tendo por base os resultados obtidos, os mesmos permitem concluir que o Vinho do Porto apresenta-se numa posição de destaque no mercado dos vinhos, no panorama nacional, pelo que se traduz num importante produto para o crescimento da economia nacional. El vino siempre ha desempeñado un papel importante en la agricultura portuguesa, el vino ejerce un papel importante en la economía nacional. La producción de vino en Portugal es ya una vieja tradición, siempre ha sido un compromiso del Estado Portugués para el desarrollo económico nacional. El cultivo de la vid es casi extendido por todo el territorio portugués, la misma se divide en varias regiones del vino, el vino que se producen en estas regiones son naturalmente diferentes. Entre los vinos portugueses, aquel que más éxito ha tenido en Portugal y en el extranjero fue el Vino de Oporto. El Vino de Oporto es una bebida licorosa producida en la Región del Douro (Duero). Este vino tiene una riqueza y intensidad de aromas, un alto contenido de alcohol, bien como una amplia gama de dulces y una variedad de colores. El Vino de Oporto es una imagen de Portugal y fue un pilar de cemento de la imagen de los vinos portugueses en el extranjero. Verificado el éxito del Vino de Oporto, fue propósito de este estudio hacer un análisis del posicionamiento de la marca Vino de Oporto en el panorama nacional. La marca Vino de Oporto es reconocida nacional e internacionalmente, por lo que en este trabajo los autores trataran de posicionar la marca en el contexto de las marcas de vino portugués a través del análisis de la producción, la cuota de mercado, ventas, exportaciones y la solicitud de marca, algunas herramientas de gestión tales como análisis SWOT, el Modelo de Porter, la Matriz de General Electric/McKinsey, la Matriz BCG, Ansoff Estrategias de Crecimiento y Estrategias Generales de Porter. Así, con base en los resultados, los mismos permiten concluir que el Vino de Oporto se presenta en una posición destacada en el mercado del vino, en el panorama nacional, en lo que se traduce en un producto importante para el crecimiento de la economía nacional. The viticulture always had an important role in Portuguese agriculture, as wine plays a major role in the national economy. Wine production is an ancient tradition and has always been a priority of the Portuguese State for the development of the national economy. Wine growing is almost spread throughout the Portuguese territory, in spite of being divided into several wine regions and, consequently, wine is produced in different ways in the different regions. Among the Portuguese wines, the most successfully known in Portugal and abroad is Oporto wine. Oporto wine is a liqueur drink produced in the Douro Region. This wine presents a richness and intensity of aromas, a high level of alcohol and a wide range of sweets and a variety of colours. Oporto wine is a brand image of Portugal and it was the basis that consolidated the image of Portuguese wines abroad. Based on this assumption, this article tries to present a characterization and analysis of the positioning of the Port Wine brand in the context of Portuguese wine brands, and to define strategies for this brand. In order to achieve this, indicators and management tools such as SWOT Analysis, Porter’s Model, General Electric/McKinsey Matrix, BCG Matrix, Ansoff Strategies of Growth and Porter General Strategies. From the analysis it can be understood that the Port Wine brand occupies a favourable position in the wine market with an important role in the national economy, and as such it should be ever more promoted and its potential further reinforced abroad to make the most of its brand value and potential for the brand, the country and other national wines.
id RCAP_458c03b1a12046113fef124f23e550fc
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4725
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacionalMarcaPosicionamentoProduto estratégicoVinho do PortoA vitivinicultura desempenhou sempre um papel muito importante na agricultura portuguesa, exercendo o vinho um papel relevante na economia nacional. A produção de vinho em Portugal é já uma tradição antiga, sendo desde sempre uma aposta do Estado Português para desenvolvimento da economia nacional. O cultivo da vinha está praticamente disseminado por todo o território português, estando o mesmo dividido em diversas regiões vitivinícolas, sendo o vinho produzido nessas regiões naturalmente diferente. De entre os vinhos portugueses, aquele que mais sucesso conheceu em Portugal e além fronteiras foi o Vinho do Porto. O Vinho do Porto é uma bebida licorosa produzida na Região Demarcada do Douro. Este vinho apresenta uma riqueza e intensidade de aromas, um teor alcoólico elevado bem como uma vasta gama de doçuras e uma grande diversidade de cores. O Vinho do Porto é uma imagem de marca de Portugal e serviu de pilar para cimentar a imagem dos vinhos portugueses além fronteiras. Tendo em conta o sucesso alcançado pelo Vinho do Porto, o objectivo deste trabalho passa pela análise do posicionamento da marca do Vinho do Porto no panorama nacional. A marca do Vinho do Porto é reconhecida nacional e internacionalmente, pelo que neste trabalho os autores procuram posicionar a marca no contexto das marcas de vinho portuguesas, através da análise da produção, quota de mercado, volume de vendas, exportações da marca e aplicação de alguns instrumentos de gestão, tais como Análise SWOT, Modelo de Porter, Matriz General Electric/McKinsey, Matriz BCG, Estratégias de Crescimento de Ansoff e Estratégias Genéricas de Porter. Assim, tendo por base os resultados obtidos, os mesmos permitem concluir que o Vinho do Porto apresenta-se numa posição de destaque no mercado dos vinhos, no panorama nacional, pelo que se traduz num importante produto para o crescimento da economia nacional. El vino siempre ha desempeñado un papel importante en la agricultura portuguesa, el vino ejerce un papel importante en la economía nacional. La producción de vino en Portugal es ya una vieja tradición, siempre ha sido un compromiso del Estado Portugués para el desarrollo económico nacional. El cultivo de la vid es casi extendido por todo el territorio portugués, la misma se divide en varias regiones del vino, el vino que se producen en estas regiones son naturalmente diferentes. Entre los vinos portugueses, aquel que más éxito ha tenido en Portugal y en el extranjero fue el Vino de Oporto. El Vino de Oporto es una bebida licorosa producida en la Región del Douro (Duero). Este vino tiene una riqueza y intensidad de aromas, un alto contenido de alcohol, bien como una amplia gama de dulces y una variedad de colores. El Vino de Oporto es una imagen de Portugal y fue un pilar de cemento de la imagen de los vinos portugueses en el extranjero. Verificado el éxito del Vino de Oporto, fue propósito de este estudio hacer un análisis del posicionamiento de la marca Vino de Oporto en el panorama nacional. La marca Vino de Oporto es reconocida nacional e internacionalmente, por lo que en este trabajo los autores trataran de posicionar la marca en el contexto de las marcas de vino portugués a través del análisis de la producción, la cuota de mercado, ventas, exportaciones y la solicitud de marca, algunas herramientas de gestión tales como análisis SWOT, el Modelo de Porter, la Matriz de General Electric/McKinsey, la Matriz BCG, Ansoff Estrategias de Crecimiento y Estrategias Generales de Porter. Así, con base en los resultados, los mismos permiten concluir que el Vino de Oporto se presenta en una posición destacada en el mercado del vino, en el panorama nacional, en lo que se traduce en un producto importante para el crecimiento de la economía nacional. The viticulture always had an important role in Portuguese agriculture, as wine plays a major role in the national economy. Wine production is an ancient tradition and has always been a priority of the Portuguese State for the development of the national economy. Wine growing is almost spread throughout the Portuguese territory, in spite of being divided into several wine regions and, consequently, wine is produced in different ways in the different regions. Among the Portuguese wines, the most successfully known in Portugal and abroad is Oporto wine. Oporto wine is a liqueur drink produced in the Douro Region. This wine presents a richness and intensity of aromas, a high level of alcohol and a wide range of sweets and a variety of colours. Oporto wine is a brand image of Portugal and it was the basis that consolidated the image of Portuguese wines abroad. Based on this assumption, this article tries to present a characterization and analysis of the positioning of the Port Wine brand in the context of Portuguese wine brands, and to define strategies for this brand. In order to achieve this, indicators and management tools such as SWOT Analysis, Porter’s Model, General Electric/McKinsey Matrix, BCG Matrix, Ansoff Strategies of Growth and Porter General Strategies. From the analysis it can be understood that the Port Wine brand occupies a favourable position in the wine market with an important role in the national economy, and as such it should be ever more promoted and its potential further reinforced abroad to make the most of its brand value and potential for the brand, the country and other national wines.Instituto Politécnico de BragançaFernandes, Paula O.Biblioteca Digital do IPBLoureiro, Norberto2011-05-30T14:57:33Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4725TID:201427648porLoureiro, Norberto Celestino Vasques (2011). O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional. Bragança: Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Dissertação de Mestrado em Gestão das Organizações – Ramo de Gestão de Empresasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:13:16Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:35.754932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional
title O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional
spellingShingle O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional
Loureiro, Norberto
Marca
Posicionamento
Produto estratégico
Vinho do Porto
title_short O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional
title_full O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional
title_fullStr O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional
title_full_unstemmed O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional
title_sort O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional
author Loureiro, Norberto
author_facet Loureiro, Norberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Paula O.
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Norberto
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Posicionamento
Produto estratégico
Vinho do Porto
topic Marca
Posicionamento
Produto estratégico
Vinho do Porto
description A vitivinicultura desempenhou sempre um papel muito importante na agricultura portuguesa, exercendo o vinho um papel relevante na economia nacional. A produção de vinho em Portugal é já uma tradição antiga, sendo desde sempre uma aposta do Estado Português para desenvolvimento da economia nacional. O cultivo da vinha está praticamente disseminado por todo o território português, estando o mesmo dividido em diversas regiões vitivinícolas, sendo o vinho produzido nessas regiões naturalmente diferente. De entre os vinhos portugueses, aquele que mais sucesso conheceu em Portugal e além fronteiras foi o Vinho do Porto. O Vinho do Porto é uma bebida licorosa produzida na Região Demarcada do Douro. Este vinho apresenta uma riqueza e intensidade de aromas, um teor alcoólico elevado bem como uma vasta gama de doçuras e uma grande diversidade de cores. O Vinho do Porto é uma imagem de marca de Portugal e serviu de pilar para cimentar a imagem dos vinhos portugueses além fronteiras. Tendo em conta o sucesso alcançado pelo Vinho do Porto, o objectivo deste trabalho passa pela análise do posicionamento da marca do Vinho do Porto no panorama nacional. A marca do Vinho do Porto é reconhecida nacional e internacionalmente, pelo que neste trabalho os autores procuram posicionar a marca no contexto das marcas de vinho portuguesas, através da análise da produção, quota de mercado, volume de vendas, exportações da marca e aplicação de alguns instrumentos de gestão, tais como Análise SWOT, Modelo de Porter, Matriz General Electric/McKinsey, Matriz BCG, Estratégias de Crescimento de Ansoff e Estratégias Genéricas de Porter. Assim, tendo por base os resultados obtidos, os mesmos permitem concluir que o Vinho do Porto apresenta-se numa posição de destaque no mercado dos vinhos, no panorama nacional, pelo que se traduz num importante produto para o crescimento da economia nacional. El vino siempre ha desempeñado un papel importante en la agricultura portuguesa, el vino ejerce un papel importante en la economía nacional. La producción de vino en Portugal es ya una vieja tradición, siempre ha sido un compromiso del Estado Portugués para el desarrollo económico nacional. El cultivo de la vid es casi extendido por todo el territorio portugués, la misma se divide en varias regiones del vino, el vino que se producen en estas regiones son naturalmente diferentes. Entre los vinos portugueses, aquel que más éxito ha tenido en Portugal y en el extranjero fue el Vino de Oporto. El Vino de Oporto es una bebida licorosa producida en la Región del Douro (Duero). Este vino tiene una riqueza y intensidad de aromas, un alto contenido de alcohol, bien como una amplia gama de dulces y una variedad de colores. El Vino de Oporto es una imagen de Portugal y fue un pilar de cemento de la imagen de los vinos portugueses en el extranjero. Verificado el éxito del Vino de Oporto, fue propósito de este estudio hacer un análisis del posicionamiento de la marca Vino de Oporto en el panorama nacional. La marca Vino de Oporto es reconocida nacional e internacionalmente, por lo que en este trabajo los autores trataran de posicionar la marca en el contexto de las marcas de vino portugués a través del análisis de la producción, la cuota de mercado, ventas, exportaciones y la solicitud de marca, algunas herramientas de gestión tales como análisis SWOT, el Modelo de Porter, la Matriz de General Electric/McKinsey, la Matriz BCG, Ansoff Estrategias de Crecimiento y Estrategias Generales de Porter. Así, con base en los resultados, los mismos permiten concluir que el Vino de Oporto se presenta en una posición destacada en el mercado del vino, en el panorama nacional, en lo que se traduce en un producto importante para el crecimiento de la economía nacional. The viticulture always had an important role in Portuguese agriculture, as wine plays a major role in the national economy. Wine production is an ancient tradition and has always been a priority of the Portuguese State for the development of the national economy. Wine growing is almost spread throughout the Portuguese territory, in spite of being divided into several wine regions and, consequently, wine is produced in different ways in the different regions. Among the Portuguese wines, the most successfully known in Portugal and abroad is Oporto wine. Oporto wine is a liqueur drink produced in the Douro Region. This wine presents a richness and intensity of aromas, a high level of alcohol and a wide range of sweets and a variety of colours. Oporto wine is a brand image of Portugal and it was the basis that consolidated the image of Portuguese wines abroad. Based on this assumption, this article tries to present a characterization and analysis of the positioning of the Port Wine brand in the context of Portuguese wine brands, and to define strategies for this brand. In order to achieve this, indicators and management tools such as SWOT Analysis, Porter’s Model, General Electric/McKinsey Matrix, BCG Matrix, Ansoff Strategies of Growth and Porter General Strategies. From the analysis it can be understood that the Port Wine brand occupies a favourable position in the wine market with an important role in the national economy, and as such it should be ever more promoted and its potential further reinforced abroad to make the most of its brand value and potential for the brand, the country and other national wines.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-30T14:57:33Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/4725
TID:201427648
url http://hdl.handle.net/10198/4725
identifier_str_mv TID:201427648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Loureiro, Norberto Celestino Vasques (2011). O posicionamento da marca vinho do Porto no panorama nacional. Bragança: Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Dissertação de Mestrado em Gestão das Organizações – Ramo de Gestão de Empresas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135191410671616