Um estudo de caso da internacionalização de fintechs plataforma brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, António Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19231
Resumo: Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação
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spelling Um estudo de caso da internacionalização de fintechs plataforma brasileirasInternacionalizaçãoEmpresas PlataformaFinTechsFinTechs PlataformaInternationalizationPlatform CompaniesFinTechs PlataformMestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e InovaçãoAlterações ambientais, tecnologias e no comportamento dos consumidores propiciaram o surgimento e fortalecimento de dois novos tipos de empresas: as Empresas Plataforma (EP) e as FinTechs. Algumas das FinTechs adotam este modelo, com alguns estudos indicando que elas se beneficiam por isto. Os estudos de internacionalização relacionam a rápida expansão internacional das Empresas Plataforma com aspetos de sua lógica de actuação: terem poucos activos físicos e serem de base tecnológica. Também, indicam que estas empresas sofrem principalmente das Liabilities of Outsidership ao se internacionalizarem e abordam o papel dos efeitos de rede e os vínculos existentes e a importância da construção de ecossistemas nos novos mercados como forma de superá-las. Este trabalho, por meio de uma abordagem qualitativa, analisou dois casos de FinTechs Plataforma brasileiras que, de alguma maneira, passaram pelo processo de internacionalização para entender como as decisões sobre os novos mercados são influenciadas pelos vínculos existentes, como elas constroem os seus ecossistemas nos novos mercados e como o facto de serem baseadas em tecnologia facilita o seu processo de internacionalização. Pôde-se concluir que os vínculos existentes não necessariamente têm influência na escolha dos mercados internacionais, pela expectativa dos efeitos de rede; que a construção dos ecossistemas é vista como importando de forma transversal, mas que cada tipo de empresa tem foco, motivo e ações distintas para fazê-lo; e que serem baseadas em tecnologia facilita a internacionalização das FinTechs, mas de forma condicionada às suas capacidades internas.Environmental changes, technologies and consumer behavior have led to the emergence of two new types of companies: Platform Companies and FinTechs. Some of FinTechs adopt the platform model, with some studies indicating that they benefit from adopting the Platform Company model. The internationalization studies relate the rapid international expansion of the platform companies with aspects of their activity logic: having few physical assets and being technology-based. They also indicate that these companies suffer mainly from the Liabilities of Outsidership as they internationalize and address the role of the network effects and existing links and the importance of building ecosystems in new markets as a way of overcoming them. This work, through a qualitative approach, did two case studies with Brazilian FinTechs Platforms that somehow internationalized to understand how decisions about new markets are influenced by existing links, how they build the ecosystems in new markets and how being technology-based facilitates their internationalization process. It can be concluded that existing links, although network effects are expected to facilitate the expansion process, do not necessarily influence the choice of international markets; that the construction of ecosystems is perceived as important in a transversal way, but that each type of company has its distinct focus, reasons and actions; and being technology-based facilitates the internationalization of FinTechs, but that it is conditioned by their internal capabilities.Instituto Superior de Economia e GestãoSimões, Vítor CoradoRepositório da Universidade de LisboaLima, António Oliveira2020-07-06T00:30:22Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19231porLima, António Oliveira (2019). "Um estudo de caso da internacionalização de fintechs plataforma brasileiras". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:44Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:09.441628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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