As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Filipe Miguel Marcelino e
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21340
Resumo: Este trabalho aprofunda a temática do empreendedorismo e a análise das origens e do conceito de startup. Realiza uma análise empírica ao caso específico de uma startup. Desenvolve uma análise ao estado do empreendedorismo em Portugal, tanto no que diz respeito às medidas adotadas pelo governo para incentivar o espírito empreendedor e apoiar as empresas de startup que são formadas em Portugal, como à génese deste fenómeno e à motivação dos portugueses para a criação deste tipo de negócio. Aborda a temática das startups em Portugal, bem como o seu papel para a subsistência económica dos portugueses que optam pela criação da sua startup, e ainda o seu peso e a sua representatividade para a saúde económica do país. Para a análise do estudo de caso apresentado, a startup NR3D (ou National Racers 3D), foi adotada uma metodologia qualitativa, cuja pesquisa foi efetuada através da realização de entrevista semiestruturada. Das principais conclusões realça-se o papel das TIC na a criação e no desenvolvimento de startups em Portugal.
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