As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21340 |
Resumo: | Este trabalho aprofunda a temática do empreendedorismo e a análise das origens e do conceito de startup. Realiza uma análise empírica ao caso específico de uma startup. Desenvolve uma análise ao estado do empreendedorismo em Portugal, tanto no que diz respeito às medidas adotadas pelo governo para incentivar o espírito empreendedor e apoiar as empresas de startup que são formadas em Portugal, como à génese deste fenómeno e à motivação dos portugueses para a criação deste tipo de negócio. Aborda a temática das startups em Portugal, bem como o seu papel para a subsistência económica dos portugueses que optam pela criação da sua startup, e ainda o seu peso e a sua representatividade para a saúde económica do país. Para a análise do estudo de caso apresentado, a startup NR3D (ou National Racers 3D), foi adotada uma metodologia qualitativa, cuja pesquisa foi efetuada através da realização de entrevista semiestruturada. Das principais conclusões realça-se o papel das TIC na a criação e no desenvolvimento de startups em Portugal. |
id |
RCAP_4594d8c305d52fe35645e972a96b2895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21340 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3DEmpreendedorismoEmpreendedorStartupTIC -- Tecnologias da informação e comunicaçãoEntrepreneurshipEntrepreneurITCEste trabalho aprofunda a temática do empreendedorismo e a análise das origens e do conceito de startup. Realiza uma análise empírica ao caso específico de uma startup. Desenvolve uma análise ao estado do empreendedorismo em Portugal, tanto no que diz respeito às medidas adotadas pelo governo para incentivar o espírito empreendedor e apoiar as empresas de startup que são formadas em Portugal, como à génese deste fenómeno e à motivação dos portugueses para a criação deste tipo de negócio. Aborda a temática das startups em Portugal, bem como o seu papel para a subsistência económica dos portugueses que optam pela criação da sua startup, e ainda o seu peso e a sua representatividade para a saúde económica do país. Para a análise do estudo de caso apresentado, a startup NR3D (ou National Racers 3D), foi adotada uma metodologia qualitativa, cuja pesquisa foi efetuada através da realização de entrevista semiestruturada. Das principais conclusões realça-se o papel das TIC na a criação e no desenvolvimento de startups em Portugal.This work deepens the theme of entrepreneurship and the analysis of the origins and the concept of startup. Performs an empirical analysis to the specific case of a startup. Develops an analysis of the state of entrepreneurship in Portugal, both with regard to the measures adopted by the government to encourage the entrepreneurial spirit and support startup companies that are formed in Portugal, as well as the genesis of this phenomenon and the motivation of the Portuguese for the creation this type of business. It addresses the theme of startups in Portugal, as well as their role for the economic subsistence of the Portuguese who choose to create their startup, as well as their weight and their representativeness for the country's economic health. For the analysis of the case study presented, the startup NR3D (or National Racers 3D), a qualitative methodology was adopted, whose research was carried out by conducting a semi-structured interview. Of the main conclusions, the role of ICT in the creation and development of startups in Portugal is highlighted.2021-01-18T15:44:38Z2020-10-20T00:00:00Z2020-10-202020-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21340TID:202570029porCunha, Filipe Miguel Marcelino einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:49:41Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:24:25.029395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3D |
title |
As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3D |
spellingShingle |
As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3D Cunha, Filipe Miguel Marcelino e Empreendedorismo Empreendedor Startup TIC -- Tecnologias da informação e comunicação Entrepreneurship Entrepreneur ITC |
title_short |
As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3D |
title_full |
As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3D |
title_fullStr |
As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3D |
title_full_unstemmed |
As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3D |
title_sort |
As novas formas de comunicação em rede e sua influência na motivação para a criação de startups na era digital em Portugal: O caso da NR3D |
author |
Cunha, Filipe Miguel Marcelino e |
author_facet |
Cunha, Filipe Miguel Marcelino e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Filipe Miguel Marcelino e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Empreendedor Startup TIC -- Tecnologias da informação e comunicação Entrepreneurship Entrepreneur ITC |
topic |
Empreendedorismo Empreendedor Startup TIC -- Tecnologias da informação e comunicação Entrepreneurship Entrepreneur ITC |
description |
Este trabalho aprofunda a temática do empreendedorismo e a análise das origens e do conceito de startup. Realiza uma análise empírica ao caso específico de uma startup. Desenvolve uma análise ao estado do empreendedorismo em Portugal, tanto no que diz respeito às medidas adotadas pelo governo para incentivar o espírito empreendedor e apoiar as empresas de startup que são formadas em Portugal, como à génese deste fenómeno e à motivação dos portugueses para a criação deste tipo de negócio. Aborda a temática das startups em Portugal, bem como o seu papel para a subsistência económica dos portugueses que optam pela criação da sua startup, e ainda o seu peso e a sua representatividade para a saúde económica do país. Para a análise do estudo de caso apresentado, a startup NR3D (ou National Racers 3D), foi adotada uma metodologia qualitativa, cuja pesquisa foi efetuada através da realização de entrevista semiestruturada. Das principais conclusões realça-se o papel das TIC na a criação e no desenvolvimento de startups em Portugal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-20T00:00:00Z 2020-10-20 2020-07 2021-01-18T15:44:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/21340 TID:202570029 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/21340 |
identifier_str_mv |
TID:202570029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134806165946368 |