Vantagens e desvantagens da integração vertical no setor automóvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/65817 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
id |
RCAP_459d50bc3e304dfec6bc347dfdf4e13a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65817 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Vantagens e desvantagens da integração vertical no setor automóvelIntegração verticalVantagens e desvantagens da integração verticalQuestionárioDeterminantes da integração verticalExternalizarVertical integrationAdvantages and disadvantages of vertical integrationQuestionnaireDeterminants of vertical integrationOutsourcingCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da EmpresaAo longo dos vários anos, têm sido diversas as teorias que abordam a integração vertical de diferentes pontos de vista. Se temos autores que defendem a integração vertical, existem também autores que concordam que a externalização, de determinados processos de produção, é mais benéfica para as empresas. O principal objetivo desta dissertação é analisar as mais diversas teorias, concebidas por diversos autores, para concluirmos quais as principais vantagens e desvantagens da integração vertical direcionada ao setor automóvel. Com a sustentação destes contributos teóricos queremos também perceber quais os principais determinantes na decisão das empresas integrarem verticalmente. A metodologia adotada para chegarmos às principais conclusões consistiu numa abordagem mista, sendo qualitativa numa primeira fase, em que foram recolhidos diversos contributos teóricos e posteriormente numa fase quantitativa em que foi realizado um questionário em diversas empresas da indústria automóvel. Os resultados obtidos permitem concluir que existe uma tendência de as empresas optarem pela integração vertical. Esta tendência deve-se às principais vantagens referidas pelas empresas e estão relacionadas com o facto de que as atividades realizadas internamente exigem um conhecimento aprofundado, assim como a diferenciação do produto, a possibilidade de não dependerem dos fornecedores, entre outros fatores, embora as empresas identifiquem também algumas desvantagens da integração vertical como a falta de acesso a serviços mais especializados, ou a perda de flexibilidade para lidar com situações de maior afluência e até mesmo um aumento de gastos com o pessoal como o pagamento de salários. Foi estimado um modelo order logit para perceber quais os principais determinantes da Integração vertical, que nos permitiu concluir que um dos principais fatores tidos em consideração na decisão de integrar verticalmente é a redução com gastos na procura de novos parceiros e a redução com gastos de salários, transportes entre outros é tido em consideração na decisão de externalizar.Along the years, there have been several theories that approach vertical integration from different points of view. If we have authors that support vertical integration, there is also authors that agree that outsourcing, of certain production processes, is more beneficial for the companies. The main objective of this dissertation is to analyze the several theories, framed by several authors, so we can conclude which are the main advantages and disadvantages of vertical integration related with the automotive industry. With the support of these theoretical contributions we also want to understand the main determinants in the decision of the companies to use vertical integration. The methodology adopted to reach the main conclusions consisted in a mixed approach, being qualitative in a first stage, in which were collected several theoretical contributions and afterwards a quantitative stage in which was made a questionnaire at several companies in the automotive industry. The results obtained allow to conclude that there is a tendency for companies to choose vertical integration. This tendency is due to the main reasons listed by the companies and are related with the fact that the activities made internally demand a deepened knowledge, as well as product differentiation, the possibility of not depending of suppliers, among other factors, however some companies also identify some disadvantages of vertical integration such as a lack of more specialized services , or loss of flexibility to deal with situations of more inflow or even a rise in salary spending. It was estimated a model order logit to understand which are the main determinants of vertical integration, that allowed us to conclude that one of the main factors taken into account in the decision to vertically integrate is the reduction of spending in search of new partners and the reduction in salary spending, transports between others is taken into account in the decision to outsourcing.Barbosa, NatáliaUniversidade do MinhoVieira, Tânia Manuela Fernandes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65817por202280217info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:29.662021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vantagens e desvantagens da integração vertical no setor automóvel |
title |
Vantagens e desvantagens da integração vertical no setor automóvel |
spellingShingle |
Vantagens e desvantagens da integração vertical no setor automóvel Vieira, Tânia Manuela Fernandes Integração vertical Vantagens e desvantagens da integração vertical Questionário Determinantes da integração vertical Externalizar Vertical integration Advantages and disadvantages of vertical integration Questionnaire Determinants of vertical integration Outsourcing Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Vantagens e desvantagens da integração vertical no setor automóvel |
title_full |
Vantagens e desvantagens da integração vertical no setor automóvel |
title_fullStr |
Vantagens e desvantagens da integração vertical no setor automóvel |
title_full_unstemmed |
Vantagens e desvantagens da integração vertical no setor automóvel |
title_sort |
Vantagens e desvantagens da integração vertical no setor automóvel |
author |
Vieira, Tânia Manuela Fernandes |
author_facet |
Vieira, Tânia Manuela Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Natália Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Tânia Manuela Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Integração vertical Vantagens e desvantagens da integração vertical Questionário Determinantes da integração vertical Externalizar Vertical integration Advantages and disadvantages of vertical integration Questionnaire Determinants of vertical integration Outsourcing Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Integração vertical Vantagens e desvantagens da integração vertical Questionário Determinantes da integração vertical Externalizar Vertical integration Advantages and disadvantages of vertical integration Questionnaire Determinants of vertical integration Outsourcing Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/65817 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/65817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202280217 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132587978915840 |