Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dente, Elizabete, Ferreira, Bárbara, Loureiro, Manuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2351
Resumo: Neste trabalho apresentamos uma experiência pedagógica sobre o papel das atividades práticas/ experimentais na aprendizagem científica e inclusão de uma criança portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Esta experiência pedagógica demonstrou que a educação em ciências proporciona um ensino personalizado na turma. Tivemos oportunidade de observar que numa criança com TDAH houve uma considerável melhoria no nível de literacia científica, no comportamento na sala de aula, bem como nas suas relações interpessoais. As atividades práticas/experimentais revelaramse, pois, um adequado recurso didático para a inclusão, para o desenvolvimento da autonomia e das aptidões escolares, nomeadamente as competências definidas no currículo para o “Estudo do Meio”, do 1º ano do ensino primário, bem como competências ao nível da escrita, da leitura e da expressão plástica.
id RCAP_45a8a4c54642fb88268bfafc9ed51345
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/2351
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAHEducação em ciênciasPDAHEnsino primárioLiteracia científicaInclusãoNeste trabalho apresentamos uma experiência pedagógica sobre o papel das atividades práticas/ experimentais na aprendizagem científica e inclusão de uma criança portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Esta experiência pedagógica demonstrou que a educação em ciências proporciona um ensino personalizado na turma. Tivemos oportunidade de observar que numa criança com TDAH houve uma considerável melhoria no nível de literacia científica, no comportamento na sala de aula, bem como nas suas relações interpessoais. As atividades práticas/experimentais revelaramse, pois, um adequado recurso didático para a inclusão, para o desenvolvimento da autonomia e das aptidões escolares, nomeadamente as competências definidas no currículo para o “Estudo do Meio”, do 1º ano do ensino primário, bem como competências ao nível da escrita, da leitura e da expressão plástica.2015-01-01T00:00:00Z2016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/2351http://hdl.handle.net/10314/2351por1989-2446Ferreira, Maria EduardaDente, ElizabeteFerreira, BárbaraLoureiro, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:11Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2351Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:59.859629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH
title Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH
spellingShingle Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH
Ferreira, Maria Eduarda
Educação em ciências
PDAH
Ensino primário
Literacia científica
Inclusão
title_short Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH
title_full Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH
title_fullStr Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH
title_full_unstemmed Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH
title_sort Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH
author Ferreira, Maria Eduarda
author_facet Ferreira, Maria Eduarda
Dente, Elizabete
Ferreira, Bárbara
Loureiro, Manuel
author_role author
author2 Dente, Elizabete
Ferreira, Bárbara
Loureiro, Manuel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Maria Eduarda
Dente, Elizabete
Ferreira, Bárbara
Loureiro, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
PDAH
Ensino primário
Literacia científica
Inclusão
topic Educação em ciências
PDAH
Ensino primário
Literacia científica
Inclusão
description Neste trabalho apresentamos uma experiência pedagógica sobre o papel das atividades práticas/ experimentais na aprendizagem científica e inclusão de uma criança portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Esta experiência pedagógica demonstrou que a educação em ciências proporciona um ensino personalizado na turma. Tivemos oportunidade de observar que numa criança com TDAH houve uma considerável melhoria no nível de literacia científica, no comportamento na sala de aula, bem como nas suas relações interpessoais. As atividades práticas/experimentais revelaramse, pois, um adequado recurso didático para a inclusão, para o desenvolvimento da autonomia e das aptidões escolares, nomeadamente as competências definidas no currículo para o “Estudo do Meio”, do 1º ano do ensino primário, bem como competências ao nível da escrita, da leitura e da expressão plástica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/2351
http://hdl.handle.net/10314/2351
url http://hdl.handle.net/10314/2351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1989-2446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136911356329984