Literacia científica e inclusão através da educação em ciências: Caso de uma criança portadora de TDAH
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2351 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos uma experiência pedagógica sobre o papel das atividades práticas/ experimentais na aprendizagem científica e inclusão de uma criança portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Esta experiência pedagógica demonstrou que a educação em ciências proporciona um ensino personalizado na turma. Tivemos oportunidade de observar que numa criança com TDAH houve uma considerável melhoria no nível de literacia científica, no comportamento na sala de aula, bem como nas suas relações interpessoais. As atividades práticas/experimentais revelaramse, pois, um adequado recurso didático para a inclusão, para o desenvolvimento da autonomia e das aptidões escolares, nomeadamente as competências definidas no currículo para o “Estudo do Meio”, do 1º ano do ensino primário, bem como competências ao nível da escrita, da leitura e da expressão plástica. |
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