Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/47626 |
Resumo: | Face às exigências comportamentais e cognitivas colocadas pela atividade escolar, é na entrada para o primeiro ciclo que, muitas vezes, é identificada quer a Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade (PDAH) quer a Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) de natureza ligeira. Não conseguindo responder aos requisitos da escola, muitas crianças começam a revelar padrões de comportamento claramente desajustados e a manifestar dificuldades em acompanhar as atividades da turma, o que cria problemas acrescidos na condução da aula e compromete a consecução das aprendizagens esperadas. A partir daqui, um novo desafio se coloca ao professor: compreender as dificuldades identificadas e encetar abordagens de trabalho diferenciadas capazes de fazer face aos problemas sentidos e promover as potencialidades que o aluno contém em si. Neste artigo apresenta-se um trabalho de intervenção realizado em contexto escolar junto de um aluno do 1º CEB com Necessidades Educativas Especiais, que apresentava PHDA e DID. A intervenção pedagógica, para fazer face às suas dificuldades, foi planeada e desenvolvida pela professora da turma e decorreu em contexto de sala regular inserida nas atividades letivas da turma. Os resultados obtidos mostraram que o plano traçado e as medidas selecionadas e postas em execução se revelaram ajustadas, tendo o aluno conseguido uma evolução favorável quer nos seus padrões comportamentais, quer ao nível das aprendizagens académicas. |
id |
RCAP_ccdd4d4923b0d91b1a429bf03388203e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/47626 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentaisPDAHDIDnecessidades educativas especiaisintervenção educativaADHDDIDspecial educational needseducational interventionFace às exigências comportamentais e cognitivas colocadas pela atividade escolar, é na entrada para o primeiro ciclo que, muitas vezes, é identificada quer a Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade (PDAH) quer a Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) de natureza ligeira. Não conseguindo responder aos requisitos da escola, muitas crianças começam a revelar padrões de comportamento claramente desajustados e a manifestar dificuldades em acompanhar as atividades da turma, o que cria problemas acrescidos na condução da aula e compromete a consecução das aprendizagens esperadas. A partir daqui, um novo desafio se coloca ao professor: compreender as dificuldades identificadas e encetar abordagens de trabalho diferenciadas capazes de fazer face aos problemas sentidos e promover as potencialidades que o aluno contém em si. Neste artigo apresenta-se um trabalho de intervenção realizado em contexto escolar junto de um aluno do 1º CEB com Necessidades Educativas Especiais, que apresentava PHDA e DID. A intervenção pedagógica, para fazer face às suas dificuldades, foi planeada e desenvolvida pela professora da turma e decorreu em contexto de sala regular inserida nas atividades letivas da turma. Os resultados obtidos mostraram que o plano traçado e as medidas selecionadas e postas em execução se revelaram ajustadas, tendo o aluno conseguido uma evolução favorável quer nos seus padrões comportamentais, quer ao nível das aprendizagens académicas.Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de CoimbraRepositório ComumRafael, Maria de Fátima FernandesVaz, João2023-10-27T15:35:57Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/47626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-02T02:17:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/47626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:23.419773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
title |
Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
spellingShingle |
Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais Rafael, Maria de Fátima Fernandes PDAH DID necessidades educativas especiais intervenção educativa ADHD DID special educational needs educational intervention |
title_short |
Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
title_full |
Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
title_fullStr |
Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
title_sort |
Intervenção educativa em crianças com dificuldades cognitivas e comportamentais |
author |
Rafael, Maria de Fátima Fernandes |
author_facet |
Rafael, Maria de Fátima Fernandes Vaz, João |
author_role |
author |
author2 |
Vaz, João |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rafael, Maria de Fátima Fernandes Vaz, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PDAH DID necessidades educativas especiais intervenção educativa ADHD DID special educational needs educational intervention |
topic |
PDAH DID necessidades educativas especiais intervenção educativa ADHD DID special educational needs educational intervention |
description |
Face às exigências comportamentais e cognitivas colocadas pela atividade escolar, é na entrada para o primeiro ciclo que, muitas vezes, é identificada quer a Perturbação de Défice de Atenção e Hiperatividade (PDAH) quer a Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID) de natureza ligeira. Não conseguindo responder aos requisitos da escola, muitas crianças começam a revelar padrões de comportamento claramente desajustados e a manifestar dificuldades em acompanhar as atividades da turma, o que cria problemas acrescidos na condução da aula e compromete a consecução das aprendizagens esperadas. A partir daqui, um novo desafio se coloca ao professor: compreender as dificuldades identificadas e encetar abordagens de trabalho diferenciadas capazes de fazer face aos problemas sentidos e promover as potencialidades que o aluno contém em si. Neste artigo apresenta-se um trabalho de intervenção realizado em contexto escolar junto de um aluno do 1º CEB com Necessidades Educativas Especiais, que apresentava PHDA e DID. A intervenção pedagógica, para fazer face às suas dificuldades, foi planeada e desenvolvida pela professora da turma e decorreu em contexto de sala regular inserida nas atividades letivas da turma. Os resultados obtidos mostraram que o plano traçado e as medidas selecionadas e postas em execução se revelaram ajustadas, tendo o aluno conseguido uma evolução favorável quer nos seus padrões comportamentais, quer ao nível das aprendizagens académicas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2023-10-27T15:35:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/47626 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/47626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134145283096576 |