Ema Santos Fonseca e a «Divulgação Musical» (1923-1940): Biografia de um Salão Musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/148426 |
Resumo: | Ema Santos Fonseca (1897-1968) foi uma salonnière, cantora amadora e organizadora de concertos que se destacou pelo seu trabalho de difusão de repertórios musicais desconhecidos através do seu projecto da «Divulgação Musical» (1923-1940) na cidade de Lisboa. Originária de Faro, Ema Santos Fonseca estabeleceu-se desde muito jovem na capital portuguesa com a sua família: o seu pai, o coronel António dos Santos Fonseca e a sua mãe, Marina da Fonseca Romero. Aos dezasseis anos, começou a aprender canto com as professoras Adelaide de Victoria Pereira e Eugénia Mantelli, assim como harmonia com o professor José Henrique dos Santos. Iniciou a sua carreira artística nos salões das amizades da sua família, conseguindo aceder ao circuito musical de ponta da cidade através duma complexa rede de sociabilidade. Em 1923, Santos Fonseca iniciou o seu vasto trabalho de divulgação musical no contexto do seu salão particular. Contudo, o sucesso da sua iniciativa junto do público permitiu-lhe expandir a realização dos seus concertos para outros espaços, nomeadamente, a Liga Naval Portuguesa, o Conservatório Nacional, a Universidade Popular Portuguesa, o Club Brasileiro, a Academia de Amadores de Música, etc., tendo obtido como resultado final a organização de cento e quarenta e dois concertos ao longo de dezoito anos. Enquanto cronista, publicou críticas musicais em jornais lisboetas que reuniu posteriormente em dois livros, Folhas Dispersas (1923) e À Luz da Minha Alma (1924). Escreveu ainda um livro sobre técnica de canto lírico inspirada na sua experiência com Eugénia Mantelli, A Arte do Canto: Breves Noções (1927). Finalmente, e como testemunho do alcance e do valor do seu projecto, Ema Santos Fonseca publicou uma colecção de cinco volumes que reúnem os programas, as palestras e as críticas para cada um dos concertos, colecção que intitulou de Divulgação Musical. A presente dissertação tem como objetivo fazer uma caracterização do percurso de vida artístico de Ema Santos Fonseca que atingiu o seu período de maior sucesso com o projecto da «Divulgação Musical» (1923-1940). Esboçar-se-ão as estratégias pessoais e familiares que contribuíram para a ascensão da cantora, propondo o conceito de salão musical como enquadramento para a compreensão deste fenómeno. |
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Ema Santos Fonseca e a «Divulgação Musical» (1923-1940): Biografia de um Salão MusicalSalão MusicalMúsica VocalCrítica MusicalEspaço Público/PrivadoMúsica DomésticaMusical SalonVocal MusicMusical CriticismPublic/Private SpheresDomestic MusicDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEma Santos Fonseca (1897-1968) foi uma salonnière, cantora amadora e organizadora de concertos que se destacou pelo seu trabalho de difusão de repertórios musicais desconhecidos através do seu projecto da «Divulgação Musical» (1923-1940) na cidade de Lisboa. Originária de Faro, Ema Santos Fonseca estabeleceu-se desde muito jovem na capital portuguesa com a sua família: o seu pai, o coronel António dos Santos Fonseca e a sua mãe, Marina da Fonseca Romero. Aos dezasseis anos, começou a aprender canto com as professoras Adelaide de Victoria Pereira e Eugénia Mantelli, assim como harmonia com o professor José Henrique dos Santos. Iniciou a sua carreira artística nos salões das amizades da sua família, conseguindo aceder ao circuito musical de ponta da cidade através duma complexa rede de sociabilidade. Em 1923, Santos Fonseca iniciou o seu vasto trabalho de divulgação musical no contexto do seu salão particular. Contudo, o sucesso da sua iniciativa junto do público permitiu-lhe expandir a realização dos seus concertos para outros espaços, nomeadamente, a Liga Naval Portuguesa, o Conservatório Nacional, a Universidade Popular Portuguesa, o Club Brasileiro, a Academia de Amadores de Música, etc., tendo obtido como resultado final a organização de cento e quarenta e dois concertos ao longo de dezoito anos. Enquanto cronista, publicou críticas musicais em jornais lisboetas que reuniu posteriormente em dois livros, Folhas Dispersas (1923) e À Luz da Minha Alma (1924). Escreveu ainda um livro sobre técnica de canto lírico inspirada na sua experiência com Eugénia Mantelli, A Arte do Canto: Breves Noções (1927). Finalmente, e como testemunho do alcance e do valor do seu projecto, Ema Santos Fonseca publicou uma colecção de cinco volumes que reúnem os programas, as palestras e as críticas para cada um dos concertos, colecção que intitulou de Divulgação Musical. A presente dissertação tem como objetivo fazer uma caracterização do percurso de vida artístico de Ema Santos Fonseca que atingiu o seu período de maior sucesso com o projecto da «Divulgação Musical» (1923-1940). Esboçar-se-ão as estratégias pessoais e familiares que contribuíram para a ascensão da cantora, propondo o conceito de salão musical como enquadramento para a compreensão deste fenómeno.Ema Santos Fonseca (1897-1968) was a salonnière, amateur singer and concert organizer who stood out for her work in spreading new musical repertoires through her project of «Divulgação Musical» (1923-1940) in the city of Lisbon. Originally from Faro, Ema Santos Fonseca settled in the Portuguese capital from a very young age with her family: her father, Colonel António dos Santos Fonseca and her mother, Marina da Fonseca Romero. At the age of sixteen, she started learning singing with the teachers Adelaide de Victoria Pereira and Eugenia Mantelli, as well as harmony with the teacher José Henrique dos Santos. She started her artistic career in the salons of her family's friends, gaining access to the city's top musical circuit through a complex network of sociability. In 1923, Santos Fonseca started her vast work of musical dissemination in the context of her private musical salon. However, the success of her initiative with the public allowed her to expand her concerts to other venues, namely the Liga Naval Portuguesa, the Conservatório Nacional, the Universidade Popular Portuguesa, the Club Brasileiro, the Academia de Amadores de Música, etc., with the result of organizing one hundred and forty-two concerts over the course of eighteen years. As a chronicler, she published musical reviews in Lisbon newspapers, which she later collected in two books, Folhas Dispersas (1923) and À Luz da Minha Alma (1924). She also wrote a book on lyrical singing technique inspired by her experience with Eugenia Mantelli, A Arte do Canto: Breves Noções (1927). Finally, and as a testimony to the scope and value of her project, Ema Santos Fonseca published a collection of five volumes that brought together the programmes, talks, and reviews for each of the concerts, a collection she entitled Divulgação Musical. The present dissertation aims to characterize the artistic life path of Ema Santos Fonseca, which reached its most successful period with the «Divulgação Musical» (1923-1940) project. The personal and family strategies that contributed to the rise of the singer will be outlined, proposing the concept of musical salon as a framework for understanding this phenomenon.Silva, Manuel Pinto DenizRUNLucero, Alejandro Reyes2023-01-31T10:06:20Z2022-11-302022-11-042022-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/148426TID:203118650porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:29:50Zoai:run.unl.pt:10362/148426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:53:21.520752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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