A prática vocal como veículo de aprendizagem musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/136273 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa realizada no ano letivo de 2018/2019. O principal objetivo deste relatório é a descrição de observações e práticas, e a reflexão crítica sobre o observado, lecionado e aprendido enquanto estagiária numa escola de Ensino Básico. O relatório é constituído por quatro capítulos: no primeiro expõe o enquadramento teórico da educação musical no ensino básico, apresentando a sua contextualização no sistema educativo português, uma síntese das orientações curriculares para o ensino básico e uma revisão pedagógica e científica dos benefícios da prática vocal no ensino musical. No segundo uma breve descrição do contexto em que decorreu o estágio com a caracterização do agrupamento escolar, da escola, dos alunos e das salas de educação musical. No terceiro uma descrição e reflexão sobre práticas observadas no local de estágio e fora deste, e a descrição e reflexão sobre a minha prática enquanto estagiária em aulas e no desenvolvimento do Projeto para o Dia do Agrupamento - Canções de Maio. No quarto capítulo uma reflexão sobre a proposta feita pelo Professor Doutor João Nogueira à participação dos alunos de Mestrado em Ensino de Educação Musical no projeto de investigação "Cantar Mais". |
id |
RCAP_45d8981cd72df22cf72b2d6e0d4dd86b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/136273 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática vocal como veículo de aprendizagem musicalCantoPrática vocalEducação musicalSingingVocal PracticeMusical EducationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa realizada no ano letivo de 2018/2019. O principal objetivo deste relatório é a descrição de observações e práticas, e a reflexão crítica sobre o observado, lecionado e aprendido enquanto estagiária numa escola de Ensino Básico. O relatório é constituído por quatro capítulos: no primeiro expõe o enquadramento teórico da educação musical no ensino básico, apresentando a sua contextualização no sistema educativo português, uma síntese das orientações curriculares para o ensino básico e uma revisão pedagógica e científica dos benefícios da prática vocal no ensino musical. No segundo uma breve descrição do contexto em que decorreu o estágio com a caracterização do agrupamento escolar, da escola, dos alunos e das salas de educação musical. No terceiro uma descrição e reflexão sobre práticas observadas no local de estágio e fora deste, e a descrição e reflexão sobre a minha prática enquanto estagiária em aulas e no desenvolvimento do Projeto para o Dia do Agrupamento - Canções de Maio. No quarto capítulo uma reflexão sobre a proposta feita pelo Professor Doutor João Nogueira à participação dos alunos de Mestrado em Ensino de Educação Musical no projeto de investigação "Cantar Mais".The current report was elaborated within the scope of the course unit of Supervised Teaching Practice of the Master in Music Education Teaching in Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of Universidade Nova de Lisboa in the school year of 2018/2019. The main purpose of this report is to describe observations and practices, and achieve a critical reflection on what was observed, taught and learned as an intern at a school of second and third cycles. The report has four chapters: the first presents the theoretical framework of music education in first, second and third teaching cycles, presenting its contextualization in the Portuguese educational system, a summary of curriculum guidelines for basic education and a pedagogical and scientific review of the benefits of vocal practice in music education. In the second chapter a brief description of the context in which the internship took place with the characterization of the school group, the school, the students and the music education rooms. In the third chapter a description and reflection on practices observed at and outside of the internship site, and the description and reflection on my practice as an intern in classes and in the development of the Project for the Day of the School Group - "Canções de Maio". Finally, in the fourth chapter, a reflection on the proposal made by the PhD Professor João Nogueira to the participation of Master students in Music Education Teaching in the research project "Cantar Mais".Nogueira, JoãoFigueiredo, IsabelRUNMorais, Maria João Gonçalves de2022-04-12T16:15:58Z2022-01-282021-10-012022-01-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/136273TID:202959287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:14:27Zoai:run.unl.pt:10362/136273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:40.593857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática vocal como veículo de aprendizagem musical |
title |
A prática vocal como veículo de aprendizagem musical |
spellingShingle |
A prática vocal como veículo de aprendizagem musical Morais, Maria João Gonçalves de Canto Prática vocal Educação musical Singing Vocal Practice Musical Education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A prática vocal como veículo de aprendizagem musical |
title_full |
A prática vocal como veículo de aprendizagem musical |
title_fullStr |
A prática vocal como veículo de aprendizagem musical |
title_full_unstemmed |
A prática vocal como veículo de aprendizagem musical |
title_sort |
A prática vocal como veículo de aprendizagem musical |
author |
Morais, Maria João Gonçalves de |
author_facet |
Morais, Maria João Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, João Figueiredo, Isabel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Maria João Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canto Prática vocal Educação musical Singing Vocal Practice Musical Education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Canto Prática vocal Educação musical Singing Vocal Practice Musical Education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa realizada no ano letivo de 2018/2019. O principal objetivo deste relatório é a descrição de observações e práticas, e a reflexão crítica sobre o observado, lecionado e aprendido enquanto estagiária numa escola de Ensino Básico. O relatório é constituído por quatro capítulos: no primeiro expõe o enquadramento teórico da educação musical no ensino básico, apresentando a sua contextualização no sistema educativo português, uma síntese das orientações curriculares para o ensino básico e uma revisão pedagógica e científica dos benefícios da prática vocal no ensino musical. No segundo uma breve descrição do contexto em que decorreu o estágio com a caracterização do agrupamento escolar, da escola, dos alunos e das salas de educação musical. No terceiro uma descrição e reflexão sobre práticas observadas no local de estágio e fora deste, e a descrição e reflexão sobre a minha prática enquanto estagiária em aulas e no desenvolvimento do Projeto para o Dia do Agrupamento - Canções de Maio. No quarto capítulo uma reflexão sobre a proposta feita pelo Professor Doutor João Nogueira à participação dos alunos de Mestrado em Ensino de Educação Musical no projeto de investigação "Cantar Mais". |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-01 2022-04-12T16:15:58Z 2022-01-28 2022-01-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/136273 TID:202959287 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/136273 |
identifier_str_mv |
TID:202959287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138087552417792 |