Promoção da atividade física numa instituição de ensino superior
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-15782020000200049 |
Resumo: | Resumo Enquadramento: apesar da prática regular de atividade física influenciar positivamente a saúde emocional e física dos estudantes do ensino superior, a prevalência de inactividade física é elevada. Objetivos: realizar diagnóstico de situação relativamente à atividade física da comunidade académica; planear e implementar intervenções de promoção da atividade física mediante diagnóstico realizado; reduzir o sedentarismo na comunidade académica. Metodologia: investigação-ação desenvolvida numa Escola Superior de Saúde da região centro de Portugal. Amostragem não probabilística por conveniência. Este artigo descreve o 1º Ciclo desta investigação, no qual se realizou o diagnóstico de situação de prática de atividade física, com questionário de caraterização sociodemográfica, Questionário Global da Atividade Física e Focus Grupo. Elaborou-se um plano estratégico de promoção de atividade física e iniciou-se a implementação. Análise dos dados quantitativos através do Statistical Package for the Social Sciences, dos qualitativos seguiu-se os pressupostos de Bardin. Resultados: 53,52% dos participantes eram ativos insuficientes, 24,65% inactivos; com média de tempo sentados 6,86 horas. No Focus Grupo sugeriram implementação de atividades em grupo e do “Gymbreak”. Conclusão: a conceção do plano assentou nos eixos de intervenção integrados na estratégia nacional para actividade física, respondendo às recomendações da Direção-Geral da Saúde e envolvendo ativamente a comunidade académica. |
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