Contos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carla Maria Pereira de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1323
Resumo: Este trabalho de investigação intitula-se Os contos de Fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura, pois surgiu a necessidade em analisar as diversas fases desse mágico encontro entre a criança, o conto de fadas e a leitura. O objectivo principal é verificar qual a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da leitura, ao mesmo tempo que se tenta compreender o seu impacto para uma comunicação emotiva, a sua revelação como elemento constitutivo da património cultural, pois sendo os contos de fadas um veículo de sonhos vão, consequentemente, ajudar na compreensão de mensagens orais relacionadas com diversas situações do quotidiano. O Universo estudado é extraído dos alunos da Escola do Primeiro Ciclo de Mira, a amostra escolhida foram os alunos do segundo ano desta escola. Para a análise de dados, optou-se pela utilização de técnicas qualitativas simples, tais como: percentagens, tabelas e gráficos, etc. Com este trabalho, usando os contos de fadas como motivação para a leitura, segundo diferentes estratégias utilizadas, verificou-se que é possível despertar os alunos para o mundo fascinante da leitura. Os dados revelaram que os contos de fadas são extremamente importantes na aprendizagem da leitura, pois conseguem motivar as crianças para as aprendizagens a testar. Eles proporcionam às crianças prazer e entretenimento. E mesmo as cores, letras, imagens dos mais diversos contos de fadas parecem apelar aos principais sentidos que importa estimular na infância o mundo mágico dos contos de fadas onde a criança pode ir buscar conceitos e vivências, úteis para a sua integração, sem descurar as suas capacidades cognitivas. ABSTRACT: This investigation is about Os Contos de Fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura, there was a need of analysing the different stages of that magical meeting between the child, the fairytale and the reading. The main goal is observing how important are the fairytales in the reading development, at the same time we try to understand his impact in the emotive communication , his revelation as a constitutive element of a cultural heritage, because the tales, as a dream way, help in the comprehension oral messages related with the different daily situations. This study was made in the primary school of Mira and the choosen sample was collected on the second year`students. In the analysis, we used the simple qualitative tecnics, such as: percentage, tables and graphes... In this investigation, using the fairytales as a reading lecture and using different strategies, we observed that it is possible to arouse children to the fascinating world of reading, because they motivate them. They give to the children pleasure, enterteinment. The colours, the images seem to appeal to the main senses that we have to stimulate in the childwood. A child can find concepts and experiences useful to his/her integration, without leaving his/her cognitive skills.
id RCAP_45f662cce64b077228992f827bacb78b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1323
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leituraAprendizagem da leituraDesenvolvimento das criançasEnsino básico 1º cicloContos de fadasEste trabalho de investigação intitula-se Os contos de Fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura, pois surgiu a necessidade em analisar as diversas fases desse mágico encontro entre a criança, o conto de fadas e a leitura. O objectivo principal é verificar qual a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da leitura, ao mesmo tempo que se tenta compreender o seu impacto para uma comunicação emotiva, a sua revelação como elemento constitutivo da património cultural, pois sendo os contos de fadas um veículo de sonhos vão, consequentemente, ajudar na compreensão de mensagens orais relacionadas com diversas situações do quotidiano. O Universo estudado é extraído dos alunos da Escola do Primeiro Ciclo de Mira, a amostra escolhida foram os alunos do segundo ano desta escola. Para a análise de dados, optou-se pela utilização de técnicas qualitativas simples, tais como: percentagens, tabelas e gráficos, etc. Com este trabalho, usando os contos de fadas como motivação para a leitura, segundo diferentes estratégias utilizadas, verificou-se que é possível despertar os alunos para o mundo fascinante da leitura. Os dados revelaram que os contos de fadas são extremamente importantes na aprendizagem da leitura, pois conseguem motivar as crianças para as aprendizagens a testar. Eles proporcionam às crianças prazer e entretenimento. E mesmo as cores, letras, imagens dos mais diversos contos de fadas parecem apelar aos principais sentidos que importa estimular na infância o mundo mágico dos contos de fadas onde a criança pode ir buscar conceitos e vivências, úteis para a sua integração, sem descurar as suas capacidades cognitivas. ABSTRACT: This investigation is about Os Contos de Fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura, there was a need of analysing the different stages of that magical meeting between the child, the fairytale and the reading. The main goal is observing how important are the fairytales in the reading development, at the same time we try to understand his impact in the emotive communication , his revelation as a constitutive element of a cultural heritage, because the tales, as a dream way, help in the comprehension oral messages related with the different daily situations. This study was made in the primary school of Mira and the choosen sample was collected on the second year`students. In the analysis, we used the simple qualitative tecnics, such as: percentage, tables and graphes... In this investigation, using the fairytales as a reading lecture and using different strategies, we observed that it is possible to arouse children to the fascinating world of reading, because they motivate them. They give to the children pleasure, enterteinment. The colours, the images seem to appeal to the main senses that we have to stimulate in the childwood. A child can find concepts and experiences useful to his/her integration, without leaving his/her cognitive skills.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:19Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1323porSousa, Carla Maria Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:03Zoai:ria.ua.pt:10773/1323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:01.627007Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura
title Contos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura
spellingShingle Contos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura
Sousa, Carla Maria Pereira de
Aprendizagem da leitura
Desenvolvimento das crianças
Ensino básico 1º ciclo
Contos de fadas
title_short Contos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura
title_full Contos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura
title_fullStr Contos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura
title_full_unstemmed Contos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura
title_sort Contos de fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura
author Sousa, Carla Maria Pereira de
author_facet Sousa, Carla Maria Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Carla Maria Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da leitura
Desenvolvimento das crianças
Ensino básico 1º ciclo
Contos de fadas
topic Aprendizagem da leitura
Desenvolvimento das crianças
Ensino básico 1º ciclo
Contos de fadas
description Este trabalho de investigação intitula-se Os contos de Fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura, pois surgiu a necessidade em analisar as diversas fases desse mágico encontro entre a criança, o conto de fadas e a leitura. O objectivo principal é verificar qual a importância dos contos de fadas no desenvolvimento da leitura, ao mesmo tempo que se tenta compreender o seu impacto para uma comunicação emotiva, a sua revelação como elemento constitutivo da património cultural, pois sendo os contos de fadas um veículo de sonhos vão, consequentemente, ajudar na compreensão de mensagens orais relacionadas com diversas situações do quotidiano. O Universo estudado é extraído dos alunos da Escola do Primeiro Ciclo de Mira, a amostra escolhida foram os alunos do segundo ano desta escola. Para a análise de dados, optou-se pela utilização de técnicas qualitativas simples, tais como: percentagens, tabelas e gráficos, etc. Com este trabalho, usando os contos de fadas como motivação para a leitura, segundo diferentes estratégias utilizadas, verificou-se que é possível despertar os alunos para o mundo fascinante da leitura. Os dados revelaram que os contos de fadas são extremamente importantes na aprendizagem da leitura, pois conseguem motivar as crianças para as aprendizagens a testar. Eles proporcionam às crianças prazer e entretenimento. E mesmo as cores, letras, imagens dos mais diversos contos de fadas parecem apelar aos principais sentidos que importa estimular na infância o mundo mágico dos contos de fadas onde a criança pode ir buscar conceitos e vivências, úteis para a sua integração, sem descurar as suas capacidades cognitivas. ABSTRACT: This investigation is about Os Contos de Fadas como uma estratégia para a aprendizagem da leitura, there was a need of analysing the different stages of that magical meeting between the child, the fairytale and the reading. The main goal is observing how important are the fairytales in the reading development, at the same time we try to understand his impact in the emotive communication , his revelation as a constitutive element of a cultural heritage, because the tales, as a dream way, help in the comprehension oral messages related with the different daily situations. This study was made in the primary school of Mira and the choosen sample was collected on the second year`students. In the analysis, we used the simple qualitative tecnics, such as: percentage, tables and graphes... In this investigation, using the fairytales as a reading lecture and using different strategies, we observed that it is possible to arouse children to the fascinating world of reading, because they motivate them. They give to the children pleasure, enterteinment. The colours, the images seem to appeal to the main senses that we have to stimulate in the childwood. A child can find concepts and experiences useful to his/her integration, without leaving his/her cognitive skills.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:38:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1323
url http://hdl.handle.net/10773/1323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449964732416