Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Emanuel Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19313
Resumo: O envolvimento familiar é fundamental na relação entre a escola e a família. É através desta relação que estes dois ambientes podem comunicar e assim partilhar informações sobre as crianças envolvidas no processo educativo. Além disso, há a oportunidade de acompanhar melhor o seu crescimento e o seu processo de desenvolvimento. Considerando esta perspetiva, a investigação descrita neste Relatório foi desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, focada no trabalho enquanto aluno/investigador em três contextos educativos: Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. O processo investigativo foi desenvolvido de acordo com uma abordagem qualitativa e quantitativa, em que foram utilizadas várias técnicas de análise e recolha de dados, como questionários, entrevistas e registos fotográficos. Com este estudo, pretende-se, sobretudo, aferir e refletir sobre a participação das famílias nos contextos educativos, e como essa participação contribui para a melhoria do desenvolvimento holístico da criança. Para isso, foram delineados os seguintes objetivos: (i) Promover a participação e o envolvimento da família nos contextos educativos dos seus educandos; (ii) Investigar se o contacto entre os contextos educativos e a família tem importância no desenvolvimento holístico da criança; (iii) Fomentar a comunicação entre os contextos educativos e as famílias. A prática de ensino supervisionada foi realizada em três contextos diferentes: numa Creche pertencente a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com um grupo 14 crianças de 1 ano de idade. Num Jardim de Infância pertencente à rede pública, com um grupo de 21 crianças de 5 anos de idade e numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de rede pública, com um grupo de 26 crianças do 2.º ano de escolaridade. É fundamental a importância do envolvimento parental na escola, bem como a comunicação entre a escola e a família, e o papel das famílias e das instituições educativas no desenvolvimento das crianças. Como resultados finais verificamos que é fundamental promover uma relação sincera e aberta entre as instituições educativas e os pais, o que contribui beneficamente para o sucesso educativo e, para um melhor desenvolvimento holístico da criança.
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O processo investigativo foi desenvolvido de acordo com uma abordagem qualitativa e quantitativa, em que foram utilizadas várias técnicas de análise e recolha de dados, como questionários, entrevistas e registos fotográficos. Com este estudo, pretende-se, sobretudo, aferir e refletir sobre a participação das famílias nos contextos educativos, e como essa participação contribui para a melhoria do desenvolvimento holístico da criança. Para isso, foram delineados os seguintes objetivos: (i) Promover a participação e o envolvimento da família nos contextos educativos dos seus educandos; (ii) Investigar se o contacto entre os contextos educativos e a família tem importância no desenvolvimento holístico da criança; (iii) Fomentar a comunicação entre os contextos educativos e as famílias. A prática de ensino supervisionada foi realizada em três contextos diferentes: numa Creche pertencente a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com um grupo 14 crianças de 1 ano de idade. Num Jardim de Infância pertencente à rede pública, com um grupo de 21 crianças de 5 anos de idade e numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de rede pública, com um grupo de 26 crianças do 2.º ano de escolaridade. É fundamental a importância do envolvimento parental na escola, bem como a comunicação entre a escola e a família, e o papel das famílias e das instituições educativas no desenvolvimento das crianças. Como resultados finais verificamos que é fundamental promover uma relação sincera e aberta entre as instituições educativas e os pais, o que contribui beneficamente para o sucesso educativo e, para um melhor desenvolvimento holístico da criança.Family involvement is fundamental to the relationship between school and family. It’s through this relationship that these two environments can communicate and share information about the children involved in the educational process. In addition, there’s the opportunity to better monitor their growth and their development process. Considering this perspective, the research described in this Report was developed based on a Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-primary and Primary Education, focused on work as a student/researcher in three educational contexts: Day-Care, Kindergarten and 1st cycle of basic education. The investigative process was developed according to a qualitative and quantitative approach, in which several techniques of analysis and data collection were used, such as questionnaires, interviews and photographic records. This study intends, above all, to assess and reflect on the participation of families in educational contexts, and how this participation contributes to the improvement of the child's holistic development. For this purpose, the following objectives were outlined: (i) To promote the participation and the involvement of the family in the educative contexts of their students; (ii) Investigate whether contact between educational contexts and the family is important in the holistic development of the child; (iii) Encourage communication between educational contexts and families. The practice of supervised teaching was carried out in three different contexts: in a Daycare Center belonging to a Private Institution of Social Solidarity (IPSS), with a group of 14 1-year-old children. In a public kindergarten, with a group of 21 children with 5 years old and in a public school of the 1st cycle of Basic Education with a group of 26 children in the 2nd year. It’s fundamental the organization of family teaching, as well as, the communication between school and family and the role of families and educational institutions in the development of children. As final results, it is essential to promote a sincere and open relationship between educational institutions and parents contributing beneficially to educational success and to a better holistic development of the child.Castanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBAlves, Emanuel Martins2019-05-22T10:12:39Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19313TID:202247805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:59Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:45.057132Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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